quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Revolução Industrial. Carla de Deus - Professora de História.


Revolução Industrial / Século XVIII

 

 

Interior de uma fábrica durante a Revolução Industrial
A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na Idade Média o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia industrial, ávida por maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias. Também podemos apontar o crescimento populacional, que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias.

Pioneirismo Inglês

Foi a Inglaterra o país que saiu na frente no processo de Revolução Industrial do século XVIII. Este fato pode ser explicado por diversos fatores. A Inglaterra possuía grandes reservas de carvão mineral em seu subsolo, ou seja, a principal fonte de energia para movimentar as máquinas e as locomotivas à vapor. Além da fonte de energia, os ingleses possuíam grandes reservas de minério de ferro, a principal matéria-prima utilizada neste período. A mão-de-obra disponível em abundância (desde a Lei dos Cercamentos de Terras ), também favoreceu a Inglaterra, pois havia uma massa de trabalhadores procurando emprego nas cidades inglesas do século XVIII. A burguesia inglesa tinha capital suficiente para financiar as fábricas, comprar matéria-prima e máquinas e contratar empregados. O mercado consumidor inglês também pode ser destacado como importante fator que contribuiu para o pioneirismo inglês.

Avanços da Tecnologia

O século XVIII foi marcado pelo grande salto tecnológico nos transportes e máquinas. As máquinas à vapor, principalmente os gigantes teares, revolucionou o modo de produzir. Se por um lado a máquina substituiu o homem, gerando milhares de desempregados, por outro baixou o preço de mercadorias e acelerou o ritmo de produção.
Na área de transportes, podemos destacar a invenção das locomotivas à vapor (maria fumaça) e os trens à vapor. Com estes meios de transportes, foi possível transportar mais mercadorias e pessoas, num tempo mais curto e com custos mais baixos.

A Fábrica

As fábricas do início da Revolução Industrial não apresentavam o melhor dos ambientes de trabalho. As condições das fábricas eram precárias. Eram ambientes com péssima iluminação, abafados e sujos. Os salários recebidos pelos trabalhadores eram muito baixos e chegava-se a empregar o trabalho infantil e feminino. Os empregados chegavam a trabalhar até 18 horas por dia e estavam sujeitos a castigos físicos dos patrões. Não havia direitos trabalhistas como, por exemplo, férias, décimo terceiro salário, auxílio doença, descanso semanal remunerado ou qualquer outro benefício. Quando desempregados, ficavam sem nenhum tipo de auxílio e passavam por situações de precariedade.

Reação dos trabalhadores

Em muitas regiões da Europa, os trabalhadores se organizaram para lutar por melhores condições de trabalho. Os empregados das fábricas formaram as trade unions (espécie de sindicatos) com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos empregados. Houve também movimentos mais violentos como, por exemplo, o ludismo. Também conhecidos como "quebradores de máquinas", os ludistas invadiam fábricas e destruíam seus equipamentos numa forma de protesto e revolta com relação a vida dos empregados. O cartismo foi mais brando na forma de atuação, pois optou pela via política, conquistando diversos direitos políticos para os trabalhadores.
A Revolução tornou os métodos de produção mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo. Por outro lado, aumentou também o número de desempregados. As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana. A poluição ambiental, o aumento da poluição sonora, o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades também foram consequências nocivas para a sociedade. Até os dias de hoje, o desemprego é um dos grandes problemas nos países em desenvolvimento. Gerar empregos tem se tornado um dos maiores desafios de governos no mundo todo. Os empregos repetitivos e pouco qualificados foram substituídos por máquinas e robôs. As empresas procuram profissionais bem qualificados para ocuparem empregos que exigem cada vez mais criatividade e múltiplas capacidades. Mesmo nos países desenvolvidos tem faltado empregos para a população.
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:
Marques, Ademar Martins. Flavio Costa Berutti, Ricardo de Moura Faria. História Moderna através de textos.Ed... .Ano... .
Fonte: www.webartigos.com

                                       Indústria movida com carvão

                                Locomotiva a Vapor Revolução nos transportes. 


                                                  Primeiros telefones.

Maquina de Fiar, revolução para a indústria de tecidos. 


                             Século XXII / Indústrias e tecnologias.

                                      Industria moderna Tecelagem

                                          Embraer Indústria Brasileira de Aeronaves 

                                          Telefones com múltiplas funções


No texto acima lemos sobre o inicio da industrialização Inglesa no século XVIII e sua expansão tecnológica.
Quero que você reflita sobre a importância desse processo de industrialização para a nossa geração .
Escreva um pequeno texto expondo sua opinião sobre a importância da Revolução industrial para o avanço da tecnologia atual.

Carla de Deus - Professora de História.

18 comentários:

  1. Este foi um acontecimento extremamente importante para a humanidade pois mudou além do processo produtivo, o valor nominal das coisas, isto é, os produtos deixaram de ser manufaturados e passaram a ser maquino faturados, o que fez com que o processo produtivo fosse muito mais rápido e permitisse uma produção em massa, permitindo assim colocar no mercado mais produtos, que se fossem colocados no mercado ao preço anteriormente praticado não teriam escoamento possível, pois a procura e a oferta entravam em desequilíbrio, o que fez com que os produtores baixassem os preços , para incentivar a procura e escoar a produção evitando a acumulação de stocks, e conseguindo assim aumentar os lucros derivado da elevada elasticidade preço da procura que os produtos ganharam com este novo modelo de produção.

    ResponderExcluir
  2. Pela a nosssa observação a Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na Idade Média o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia industrial, ávida por maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias. Também podemos apontar o crescimento populacional, que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias.Nos concluimos que a Revolução tornou os métodos de produção mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo. Por outro lado, aumentou também o número de desempregados. As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana. A poluição ambiental, o aumento da poluição sonora, o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades também foram conseqüências nocivas para a sociedade.


    Wellington Morais & Paulo Cesar:
    ;) :p
    ^_^

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Jessica Najara e Laís Ribeiro 4º período ''A''

    Com a revolução industrial os beneficios vieram junto, desde esta epoca o avanço tecnologico vem evoluindo cada vez mais, isso fez mudar o mundo. Mudou principalmente os lugares de trabalho, pois foram inventadas maquinas super avançadas que diminuem a carga horaria do trabalhador provocando o aumento da produção.
    Em nossa opiniao a revolução industrial ajuda as pessoas ate um certo ponto, pois esta crescendo sem controle e isso vai nos prejudicar um dia.

    ResponderExcluir
  5. A Revolução Industrial foi importante para nós, pois além de aumentar a mão de obra, ou seja, os trabalhos, entre outros. Também influenciou no crescimento da nação.
    Os fabricantes obtiveram muitos lucros, e também foi muito importante para o crescimento populacional, social, econômico. Tudo se tornou + simples, pois 1/3 das coisas foram computadorizadas e automatizadas. O que antes se fazia na mão agora existia máquinas.
    As pessoas, no começo estranharam pois, poucos tinham capacidade de usar as novas máquinas, pois é necessário cursos dentro outros para saber manuzear os novos equipamentos.
    Este foi um acontecimento extremamente importante para a humanidade pois mudou além do processo produtivo, o valor nominal das coisas, isto é, os produtos deixaram de ser manufacturados e passaram a ser maquino facturados, o que fez com que o processo produtivo fosse muito mais rápido e permitisse uma produção em massa, permitindo assim colocar no mercado mais produtos, que se fossem colocados no mercado ao preço anteriormente praticado não teriam escoamento possível, pois a procura e a oferta entravam em desequilíbrio, o que fez com que os produtores baixassem os preços (agora tinham uma margem grande para o fazer, pois os custos de produção eram diminutos), para incentivar a procura e escoar a produção evitando a acumulação de stocks, e conseguindo assim aumentar os lucros derivado da elevada elasticidade preço da procura que os produtos ganharam com este novo modelo de produção.
    Enfim, foi a grande conquista da humanidade!
    ;)

    4º período "A"

    ResponderExcluir
  6. A revolução industrial, foi muito importante pois deu uma revolução geral mesmo, as atitudes, as tecnologias da época foram utrapassadas e vem cada vez mais se atualizando.
    Com a chegada da revolução industrial veio também os seus pontos negativos, como por exemplo o almeto do lixo produzido a poluição das impresas, outro fator também que acarreta certos desempregos, mais que gera empregos em outras areas é na mão de obra, porque essa mão de obra vem cada vez mais sendo automatizada e com isso as pessoas que ocupavam esse cargo ficam desempregadas (geralmente pessoa com baixo gral de formação). Mas também gera empregos nas areas que criam essa automatização.
    Essa revolução trouxe muitos benefícios, pois ficou mais o mais moderno busca facilitar as coisas para seus usuarios.
    Mas a Revolução Industrial não trouxe benefícios só nessas areas, ela também trouxe beneficios para os trabalhadores como: férias, décimo terceiro salário, auxílio doença, descanso semanal remunerado ou qualquer outro benefício.


    Bruno Állef da Silva 4° Período "A"

    ResponderExcluir
  7. A revolução industrial é um marco histórico muito importante que distintiva a mudança de paradigma de desenvolvimento a nível mundial. Este fenómeno inicia-se em meados do século XVIII, com a descoberta do vapor ( facto mais marcante nesta viragem), a Inglaterra é pioneira a iniciar a mudança facto que se deve a algumas condições determinantes que possuía, como por exemplo um subsolo bastante rico em carvão, na população que soube colocar em pratica esta mais-valia existente, que era a energia a vapor, em ordem às diversas actividades, sobretudo aos transportes e às industrias.



    Fernando Pastor e Meirielly

    ResponderExcluir
  8. A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção.Enquanto na Idade Média o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia inglesa tinha capital suficiente para financiar as fábricas, comprar matéria-prima e máquinas e contratar empregados.Se por um lado a máquina substituiu o homem, gerando milhares de desempregados, por outro baixou o preço de mercadorias e acelerou o ritmo de produçãoAs fábricas do início da Revolução Industrial não apresentavam o melhor dos ambientes de trabalho os salários recebidos pelos trabalhadores eram muito baixos e chegava-se a empregar o trabalho infantil e feminino. Os empregados chegavam a trabalhar até 18 horas por dia.A Revolução tornou os métodos de produção mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo.

    Claudia Mathias e Brenno Rios

    ResponderExcluir
  9. A Revolução industrial,foi uma época muito importante para a sociedade,pois foi uma forma de modernizar o mundo de acordo com as necessidades.Passou por muitas tranformações até deixar o mundo mais globalizado,hoje vivemos na era da tecnologia que avança a cada dia,englobando o mundo e nos deixando cada vez mais próximos de onde queremos chegar.

    Deborah & Hellen 4° 'A'

    ResponderExcluir
  10. A revolução indústrial foi pioneira para um mundo melhor,essa revolução tornou se um meio mais eficiente,mais também todo lado bom tem o lado ruim onde as máquinas substituiu o trabalho do homem,levando mais desempregos para a sociedade.O diminuição do meio rural para o meio urbano foi consequência dessa revolução.
    As grandes mudanças do mundo tem a consequência da revolução,a inglaterra foi a primeira pioneira a buscar essa revolução.

    bjux do seu aluno gatchenho *-*

    Vinicius Moura 4*periodo

    ResponderExcluir
  11. A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnologicas com o pro Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII.Tambem a Inglaterra possuia grandes reservas.

    As maquinas que causaram grande impacto na Revolução Industrial foi a chegada de maquinas e transporte como
    as maquinas a vapores e os teares.


    Laís Cristina e Sarah Helbingen 4° Período "A"

    ResponderExcluir
  12. Dionisio Francisco de Almeida Júnior 4º Periodo A

    A Inglaterra foi o pais que saiu na frente no processo de revolução industrial .Isso foi devido pelo fato da Inglaterra possuir grandes reservas de carvão em seu subsolo. Além da fonte de energia, os ingleses possuíam grandes reservas de minério de ferro, a principal matéria-prima utilizada neste período. A burguesia também tinha capital suficiente para financiar as fábricas, comprar matéria-prima e máquinas e contratar empregados. O Seculo XVIII foi marcado pelo grande salto tecnológico tanto nos transporte quanto as maquinas. Devido o homem ter perdido um grande espaço de trabalho por causa dessas invenções , os preços das mercadorias abaixaram também em grande escala . No inicio da revolução as fabricas não apresentavam um bom ambiente de trabalho e as condições eram bem precárias. Naquela época não havia nenhum direito trabalhista . Devido a isso o trabalhadores tiveram uma reação na Europa por exemplo eles começaram o lutar por melhores condições de trabalho. A Revolução tornou os métodos de produção mais eficientes. Devido a rapidez da produção os produtos baratearam estimulando o consumo. E devido a isso aumentou também o número de desempregados. E um grande numero de poluição ambiental.

    ResponderExcluir
  13. jéssika inácia e Renatha Albernaz 4º A

    A revolução industrial teve uma grande importância para toda a humanidade,pois antes predominava o trabalho escravo,recebiam baixos salários, trabalhavam 18 horas por dia e ainda estavam sujeitos a castigos e apanhavam de seus patrões.Com a revolução industrial tudo se facilitou, produtos passaram a serem produzidos mais rapidamente,barateando o preço e estimulando o consumo.A mão de obra humana foi substituida por maquinas.

    ResponderExcluir
  14. jéssica brito e sthefany

    A revoluçao industrial foi um avanço muito importante para nossas vidas, foi através dela que hoje temos esse crescimento tecnológico que hoje facilita nossas vidas e com essa revolução houve melhor crescimento populacional.
    Na nossa opinião a revoluçao industrial e a ajuda das máquinas os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, mas por outro lado a mão-de-obra humana foi desvalorizada e substituida pelas máquinas que hoje estão crescendo em grande quantidade.

    ResponderExcluir
  15. A Revolução Industrial foi muito importante para o avanço da tecnologia atual.
    Antes tudo era feito a mão o trabalho era atersanto e na Inglaterra começou a surgir maquinas para fazer o trabalho que antes era feito pelas mãos do homem.
    Então surgiu a Revolução Industrial onde houve grandes mudanças a população aumentou e as maquinas começaram a aparecer a cada dia. Surgindo as industrias. Neste período houve o aparecimento dos primeiros trens de Ferro as famosas Marias Fumasas os primeiros telefones as maquinas de fiar isso tudo deu inicio a grande evolução tecnmologica que hoje temos que tende a cada dia crescer. O que antes era uma super novidade hoje está mais do que ultrapassado e arcaico e a teconologia se desenvolve a cada dia mais rápido e só observar os primeiros telefones e os celulares de hoje naquela época e os mais tops hoje são as coisa mais horriveis.
    Voltando ao principio da Revolução Industrial, houve o crescimento de empregaos e os donos das industrias eram muito ambiciosos e pagavam um sálario muito baixo para os seus trabalhadores e trabalhavam muitas horas e não recebiam hora extra. Foi então que os trabalhadores começaram a se revoltar e claro quem quer trabalhar horas em um trabalho cansativo e ganhar muito pouco eles tinham mais eram que se revoltar mesmo.
    Então não vamos esquecer que se hoje nós temos esses equipamentos que utilizamos hoje como por exemplo o computador, celular e dentre outro deu inicio na Revolução Industrial e que foi muito importante para o mundo.

    Aluna: Renata Priscila Rosa 4° Período "A"

    ResponderExcluir
  16. Anne e Helena 4° período
    Quando a revolução industrial surgiu ficou tudo mais fácil e eficiente, onde as pessoas foram sendo substituidas pelas máquinas mas também baixou os preços e acelerou o ritmo de produção,e com a tecnologia dos meios de transportes podemos nos locomover com tempo mais curto e gastar menos.ex:telefones com multiplas funções, Embraer Indústria Brasileira de Aeronaves e etc.

    ResponderExcluir
  17. A revolução indutrial marcou muito a historia da humanidade pois todas as inovações tecnologicas que temos hoje e que mudam o mundo e a nossa cultura vem daquela ,época tudo que para as pessoas daquele tempo era moderno para nos é ultrapassado .Com a revolllução tecnologica a cultura mundial mudou pois veio o computador , o celular o vedeo game e outros.
    aluna:Damiana 4 periodo `A`

    ResponderExcluir
  18. A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX. Houve um avanço da tecnologia, como a substituiçao do trabalho humano pela maquina a vapor, a criaçao das locomotivas e das marias fumaças. As fabricas sofriam de precariedade ja que eram apertadas e sujas, precisa ate mesmo do trabalho de crianças e de mulheres, sendo que o salario era muito baixo e eles nao tinham nenhum beneficio, tambem na Europa trabalhadores se reuniram como um sindicato e prostetaram com melhoras no trabalho, com isso a Revolução tornou os métodos de produção mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo. Por outro lado, aumentou também o número de desempregados. As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana. A poluição ambiental, o aumento da poluição sonora, o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades também foram consequências nocivas para a sociedade. E até hoje sofremos com isso, ja que o ser humano esta sendo substituido por maquinas e robos, onde tudo fica mais facil sendo que ate em paises desenvolvidos ha o problema do desemprego.
    Itallo Augusto 4 periodo A

    ResponderExcluir

Atenção...
Seu comentário será visto por várias pessoas, cuidado com o que escreve...