Física & Cotidiano – Equipamento de segurança em um automóvel
Publicado em agosto 24, 2009 por rtoschi
O encosto de cabeça é um equipamento de segurança veicular que pode salvar vidas, especialmente quando ocorre uma colisão traseira. No momento do impacto, o passageiro é lançado para frente e depois para trás – esteja ele usando ou não o cinto de segurança.
O encosto de cabeça impede que o passageiro seja jogado para trás violentamente, o que pode causar traumatismo da coluna cervical, com paralisia e até mesmo morte.
Testes realizados com bonecos colocados num automóvel a 28 km/h mostram que a cabeça sem o uso do encosto efetua um giro total de 120º num intervalo de tempo de 0 a 120 milissegundos – tempo equivalente a um piscar de olhos.
Com o encosto, o giro da cabeça atinge, no máximo, 30º.
O cinto de segurança, no entanto, ainda é o equipamento que oferece maior proteção, uma vez que impede o lançamento dos passageiros para fora do automóvel. Se todos usarem o cinto, a morte será evitada em 80% dos casos.
Numa colisão a 50 km/h, uma criança de apenas 4,5 kg exerce uma força equivalente a quase 150 kg contra os braços que a seguram – ou melhor, que tentariam segurá-la. Por isso, elas nunca devem ser transportadas no banco da frente, muito menos no colo do motorista, onde correm o risco de serem prensadas contra o volante. Para as crianças, recomenda-se o uso de assentos especiais.
Convém salientar que a proteção oferecida pelo cinto de segurança não é completa. Numa colisão frontal violenta, o motorista pode se chocar contra o volante, o painel ou mesmo o pára-brisa. Nesses casos, o ideal seria o uso combinado do cinto com o air-bag – a almofada de ar que infla no caso de desaceleração brusca.
Questões para reflexão
1. Enuncie a Lei de Newton a qual o texto e as figuras se referem.
2. Corrija a informação citada no texto: “… uma criança de apenas 4,5 kg exerce uma força equivalente a quase 150 kg contra os braços que a seguram – ou melhor, que tentariam segurá-la…”
3. Um passageiro de massa 70 kg num automóvel com velocidade escalar constante de 72 km/h ( 20 m/s ) é freado bruscamente e pára após percorrer 50 metros em 5 segundos. Determine a aceleração e o módulo da força resultante que o cinto de segurança exerce sobre o passageiro.
Nada a declarar...
ResponderExcluir1- PRIMEIRA LEI DE NEWTOM
ResponderExcluir2- Numa colisão a 50 Newton, uma criança de apenas 4,5 kg exerce uma força equivalente a quase 150 kg contra os braços que a seguram – ou melhor, que tentariam segurá-la.
3- nao consigo responder.
ALUNO: PEDRO HENRRIQUE DO A. OLIVEIRA 2 PERIODO "A"
1- PRIMEIRA LEI DE NEWTOM
ResponderExcluir2- Numa colisão a 50 Newton, uma criança de apenas 4,5 kg exerce uma força equivalente a quase 150 kg contra os braços que a seguram – ou melhor, que tentariam segurá-la.
3- 185
savio disse...
ResponderExcluir1- PRIMEIRA LEI DE NEWTOM
2- Numa colisão a 50 Newton, uma criança de apenas 4,5 kg exerce uma força equivalente a quase 150 kg contra os braços que a seguram – ou melhor, que tentariam segurá-la.
3- 185
Alunos: Sávio de Souza Bueno, E Amanda Venancio Ferreira.
1-PRIMEIRA LEI DE NEWTOM
ResponderExcluir2-- Numa colisão a 50 Newton, uma criança de apenas 4,5 kg exerce uma força equivalente a quase 150 kg contra os braços que a seguram – ou melhor, que tentariam segurá-la.
3-185 so fiz porque eu colei lkkkk
alunos .. hyago edson e clesio
1-primeira lei de Newton
ResponderExcluir2-num acidente a 50 Newton uma criança de apenas 4,5 kg exerce uma força equivalente a quase 150kg com os braços que tentou segurar .
3- essa eu nao sei responder
Diego e Waydson 2p"B'
itamar =P
ResponderExcluir1- PRIMEIRA LEI DE NEWTOM
2- Numa colisão a 50 Newton, uma criança de apenas 4,5 kg exerce uma força equivalente a quase 150 kg contra os braços que a seguram – ou melhor, que tentariam segurá-la.
3- =/