quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Gravidez na adolescência

A gravidez na adolescência

Olhar para o outro




Aumento do número de grávidas adolescentes, da erotização, do índice de ocorrência da AIDS entre os jovens ou contaminação pelo HIV, falta de informação, entrada precoce para a vida sexual, falta de diálogo entre pais e filhos. Nada disso é novo para a sociedade. Que fato poderia ser considerado original então?Dentre os vários fatores que causam uma gestação adolescente precoce o que mais choca é a falta de diálogo familiar, o que demonstra a total ausência de preparo de muitos pais em lidar com seus próprios filhos. Como orientar um filho com relação à paternidade responsável se muitos genitores não sabem o verdadeiro significado da palavra “diálogo”, ou pior, ainda sustentam muitos tabus com relação ao sexo?A sociedade está cada vez mais despreparada para as grandes discussões e dilemas relacionados ao “outro”. Hoje grande parte das mulheres trabalha, os maridos estão cada vez mais fora de casa, seja trabalhando, seja porque o casal é separado e seus filhos ficam sob a responsabilidade alheia para tudo, inclusive para sua educação sexual.Diálogo?! Quando?! Pra quê? Essa palavra, muitas vezes, só passa a existir dentro deste tipo de família quando algum problema grave acontece; como a gravidez de uma adolescente ou uma doença grave.Assim, não adianta lançar para o governo, para a escola e para os médicos uma responsabilidade que é de todos contando apenas com dados estatísticos. Os números devem ser deixados para os matemáticos; para a desestruturação familiar não há nada melhor do que simplesmente conversar.Portanto, original seria uma mudança de comportamento por parte de toda a sociedade. Não apenas uma pequena mudança, mas uma transformação estrutural familiar. Primeiro através do aumento do contato das pessoas dentro dos núcleos familiares que poderiam deixar de ser tão egocêntricos e mais altruístas. O mero interesse dos pais pelo cotidiano dos filhos e vice-versa já seria um bom começo. Restauradas essas bases a conjuntura passaria a se alterar e todos os elementos obscuros relacionados à gravidez na adolescência poderiam ser facilmente tratados dentro de um ambiente doméstico mais saudável e inteligente.Criativo mesmo é saber olhar para o outro.

Façam uma argumentação sobre o texto,deixando claro o seu ponto de vista sobre o tema em questão.Procure abordar as várias situações que podem ocorrer em decorrência do fato mencionado.




105 comentários:

  1. Bom dia caros alunos,após a leitura do texto que é de suma importância para a vida de todos,comente e argumente sobre o mesmo.
    Bom Trabalho!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia professora!
    Concordo quando diz que o assunto é de suma importância,pois vejo que a cada dia que passa, mais jovens se tornam pais, e o que é pior, estão totalmente despreparados para assumir tal papel o que contribui para a desestrutura familiar e social.

    ResponderExcluir
  3. A maioria das adolecentes de hoje querem apenas saber de diversão e não se importam com o seu precioso, não percebem q o sexo não é a principal coisa que se tem a fazer e que pra conserguir amigos vc não precisa ter um hitorico de quem ja pegou, elas não se importam com a propria vida e não tem respnsabilidade pra perceber que se eles engravidarem a partir dai vão ter uma vida de adulto, e vão passar a criar uma familia e muitas delas ou quase todas não tem estrutura psicologica ou fisica pra ter uma familia e sem contar com os pais que nessa idade so querem saber de festas e não da responsabilidade , apenas da diversão do prazer no momento. Isso também é resultado da má criação em casa os pais não tem dialago com os filhos e não mostram, a eles a vida e suas dificuldades.


    Amanda Siqueira , Lucas Henrique. 2º periodo "B"

    ResponderExcluir
  4. Hoje grande parte das mulheres trabalha, os maridos estão cada vez mais fora de casa, seja trabalhando, seja porque o casal é separado e seus filhos ficam sob a responsabilidade alheia para tudo, inclusive para sua educação sexual .
    VAMU USA CAMISINHA BICHINHOS

    ochente .. hsuahsuahsuh

    clesio , Hyago

    ResponderExcluir
  5. Camila e Gabryell:
    Bom dia professores...
    No texto cogita a gravides precoce na adolescéncia no nosso pais isso e muito freconte pois muitos pais não tem um diálogo com seus filhos e por causa disso vairas mininas ficam se prostituindo nas ruas por pouco dinheiro ou por apenas comida. Nesse ponto eu posso agradecer muito a Deus por ter midado pais que me orienta muito sobre sexo entre outras coisas, pois os pais tem o dever de orientar seus filhos para que eles não se percam na vida como varias criançãs que estam nas ruas fazendo coisas que os seus pais talvez nem saiba mais como retornar a situação pode ate ser que os pais deles sejam separados mas não e por isso que devem fazer o que estão fazendo pois meus pais são separados e eles me orientão muito

    ResponderExcluir
  6. Bom hoje em dia ,e muito frequênte meninas novas , ou seja adolescentes engravidarem precossimente e tambem pegarem varias doenças sexualmente transmissiveis . mais essas meninas não estão prontas pra ter um filho e cuidar deles , então prejudica sim a vida da pessoa e tambem da familia porque acaba que a vó o vô acaba cuidando da criança . e como esse assunto e muito presente hoje em dia ,ler esse texto e pensar refletir sobre ele e muito importante .

    ResponderExcluir
  7. Q varias meninas de hoje em dia estao se engravidano cada ves mais mais sedo mas so prevenir para acabar com essa estatistica

    ResponderExcluir
  8. A maioria dos jovens acham que ter um filho hje em dia é uma tarefa facil então partem para fazerem sexo sem camisinha então as mulheres engravidam e os rapases não assumen a graavidez e ficam com os filhos para o resto da vida com a criança....então previna-se...use camisinha não use seus prazeres para estragar sua vida
    Aluno:Sávio de Souza Bueno; aluno do 2 periodo b



















    ...

    ResponderExcluir
  9. A gravides na adolecensia e um problema que cresce cada ves mais na maioria dosa casos isso acomtece em familias que tem poucas condisoes financeias, hoje em dia os pais não tem mais dialogo com os filhos e por isso que esse problema anda crescendo meninas que os pais não suberam educar, e quando os pais tentam educar elas saem de casa para o primeiro maconheiro que ela encontra e ai engravida e o maconheiro a espulsa e ela comeca a viver na rua que recurso que ela tem para ter uma gravides saldavel e que educação digna essa criança terá provavelmente será um futura maconheiro ou uma maconheira se não morrer antes.
    Os pais tem que que ter um dialogo com os seus filhos para que não haja nenhuma desconcordancia nos lares temos que evitar a gravides na adolecensia.


    Daniel de Almeida e Vinicius Henrique

    ResponderExcluir
  10. gavidrez na adolescencia e uma atitude inresponsavel imaturidade as meninas que engravidam na adolescencia esta perdendo o seu futuro sua escalaçao profissional por isso eu acho que e errado

    ResponderExcluir
  11. A gravidez na adolescência:
    No mundo atual observamos que o número de meninas gravidas vem aumentando.
    Nos dias atuais o dialogo entre pais e filhos na adolescência e essencial porém não é frequente,o que faz com que os jovens se orientam sebre a vida sexual cada vez mais cedo.
    Então concluimos que deveria haver mais dialogos entre pais e filhos para que se tenham noção o tamanho do problema de algo que pareça simples para eles.
    Maycon e Ana Lúcia 2°periodo B

    ResponderExcluir
  12. Gravidez na Adolescência
    Qual a melhor solução?
    No mundo atual observamos muitas jovens que por falta de orientação ou talvez nao sabem muito sobre o a assunto acabam engravidando muito novas e inesperientes.
    Nos dias atuais gravidez na adolescêcia é um fato muito comun entre as adolescentes e as vezes cometem aborto por falta de apoio dos pais ou opção.
    Diante do que nos foi apresentado refletimos sobre o assunto que é muito sério, muitos jovens não estão preparados para encarar de frente algo que eles fizeram e acabam tirando a vida de um ser inocente.
    Então nao vamos deixar de lado algo tao serio que nao tem volta so basta tentar encontrar a melhor solução. Jéssica e Daniel 2°B

    ResponderExcluir
  13. Sim, também penso que esse assunto é muito importante. Pois os jovens de hoje em dia não estão preparados para entrar nessa nova vida que irá mudar completamente o destino de cada um. Gravidez precoce e DSTs estão cada vez mais frequentes na vida dessa nova geração, por isso temos que estar cada vez mais concientizados e alertos sobre o assunto para não cometermos esse mesmo erro!!

    Gustavo F. Lima ;*

    ResponderExcluir
  14. Olá professores...
    Diantes dos fatos temos observado que cada vez tem aumentado o número de gravidez na adolescência e infelismente sabemos que a maioria das vezes é por falta de orientação dos pais e também muitas pessoas engravidam e não tem estruturas para criar...muitas vezes a gravidez ocorre sem pranejamento, dai a adolescente acaba sendo espulsa de casa...

    ResponderExcluir
  15. Gravidez na Adolescência
    Qual a melhor solução?
    No mundo atual observamos muitas jovens que por falta de orientação ou talvez nao sabem muito sobre o a assunto acabam engravidando muito novas e inesperientes.
    Nos dias atuais gravidez na adolescêcia é um fato muito comun entre as adolescentes e as vezes cometem aborto por falta de apoio dos pais ou opção.
    Diante do que nos foi apresentado refletimos sobre o assunto que é muito sério, muitos jovens não estão preparados para encarar de frente algo que eles fizeram e acabam tirando a vida de um ser inocente.
    Então nao vamos deixar de lado algo tao serio que nao tem volta so basta tentar encontrar a melhor solução.
    André Rigonatto Lourenço

    ResponderExcluir
  16. Na minha opinião, hj em dia não tem nada a ver de ausencia de dialogo com os pais, ou falta de informação, o problema hj em dia e a responsabilidade que está pouca cada vez mais ... Por isso tem que dempeder da gente ...

    ResponderExcluir
  17. Olá,hoje em dia os jovens não estão mais querendo saber de ouvir os pais,de chegar cedo em casa, ou seja de ouvir o certo e seguir...
    Pois não é so falta de diálogo dos pais, ha alguns fechados que não ta nem ai pros filhos, mais a maioria hoje estão conversando sim com os filhos, e quem são os culpados?
    Os próprios(adolescentes) eles não estão nem ai para os diálogos so querem saber de festa e sexo.É aonde se dão mal engravidam, acaba com a vida cedo pois não a mais diversão com filho ou até morte com o aborto...
    Então pense bem escute seus pais e use preservativo!

    ResponderExcluir
  18. a gravidez na adolecencia e um fase muito dificil se vc engravida vc nao pode estudar,trabalhar fica muito dificil
    é uma responsabilidade muito dificil e tambem o preconceito é de mais

    ResponderExcluir
  19. Hoje a maioria dos adolescentes só querem saber de se divertir,nao se importam com as consequencias de hoje tem varios adolescentes hoje que so querem fazer e depois quando veem as consequencias eles caem fora nao querem saber porque a culpa nao foi deles acho isso uma covardia porque quem faz tem o dever de assumir o que fez...
    Alguns adolescentes fazem e assumem junto com a menina outros mandam a menina se virar,mandam elas abortar e tudo mais ...

    ResponderExcluir
  20. Laryssa e Giselle
    Muitos jovens começam cedo a se relacionarem sexualmente, e a minuria se previne, pensam que devem se previnir somente contra a gravidez, só que além da gravidez podem estar contraindo serias doenças sexualmente transmissiveis. O que é uma gravidez na adolescencia?
    É a perda de oportunidades, oportunidade de estudar, de viver, pois os jovens agora teram responsabilidades com uma vida que esta a caminho.
    Para os jovens ativos, se previnir é se garantir, então sexo só com camisinha galera!

    ResponderExcluir
  21. Adolescente grávida

    A adolescência é uma fase bastante conturbada na maioria das vezes, em razão das descobertas, das ideias opostas às dos pais e irmãos, formação da identidade, fase na qual as conversas envolvem namoro, brincadeiras e tabus. É uma fase do desenvolvimento humano que está entre infância e a fase adulta. Muitas alterações são percebidas na fisiologia do organismo, nos pensamentos e nas atitudes desses jovens.

    A gravidez é o período de crescimento e desenvolvimento do embrião na mulher e envolve várias alterações físicas e psicológicas. Desde o crescimento do útero e alterações nas mamas a preocupações sobre o futuro da criança que ainda irá nascer. São pensamentos e alterações importantes para o período.

    Adolescência e gravidez, quando ocorrem juntas, podem acarretar sérias consequências para todos os familiares, mas principalmente para os adolescentes envolvidos, pois envolvem crises e conflitos. O que acontece é que esses jovens não estão preparados emocionalmente e nem mesmo financeiramente para assumir tamanha responsabilidade, fazendo com que muitos adolescentes saiam de casa, cometam abortos, deixem os estudos ou abandonem as crianças sem saber o que fazer ou fugindo da própria realidade.

    ResponderExcluir
  22. a Gravidez na adolescência atingi boa parte dos jovens de hoje, muitos sofrem com isso e esquecem de prevenir.
    o texto ta bom, valeu ai.

    ResponderExcluir
  23. Itamar =P

    Na minha opinião eu acho que os pais devem conversar mais com seus filhos sobre o que pode ocorrer de mal para os filhos cairem em si do que e uma pessoa de 12 a 16 anos engravidar ou pegar uma doença e as mulheres novas nao estão se valorizando assim ocorrendo cada vez mais casos de gravidez com menores de idade.

    ResponderExcluir
  24. Ayrton Let

    A graavidez na adolecencia e um perigo poiis pode acaabar com o futuroo de aambos os lados, e o joven pode nao estar com o emocional preparado para enfrentar uma barra dessa =D , minha opiniao e que so pode ter filhos com mais de 30 anos de idade ai sim o individuo n sera mais jovem e provavelmente estara com sua vida financeira e emocional preparada para ter uma criança, pq se pois no mundo tem que criar

    OBS: Use camizinha :D

    ResponderExcluir
  25. Na minha opinião é preocupante porque vc perde sua adolescência e dá vida a um ser que não culpa do despreparo dos pais não há um preparo financeiro e nem emocional,mas para melhor opção usar camisinha,na maioria das vezes sao os pais q cuida dessas crianças.



    Guilherme Alberto Paes
    2° período

    ResponderExcluir
  26. A gravidez na adolecensia e uma fase muito iresponsavel
    imaturo.
    sabemos q o numero de gravidez entre as pessoa e muito causado por falto de,orientaçao dos pais.

    ResponderExcluir
  27. A Gravidez na adolescencia é um grande problema ela pode trazer risco de vida para a mãe e para a criança.
    Ela também interfere muito na vida familiar da pessoa, o bebê não tem culpa pelo o que aconteseu mas os pais desconta toda a raiva nele.Desestruturando toda a familia



    Leonardo Enes 2° período "C"

    ResponderExcluir
  28. a gravidez na adolecencia e muito ruim pq os jovens nao previnem e acaba acontecendo essa tragedia.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


    juliana cristina 2º C.

    ResponderExcluir
  29. A gravidez na adolecensia e causada as vezes por causa da falta de dialago entre pais e filhos, conversar com os pais parece dificil mais oivir um conselho e bom porque pode estar nos aconcelhando a nao fazer coisas erradas.
    As vezes temos vergonha de conversar com os pais entao para nao ter vergonha podemos conversar com amigos sobre o assunto, ou ate mesmo procurar informaçao para nao correr o risco de uma gravidez ou ate mesmo doenças sexualmente transmissiveis.
    Jordãnia de Paula 2° periodo c.

    ResponderExcluir
  30. A gravidez na adolecência e um fato muito preocupante para os dias de hoje porque cada dia cresce mais o numero
    de adolecentes mulheres que engravidão por falta de precaução. Por falta de maturidade para cuidar de um filho os adolecentes não tem capacidade de ser o responçavel .O fato do jovem na maioria das vezes não querer ter esse filho preocupa as autoridades por que as vezes o aborto e a unica solução que o jovem encontra para escapar dessa responsabilidade.
    João Tomaz 1 periodo ´´c´´

    ResponderExcluir
  31. Thainara
    A maioria das gravidêz e falta dos pais sentarem e conversarem com os seus filhos pois hoje em dia e muito dificil vc encontrar adolecentes com consiéncia que gravidez na adolesencia e uma conseguencia muito grande pois a maioria dos pais depois que fica sabendo que sua filha esta gravida poèm ela para fora de casa e como que uma criança vai cuidar de outra criança quer ter filho espera amadurecer e ter experiencia ai vc pensa em ter filho pois uma criança precisa de muito cuidado.Entao pensa bem antse de fazer filho.
    Thainara Cristina 1 periodo "c".

    ResponderExcluir
  32. muitos jovens começam a vida sexual muito cedo mas sabem que a muitos ricos podem pegar alguma doença e podem ter filhos e por isso que eles perdem a maior parte da vida e muitos jovens nao sao preparados emocionalmente por isso que os pais devem conversar com seus filhos e o meu conse lho e que usem camisinha para que no futuro nao tenha problemas.marcos vinicius primeiro periodo c.

    ResponderExcluir
  33. hoje em dia os adolescente so que diversao e quando eles em gravidao as garotas nao quer assumir as consequencias.Eles nao quer saber de usar camisinha ,pode projudicar AIDS e HIV etc. TEMA DESSA MUSICA E SEXO E LIMAO, NAO PODE SI ESQUECER DE USAR PROTEÇAO?????????

    ResponderExcluir
  34. Karla: Hoje em dia as coisas estão todas fora de seus devidos lugares ;e as conseguências de uma gravidez na adolecência as vezes é por falta de orientação dos pais em casa e até mesmo falta de pensar de quem cometeu certo fato;acho que quem se compromete em arrumar um filho tem que se ter maturidade suficiente para assumir um familia; álem de correr o certo risco de se pegar uma doença e áte mesmo o rapaz não ter consiência de assumir o filho e uma familia por isso deixo o recado a todos que leem esse comentário tomar muito cuidado por que hoje se tem muitos metódos de se previnir para não se arrumar um filho . Não que seja errado ter um filho mais não agora na adolecência , e sim mais velha experiente !!! Karla Cristina 1 período "C" .

    ResponderExcluir
  35. Larah Geovanna 2º Período "C"


    A gravidez na adolescência em geral não foi planejada nem desejada e acontece em meio a relacionamentos sem camisinha.A gravidez, por sua vez, também é uma etapa complexa na vida. Ter um filho requer desejo tanto do pai quanto da mãe, mas não só isso.A adolescência é o momento de formação escolar e de preparação para o mundo do trabalho. A ocorrência de uma gravidez nessa fase, portanto, significa o atraso. O que pode comprometer o início da carreira ou o desenvolvimento profissional.

    ResponderExcluir
  36. A gravidez na adolescencia. Causa muitos problemas na vida dos familhares, traz brigas em toda familia discordias mortes.Muitos adolescentes so quer ingravidar as garotas e depois nao que agir com as conseguencia ...

    ResponderExcluir
  37. Eduardo
    Eu acho que a gravidez na adolescência é um coisa que acontece por falta de responsabilidade de pessoas que não usam camisinha.
    Acho que quando não se usa camisinha além de contrair uma doença pode acontecer a gravidez .Eduardo 2º período "C"
    8 de outubro de 2010.

    ResponderExcluir
  38. A gravidez na maioria das veses ocorre com as adolecentes,que não tiverão orientacão,de seus pais ,ou responssaveis.
    hoje as pessoas que se entregam a essa vida,e porque não nada pra faser se tivesse algo inportate, não estaria dando por ai,como uma doida varida.
    Os adolescentes tem e que criar vergonha na cara.
    E VOCÊ ESTA SE CUIDANDO?
    USE CAMISINHA.

    ResponderExcluir
  39. É muito comum encontrarmos adolescentes grávidas e de comunidades pobres,onde o acesso as informações é mais difícil . Tal problema está aumentando cada vez mais,pois os jovens não tem uma estrutura para dar uma vida digna a uma criança, não é apenas trabalhar e sustentar , é dar amor,carinho,atenção. Isso ocorre pela falta de dialogo entre pais e filhos, muitas das vezes os pais tem vergonha de comentar esse assunto, assim os jovens fazem as coisas do jeito deles, sem se importarem com as consequências. Pois hoje em dia não está fácil para se criar um filho, pois se deve oferecer de tudo a ele.Resumindo os jovens devem fazer uso da consciência, pois existem vários metodos para se evitar uma gravidez, se arruma é por que quer , agora a criança não é culpada pela falta de responsabilidade dos pais.
    Abadia 2C

    ResponderExcluir
  40. e muito comum encontra adolescentes gravidas é falta de dialogo entre pais e filho ,eles sabem que existe preservativo e naõ usam e depois acabam ficando gravidas ,isto tudo é falta de responsabilidade as vezes acontece mais coisa como pegando doenças como aids é hiv é outras coisas .eles tem que trabalhar para sustentar os seus filhos é educa-los.
    Edna vidigal 2 periodo ´´c´´

    ResponderExcluir
  41. waldivino.


    o texto fala de como os jovens estão sendo influenciado
    hoje,a gravidez e´uma responsabilidade muito importante.
    osjovens de hoje ainda não estão preparados pra esse tipo de coisa porque esse é um problema tanto para o menino quanto para a menina,pois nenhum dos dois tem responsabilidade e nem capacidade pra isso;os jovens de hoje não pensam antes de fazer tal coisa que não sabem como cuidar depois.as meninas engravidam por causa do jeito que sãocriados.

    waldivino 2c pré vestibular
































    o texto

    ResponderExcluir
  42. KARINY 2° Período "C"

    a gravides na adolecencia as vezes e por falta de orientaçaoem dos pais em casa e ate mesmo falta de pensar.
    Eles nao quer saber de usar camisinha...

    ResponderExcluir
  43. A gravidez na adolescência envolve muito mais que problemas físicos, existem também problemas emocionais, sociais, entre outros.Uma jovem de 14 anos por exemplo não está preparada para cuidar de um bebê, muito menos de uma família, com isso abre-se outra polêmica, o das mães solteiras que por serem muito jovens os rapazes e as moças não assumem um compromisso sério e na maioria dos casos quando surge a gravidez, um dos dois acabam abandonando a relação sem se importar com as consequências. Por isso o número de mães e solteiras vem aumentando consideravalmente.

    por : Bruna Stephany 4º Período "A"

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. Nune 4º periodo 'A'

    A gravidez na adolescência tem sérias complicações biológica,familiares,emocionais e econômicas,além das juridico-sociais,que atingem o indivíduo isoladamente e a sociedade como um todo,limitando ou mesmo adiando as possibilidades de desenvolvimento e engajamento desses jovens na sociedade.Me refiro a esses jovens porque não é só a mãe que engravida o pai também.
    acho que se a população tivesse mais acesso a orientação sexual,aos métodos anticoncepcionais,à educação,creches,hospitais entre outros benefícios,as pessoas poderiam planejar melhor suas vidas ter ou não ter filhos,quando,por quê. /

    ResponderExcluir
  46. Várias formas foram criadas para que o adolescente se conscientize sobre o perigo que pode estar correndo. Não apenas pelas DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), mais também pela gravidez. Fazer amor, transar ou fazer sexo chame como quiser, é algo que deve ser feito com cuidado e estando ciente das conseqüências. Por isso, a mãe que possui filha adolescente deve, de alguma forma, fazer com que a sua filha confie em você, e que ela saiba que sempre estará ao lado dela.

    Mais de 50 milhões de bebês são abortados por ano em todo o mundo. A crueldade com a criança que ainda se encontra no útero da mulher, é terrível. Ela sente uma dor inimaginável. Às vezes quando o aborto é feito “tarde”, a criança pode até nascer viva e morrer em seguida.

    Eu aconselho você que é adolescente, e está esperando um filho, não opte pelo aborto. Tenha o filho e a partir de agora se dedique a ele. O seu momento de prazer e de irresponsabilidade gerou uma criança que não pediu para vir ao mundo. Você deve ser pelo menos compreensiva e levar a vida numa boa, ao lado de seu bebê.

    As conseqüências do aborto são horríveis para as mulheres, tanto pro psicológico, quanto pro físico.

    ResponderExcluir
  47. Apolyana e Leandro 4°periodo "A"

    A adolescência é uma fase bastante conturbada na maioria das vezes, em razão das descobertas, das ideias opostas às dos pais e irmãos, formação da identidade, fase na qual as conversas envolvem namoro, brincadeiras e tabus. É uma fase do desenvolvimento humano que está entre infância e a fase adulta. Muitas alterações são percebidas na fisiologia do organismo, nos pensamentos e nas atitudes desses jovens.
    Para muitos destes jovens, não há perspectiva no futuro, não há planos de vida. Somado a isso, a falta de orientação sexual e de informações pertinentes, a mídia que passa aos jovens a intenção de sensualidade, libido, beleza e liberdade sexual, além da comum fase de fazer tudo por impulso, sem pensar nas consequências, aumenta ainda mais a incidência de gestação juvenil.

    ResponderExcluir
  48. Não é dificil de encontrar hoje em dia digamos assim, ainda crianças gravidades, e um filho indesejado e nessa idade gera um grande problema e esse problema na maioria das vezes são resolvidos de forma errada, o aborto.

    O problema da gravidez, é grande e se não solucionalo da melhor forma, pode ser um problema para a vida enteira, então, não só as garotas tem que ter esse cuidado são todos os jovens de ambos os sexos, porque ninguem faz filho sozinho.

    O dialogo dos pais é sempre importante porque todos os jovens devem ter um apoio dos familiares e também a conscientização de quem ja tem experiência de vida, e deixar para ter filhos quando ja estiver com a vida bem encaminhada e decidida de que quer mesmo ter um filho...


    Bruno Állef da Silva, Welison Tavares - 4 Periodo "A"

    ResponderExcluir
  49. Para nós a gravidez é vista como algo normal da sociedade, muitas das vezes, acontecidas entre adolescentes menores de 18 anos. É muito comum encontrar adolescentes grávidas com falta de dialogo com os pais, pois ainda não estão preparadas para esse assunto, ou pelo fato de terem vergonha de exclarecer suas dúvidas com eles, e acabam transando sem camisinha, o que aumenta o risco de uma doença e geralmente seguida da gravidez.
    A gravidez é uma responsabilidade muito importante.
    osjovens de hoje ainda não estão preparados pra esse tipo de coisa porque esse é um problema tanto para o menino quanto para a menina, sendo que a mais que sofre é a menina, ou seja, sobra é para os pais.

    Itallo Augusto e Sabriny... :) 4 Período "A".

    ResponderExcluir
  50. Oii gente o O Jean o nosso professor de Biologia nós mandou ler o texto sobre a gravidez na adolescencia, que e um assunto que deve ser trabalhado na escola já que e um assunto que deveria ser tratado pelos pais com os filhos e na realidade não é o que ocorre.
    O número de adolescentes gravida vem aumentando a cada dia que se passa e não a um assunto que está sendo trabalhado como se deve.
    Na realidade as meninas são as que ficam gravida lógico.E os adolescentes pais acabam não assumindo a criança dixando a mãe da criança sozinha e ainda tendo que enfrentar os seus país. Que muitas das vezes não entendem a situação da adolescente a acaba colocando a para fora de casa sem nem um amparo e dai que muitas mães adolescentes acambam recorrendo ao aborto.

    E ai gente se previnam.


    Renata Priscila e Lais Cristina. Alunas do 4° Período "A"

    ResponderExcluir
  51. Jéssika inácia da costa 4º periodo A

    a gravidez na adolesncia e algo que vem crescendo cada vez mais entre os jovens ,seja por falta de dialogo entre pais e filhos ou mesmo a falta de informação, a responsabilidade de ser pai ou mãe e muito grande, não como pegar uma boneca e brincar.

    ResponderExcluir
  52. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  53. A gravidez na adolescência envolve muito mais que problemas físicos, existem também problemas emocionais, sociais, entre outros. Uma jovem de 14 anos, por exemplo, não está preparada para cuidar de um bebê, muito menos de uma família. Com isso, abre-se outra polêmica, o das mães solteiras que por serem muito jovens os rapazes e as moças não assumem um compromisso sério e na maioria dos casos quando surge a gravidez um dos dois abandonam a relação sem se importar com as conseqüências. Por isso o número de mães jovens e solteiras vem crescendo consideravelmente.

    ResponderExcluir
  54. A gravidez precoce esta aumentando cada vez mais, por causa que os jovens estão começando a sua vida sexual mais cedo. Mas eles não sabem o mal que isso faz, meninas tendo filhos muito novas podem ficar prejudicar muito o seu corpo e causar sérios problemas no futuro.

    A gravidez na adolescência não envolve só o problemas físicos, mais também problemas sociais e emocional. Uma menina muito nova não esta pronta para cuidar de um filho, nem para constituir uma família, e sempre a menina ou o rapaz deixam o relacionamento, causando também o maior número de mães solteiras.

    ResponderExcluir
  55. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  56. Os pais tem o papel de ensinar. Mas não conseguem controlar 100% a vida dos filhos. E… pode acontecer a qualquer um!
    Não acredito que tenha nenhum ponto positivo. A adolescente não sabe cuidar de si (se soubesse não tinha engravidado, né?!) quanto mais cuidar de uma nova vida. Para algumas meninas dá uma nova perpectiva, mas outras continuam e arrastam os filhos para uma vida má.
    Sexo é bom e todo mundo gosta, não adianta proibir. Mais vale prevenir ;) !



    Wellington Morais & Paulo Cesar

    ResponderExcluir
  57. Podemos abordar esse tema como um grande problema que vem ocorrendo na sociedade a falta de dialogo entre pais e filhos, vem fazendo que adolescentes não tenha instruçoes e engravidem precocemente.

    Por: Sarah e Damiana 4° Periodo A

    ResponderExcluir
  58. Sthefany
    A gravidez na adolescência está sendo comum no mundo em que vivemos, pois os pais não estão conversando com os seus filhos sobre esse assunto, e assim os jovens fazem coisas sem pensar e assim acabam sofrendo pelos seus atos sem pensar.

    Sthefany e Jéssica 4° Período"A"
    14 de outubro de 2010 07:28

    ResponderExcluir
  59. Gravidez é um tema muito polemico…acredito que o apoio dos pais eh essencial e principalmente que eles conversem com seus filhos, e sei muita coisa sobre esse assunto porque acho que a informção hoje é o que não falta por isso que vai de cada um ser responsável pelos seus atos e que a criança nao tem nada a ver com a irresponsabilidade dos jovens. Sei que muitas vezes acontecem por acaso mas mesmo assim acho que todos devem ter consciencia porque ter um filho é para vida toda e essa responsabilidade é muito grande porque você tem que virar adulto antes da hora porque se não será uma criança cuidando de uma criança e que futuro terá essa vida que está sendo gerada !

    Augusto & Israel Nunes

    ResponderExcluir
  60. Dionisio Francisco De Almeida Jr 4º periodo A

    Gravidez na adolescência é um dos fatos mais preocupantes relacionados à sexualidade de jovens pois acarreta problemas sociais, econômicos e psicológicos. A adolescente que se descobre grávida terá mais um problema para lidar, já que a adolescência é uma fase complicada para qualquer jovem. Os hormônios aflorando e causando enormes mudanças no corpo e na mente, vestibular, qual profissão seguir para o resto de sua vida e a necessidade inerente e rebelde que o jovem têm por liberdade e rompimento de padrões.O prazer momentâneo da transa pode custar muito caro para um jovem. Mas analisando com cuidado a questão vemos que todos temos uma parcela de culpa. Paradoxalmente o sexo continua sendo um tabu, apesar do excesso de informação e a pornografia e sensualidade sendo exploradas à todo momento nos meios de comunicação. Os jovens são bombardeados a todo momento com mensagens ligadas à sexo e a omissão dos pais causa uma ignorância com resultados trágicos, como a gravidez na adolescência.A jovem mãe, na maiorias da vezes abandonada pelo parceiro, carrega um fardo pesado. Sem o apoio da família ela tende a se tornar um adulto com transtornos psicológicos e ter dificuldades, financeiras e emocionais, pelo resto de sua vida. O papel dos pais é essencial tanto na prevenção da gravidez na adolescência quanto no auxílio à mãe precoce, ainda despreparada pra vida.Não resta dúvida então que o melhor remédio para não engravidar é prevenir. Então eduque seus filhos, os conscientize da importância do uso de camisinha, não deixe o sexo ser um tabu e causar danos à sua família. Só assim será possível evitar uma indesejável gravidez na adolescência.

    ResponderExcluir
  61. Anne caroliny 4°período A
    A gravidez precoce esta aumentando cada vez mais, por causa que os jovens estão começando a sua vida sexual mais cedo. Mas eles não sabem o mal que isso faz, meninas tendo filhos muito novas podem ficar prejudicar muito o seu corpo e causar sérios problemas no futuro.
    A gravidez na adolescência não envolve só o problemas físicos, mais também problemas sociais e emocional. Uma menina muito nova não esta pronta para cuidar de um filho, nem para constituir uma família, e sempre a menina ou o rapaz deixam o relacionamento, causando também o maior número de mães solteiras.
    Os jovens agem sem pensar, na hora do só querem saber do prazer, sem pensar que esse ato pode gerar uma coisa que dure para sempre, não só um filho mais também varias doenças sexualmente transmissível.v

    ResponderExcluir
  62. Jessica Najara e Laís Ribeiro 4° período ''A''

    A gravidez na adolescência é um grande problema que vem atindindo cada vez mais o nosso mundo, um problema que não pode ser resolvido simplismente pelo fato de não temos tantas informações. muitos pais não tem a liberdade de conversar com seus filhos ou vergonha sobre esse assunto, então os jovens acabam fazendo coisas erradas e assim prejudicam sua juventude.

    ResponderExcluir
  63. Lorraine Soares 4º periodo A

    gravidez na adolescência eum dos maiores e graves problemas da nossa sociedade pois esta faltando pais sentarem com os seus filhos para explicar como e o nosso mundo hoje em dia, mas também e fácil somente colocar a culpa nos pais mas não e bem asssim tem muitos pais que conversam com seus filhos e acontecem a mesma coisa com eles, então esse problema faz parte tambem da conciência de muitos jovens e usarem os métodos para evitar essa gravidez muitas vezes indesejadas

    ResponderExcluir
  64. Helena e Meirielly 4° período "A"

    Hoje em dia o número de gravidas adolescentes é ainda maior, a maioria das vezes ainda podem contrair doenças como a AIDS e o HIV e por falta de orientação dos pais.
    Várias formas foram criadas para que o adolescente se conscientize sobre o perigo que pode estar correndo.

    ResponderExcluir
  65. Elienay Aparecida de Oliveira 2° periodo "D"

    "Muitas vezes os pais pessam que só trabalhar e dar tudo de bom para seus filhos é o suficiente, mais não é bem assim, os filhos necessitam de coisas a mais, por exemplo conversar, e na falta disso fazem coisas para chamarem atenção, coisas que podem prejudicar a se mesmo, um exemplo é a gravidez.
    Nunca deve faltar um dialogo entre pais e filhos, na falta disso, pode haver consequencias."

    ResponderExcluir
  66. janekellen
    2º periodo "d"

    Nos tempos de hoje esta cada vez mais comum
    entre os jovens. E isso acontece por falta de
    dialogo entre pais e filhos.Na maioria das
    vezes os filhos nam tem interesse em conversar
    com os pais e por isso e que acabam fazendo a
    maior burrada de suas vidas. mais tarde eles se
    arrependem mais ja não adianta mais nada .
    Isso tambem acontece porque os filhos sentem vergonha em conversar com os pais sobre sexo ou doenças relacionadas ao assunto. Pos isso e que as escolas ja
    começam a falar sobre o assunto desde cedo e abrir os
    olhos das pessoas porque filho e bom mas ddeve ter o
    no seu tempo cerrto.

    ResponderExcluir
  67. Andrielle, Gleibson e Janayna

    2° PERIODO D

    Na nossa opiniao o que pode influenciar este problema e´ o fato da imprenssa insentivar essa condulta vergonhosa com propagandas que estimulam os jovens a fazerem isso, enquanto sao imaturos demais para decidirem o que querem da vida.

    Tambem achamos que a culpa é dos pais que nao orientam corretamente seus filhos, e tambem dos filhos que nao tem esse tipo de conversa com os pais; e tambem do governo por nao dar aulas de educaçao sexual nas escolas.

    ResponderExcluir
  68. Eu aicho assim que a maioria das gravides com as meninas novas por causa das influencias de amigos que na verdade não é seu amigo e ele só quer te preujudicar ao proximo.
    O numero de gracidez so vai aumentando prq as meninas estão ficando mais safadas e é isso eu acho que falta um pouco mais de apoio de seus pais para que elas não fiquem nas ruas e como eu disse é a influencia dos amigos que as pessoas começam a usar drogas e por causa das drogas elas começam se prostituir para poder sustentar seu vício.
    E é isso é isso que eu acho sobre a gravidez precosse .........
    FIM aluno:ivan marques rodrigues segundo período D

    ResponderExcluir
  69. FERNANDA E JULIANA DIZEM:

    Hoje em dia é muito comum a gravidez na adolescência, porque na maioria das vezes não tem o diálogo entre pais e filhos dentro de casa sobre tal assunto.Esse diálogo é muito importante para conscientizar os adolescentes para não ter uma gravidez indesejada. Para eles não sairem fazendo coisa errada por ai apenas por diversão e depois não ter uma consequência de serem pais jovens e sem experiência, uma vez que será "duas crianças cuidando de uma"(se o pai assumir a paternidade).
    Converse com seus filhos hoje, para não sofrer amanhã!!!

    ResponderExcluir
  70. karla raysa 2ºperiodo D No meu pomto de vista a gravides na adolescencia e coisa imresponsavel por parte da pessoa porque hoje em dia tem tantos metodos para a prevençao. bom isso e o que eu penso sobre este assunto.

    ResponderExcluir
  71. Meu nome é Joel(dentinho) do 2 periódo`c´ ::
    Nos devemos dialogar com a pessoa se é isto que ela quer
    e se este e o futuro que deseja .Ao ter uma relação sexual pense bem no que vai fazer, comverse com seu parceiro ``sexo só com camisinha, sem ela não dá´´.
    Este é o meu conselho, porque conheço pessooa que estragou a sua vida por causa do sexo e hoje se arrepende muito. Não se esqueça sexo só com camisinha.
    obrigado pela atenção!!!

    ResponderExcluir
  72. Daniele 2° Periodo "D"
    hoje em dia e muito comum ver meninas de 15 anos ou ate mais novas gravidas ou com filhos nos braços em todo o lugar em que vamos .na minha opiniao isso e falta de com unicaçao etre os pais e filhos .se ouvesse mais comunicaçao entre as familias as crianças e adolescentes se os pais sentassem conversasse entre si para dialogar talvez ouvesse mais juizo da parte das meninas e meninos.

    ResponderExcluir
  73. A gravidez na adolescencia ocorre na maioria das vezes com jovens meninas ingênuas que não tem em casa uma pessoa que possam lhe oferecer informaçoes a este respeito.
    voce que é jovem e esta namorando não vassilem usem preservativos para evitar que caia em suas mãos um responsabilidade que certamente você não quer.


    Daniela Felix , Dhellita Cristina 2º periodo "D"

    ResponderExcluir
  74. GEISA POLLYANNA,MARINA ABDALA...... 2 PERIODO ´D´.


    Gravidez na adolescencia,está cada vez mais avançada porem por falta de dialago com os Pais.Isso e falta de sentar com os filhos e abrir o jogo,o que deve ser feito e o que não deve fazer.Os pais acaba vivendo o presente no passado pois nao conseguem se abrir com os seus filhos sobre(sexo ou gravidez na adolescencia).
    GOSTAMOS MUITOS DESSA AULA POIS APRENDEMOS MUITO MAIS DESSE ASSUNTO QUE ESTUDAMOS....

    ResponderExcluir
  75. Eu aicho assim que a maioria das gravides com as meninas novas por causa das influencias de amigos que na verdade não é seu amigo e ele só quer te preujudicar ao proximo.
    O numero de gracidez so vai aumentando prq as meninas estão ficando mais safadas e é isso eu acho que falta um pouco mais de apoio de seus pais para que elas não fiquem nas ruas e como eu disse é a influencia dos amigos que as pessoas começam a usar drogas e por causa das drogas elas começam se prostituir para poder sustentar seu vício.
    E é isso que eu acho sobre a gravidez precosse dialogo entre pais e filhos.Na maioria das
    vezes os filhos nam tem interesse em conversar
    com os pais e por isso e que acabam fazendo a
    maior burrada de suas vidas. mais tarde eles se
    arrependem mais ja não adianta mais nada .ABRUNY,JEAN PIRES

    ResponderExcluir
  76. Camila ferreira santos 2° periodo D.
    O texto fala sobre um problema serio,a gravidez na adolescecia.mas para que isso não acontecesse,os pais deveriam tirar um tempinho para conversar com os seus filhos,para que o pior não aconteça.se os pais não trabalhassem tanto para dar aos filhos o bom e o melhor e se preocupassem mais com que teria um risco maior isso talvez não estaria acontecesse.

    ResponderExcluir
  77. A falta de dialago entre pais e filhos e realmente uma das maiores causas da gravidez na adolescencia. As vezes os propios filhos buscam informações, dicas com os pais mais os pais nõa tira um tempo para estar orientandos eles e ai então que eles tomam atitudes que estara mundando radicalmente a vida de cada uma delas. pois de um modo sua adolescencia estara no fim.Pois estara trocando uma boneca pelo um bebê de verdade. JEAN CARLOS

    ResponderExcluir
  78. viviane
    2ºperiodo D
    Na minha opinuião., hoje em dia os responsaveis são os proprios pais, em cada dia e ano, os números de gravideis e doenças no pais atigem mais os jovens ,como eles naõ se previni.
    A gravides na adolescencia foi o maior número de doença no brasil como AIDS e HIV ,mais como a consienca dos jovens não são muito boa de persa ante de fazer.

    ResponderExcluir
  79. ana gabriela
    2periodo d
    No nosso cotidiano e cada vez mais frequente moças novas sair de casa por causa de nao ter relacionamento com seus pais assim gerando varios problemas na sua vida familiar,
    A varios problemas que pode gerar quando a moça sai de sua casa por exemplo.A moça pode se prostituir e acaba ficando gravida ou pegar uma doença grave
    Uma moça jovem cuidando de um filho sozinha nao da muito certo ela na sua vida pode sofrer e haver muito preconceito contra ela assim deixando a moça em completo desespero podendo assim entrar em completa depreção.Quasando ate a sua propria morte.
    Naõ tem ninguen no mundo que naõ tem problema na sus familia,ate eu tenho epode crer que o meu e grave.Eu posso ate ser espulsada de casa.

    ResponderExcluir
  80. ola meu nome e jose bispo 9anoD eu acho que a gravidez na adolescencia ou na fase adulta esta cada vez mais interessante para as maes e tambem as maes nao deviam fazer aborto pois o seu filho nao pediu para nascer foi vc quem quiz por isso nao fassa isso mais sim da amor para o seu filho pois ele e um anjo que caiu do ceu para vc ass:JOSE BISPO

    ResponderExcluir
  81. Eu achei muito importante este assunto aqui representado, pois ás vezes os jovens de hoje em dia são surpreendidos com a gravidez indesejável pois não tiveram um aprendizado sobre o assunto, e acabam perdendo o resto da sua adolescencia por conta de um filho que não esperavam.Mas so não basta ler informações em revistas livros e jornais, mas também temos que jogar o medo de lado e a vegonha e pedirmos aos nossos pais para que possam também nos orientarmos sore o assunto, pois não a melhores pessoas para os explicar as coisas da vida a não ser os pais.Acho que as vezes os pais se envolvem tanto no trabalho que até esquecem que tem filhos que sempre precisam de orientação,depois que algo como uma gravidez acontecem lamentam, só que ai é muito tarde pois não ensinaram enquanto podiam.
    Bom, por aqui vou terminando;gostei muito dessa aula e ampliei mais o meu conhecimento!

    ResponderExcluir
  82. As consequências que ficam da gravidez na adolescência, são todas por falta de diálogo. Acho que hoje em dia, não falta informação, não falta prevenção... Os pais precisam se preocupar em como que o filho(a) está tratando a sexualidade, e claro, demonstrar apoio caso ocorra algo não planejado, e fazer com que o filho seja mais que uma continuidade da carne, da alma talvez...

    Géssica da Silva Bueno 9°D

    ResponderExcluir
  83. Eu acho que a gravidez na adolecencia é uma crime porque a pessoa não pade terminar os estudos e ser alguem na vida e tambem por na adolesencia não a ideia de ser mãe ou pai.Tem pessoa que nessa idade aborda e mata uma pessoa inocente que não tem nada a ver com a mãe ter dado e ingravidado essa pessoa é errada porque a criança pode crecer e ajudar a familia quando se formar-se.vou contar uma historia que aconmteceu com uma menina:uma menina conheceu um rapaz que era mais velho que ela e então eles tranzaram e ela ingravidou dele ela ficou com medo de contar para ele no dia que ela contou para ela. ela tinha razão porque ele largou dela e ela criou o bebê sozinha.

    João paulo 9ºD

    ResponderExcluir
  84. Eu acho que denomina-se gravidez na adolescência a gestação ocorrida em jovens de até 21 anos que encontram-se, portanto, em pleno desenvolvimento dessa fase da vida – a adolescência. Esse tipo de gravidez em geral não foi planejada nem desejada e acontece em meio a relacionamentos sem estabilidade. No Brasil os números são alarmantes.

    Cabe destacar que a gravidez precoce não é um problema exclusivo das meninas. Não se pode esquecer que embora os rapazes não possuam as condições biológicas necessárias para engravidar, um filho não é concebido por uma única pessoa. E se é à menina, que cabe a difícil missão de carregar no ventre, o filho, durante toda a gestação, de enfrentar as dificuldades e dores do parto e de amamentar o rebento após o nascimento, o rapaz não pode se eximir de sua parcela de responsabilidade. Por isso, quando uma adolescente engravida, não é apenas a sua vida que sofre mudanças. O pai, assim como as famílias de ambos também passam pelo difícil processo de adaptação a uma situação imprevista e inesperada.

    ResponderExcluir
  85. PARA MUITOS HOJE EM DIA GRAVIDEZ È ALGO NORMAL,MAS ALGO NORMAL QUE AS VEZES TRAZ RISCOS A SAÚDE,HOJE A MAIORIA DAS MULHERES QUE SE ENGRAVIDAM TEM MENOS DE 15 ANOS,HÁ CASOS DE MULHERES QUE NÃO TEM IDADE E TEM QUE ESCOLHER ENTRE A SUA VIDA OU A VIDA DE SEU FILHO,NO QUAL É MUITO PREJUDICIAL.E AS VEZES ISSO ACONTECE POR FALTA DE INFORMAÇAO,E NA MAIORIA DOS ACONTECIMENTOS NÃO ACEITAM FALAR PARA ALERTAR QUE FILHOS A JENTE TEM QUE PENSAR BEM ANTES DE FAZER.POIS É PARA A VIDA TODA . ASSI:THAYNARHA CRYSTTINNA VIEIRA TRINDADE

    ResponderExcluir
  86. Nos dias de hoje uma gravidez pode levar uma adolescente,a acabar com sua vida emocional e social.E fazendo com seus pais criem uma criança q nao desejam em ter.Uma garota q fica gravida aos 15 anos de idade, pode transformar sua vida num inferno e naum sabendo criar a criança do jeito q deve ser criado.E a criança pode ser uma criança de rua e pode se tornar um ladrao,criminoso ou um terrorista.
    A mae duma criança dessa dependendo da idade naum pode suportar o parto e pode morrer antes da criança nascer fazendo com q toda familia sofra com a atitude estupida e criando o maior pipoco para toda familia.

    L.J

    9ºD

    ResponderExcluir
  87. A gavridez é cada vez mais presente.E isso é uma irresponsabilidade quanto para o homem quanto para a mulher,pois ambos tem a nessicidade de usar preservativo. Mais tambem é falta de conselho ,de pais e familiares hoje em dia os pais não sentem mais na nessicidade de conversar com seus filhos e isso é errado ,pois os filhos pensam que ja são responsáveis e é nessa horas que eles fazem coisas erradas.Adaysa 9° D

    ResponderExcluir
  88. A gravides na adolecencia e uma bobagem pois a pessoa pode corer um risco de vida a gravides tambem pode aconteçer da pessoa ter uma doença.

    ResponderExcluir
  89. Leidyana Silverio e Juliana Fatima 9 ano`C`
    Gravidez na adolescencia
    A adolescência caracteriza-se por ser um período de descoberta do mundo, dos grupos de amigos, de uma vida social mais ampla. Assim, a gravidez pode vir a interromper, na adolescente, esse processo de desenvolvimento próprio da idade, fazendo-a assumir responsabilidades e papéis de adulta antes da hora, já que dentro em pouco se verá obrigada a dedicar-se aos cuidados maternos.O prejuízo é duplo: nem adolescente plena, nem adulta inteiramente capaz. A adolescência é também uma fase em que a personalidade da jovem está se formando e, por isso mesmo, é naturalmente instável. Hoje, os meninos e meninas entram na adolescência cada vez mais cedo. O início da ejaculação e da menstruação indicam que eles estão começando a sua vida fértil, isto é, que chegaram àquela fase da vida em que são capazes de procriar.
    Ao engravidar, a jovem tem de enfrentar, paralelamente, tanto os processos de transformação da adolescência como os da gestação. Isto, nesta fase, representa uma sobrecarga de esforços físicos e psicológicos tão grande que para ser bem suportada necessitaria apoiar-se num claro desejo de tornar-se mãe. Porém, geralmente não é o que acontece: as jovens se assustam e angustiam-se ao constatar que lhes aconteceu algo imprevisto e indesejado. Só este fato torna necessário que seja alvo de cuidados materiais e médicos apropriados, de solidariedade humana e amparo afetivo especiais. A questão é que, na maioria dos casos, essas condições também não existem. Muitas vezes, a dificuldade de contar o fato para a família ou até mesmo constatar a gravidez faz com que as adolescentes iniciem tardiamente o pré-natal – o que possibilita a ocorrência de complicações e aumento do risco de terem bebês prematuros e de baixo peso. Além disso, não é raro acontecer, em seqüência, uma segunda gravidez indesejada na jovem mãe. Daí a importância adicional do pré-natal como fonte segura de orientação.

    ResponderExcluir
  90. colegio pre vestibular de itaberai
    28de outubro de 2010
    benedito matheus dos santos


    Na maioria das vezes a gravidez na adolecencia ocore porque os jovens não tem nenhum conhecimento suxual e quando chega a sua primeira vez não procuram usar preservativo , na minha opinião deveria ser dadas palestras nas escolas para que os jovens saibam do risco que corem podendo cotrair , doensas e tambem terem uma gravidez endesejada .
    quando as jovens descobre que estão gravidas elas tem medo da familia e resolvem tirar sua criança por meio de abortos, e corem um risco muito grande ate de morte quando a gravides endesejada ocorer o melhor e comunicar a sua familia e esperar que ela entenda o erro que você cometeu.

    ResponderExcluir
  91. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  92. Daiane, Daniele e Maria Augusta. 9 C

    A gravidez na adolescencia e um assunto muito serio e motivo de muito debate hoje em dia, uma gravidez tao cedo na vida de uma adolescente pode ser muito prejudicial a sua vida tanto pessoal como escolar hoje em dia muitas adolescentes param de estudar por causa de uma gravidez pois ter que cuidar de um filho e algo muito dificil, principalmente para adolescentes de baixa renda que em vez de irem para escola tem que sair pra procurar emprego pra sustentar os filhos. Tudo isso pode ser por falta de dialogo em casa pois os pais tem um papel muito importante na formacao de seus filhos. muitas vezes as influencias de amigos namorados faz com que a(o) adolescente faca isso. a cada dia tem mais jovens deixando de estudar pra cuidar de filhos e isso acaba com sua vida no futuro nao vai conseguir um bom emprego.Alem de tudo na maioria das vezes o menino nao honra com as responsabilidades da paternidade e deixa a menina sozinha tendo que sustentar o filho, tambem muitas das vezes a familia nao aceita sustentar uma adolescente gravida em casa, oque leva muitas vezes essas adolescentes para o mundo do crime das drogras e etc.

    ResponderExcluir
  93. A gravides na adolecencia e uma bobagem pois a pessoa pode corer um risco de vida.E isso é uma irresponsabilidade quanto para o homem quanto para a mulher,pois ambos tem a nessicidade de usar preservativo.Por isso, quando uma adolescente engravida, não é apenas a sua vida que sofre mudanças. O pai, assin como as famílias de ambos também passam pelo difícil processo de adaptação a uma situação imprevista e inesperada.E a criança pode ser uma criança de rua e pode se tornar tambem um ladrao,criminoso ou um terrorista.A gravides na adolescencia foi o maior número de doença no Brasil como AIDS e HIV ,mais os jovens não são de fazer uma coisa muito boa pensar ante de fazer esta bobeira.
    ALUNOS:
    BENEDITO CARLOS
    HUGO ALCANTARA

    ResponderExcluir
  94. Boa tarde, é esse é um tema bastante falado, hoje em dia os jovens não se previne, mesmo tendo como se proteger eles não tem a capacidade de usar um preservativo, ou seja a "camisinha"...
    Com isso muitas jovens estão se engravidando e acabando com as suas vidas, elas não pensam que isso vai acabar com as chances de elas curtirem a vida saírem, viajar afinal se divertirem.
    O que eu penso é que devemos fazer sexo seguro, para não termos filhos cedo de mais e mais não contrairmos doenças doença contagiosas.
    Então galera vocês que já estão na idade de fazer sexo fazem mais pensem bem antes de fazer, pois isso mudará a vida de vocês totalmente e sempre lembrando
    Usem camisinha.....

    ResponderExcluir
  95. A gravidez precose causa varias consequência,principalmente em mães adolescente;a falta de diálogo entre família.
    Muitas das mães que tem a gravidez precosse preferem muitas das vezes abortar, isso ocorre muitas vezes pq seu parceiro não quer assumir a responsabilidade de ser pai; além disso muitas mães entram em depressão.
    Podemos ver tbm na sociedade que varias familias não aceitam sua filha adolecente gravida, e colocam ela pra fora de casa.
    Nós mulheres adolecentes devemos nos previnir para evitar maiores sofrimento.
    OBS:SEMPRE CONVERSE COM SEUS PAIS SOBRE ESSE ASSUNTO POLÊMICO.
    ANGÉLICA SILVA, THAYNARA NURYANE E DANIELA REIS 9ºANO "C"

    ResponderExcluir
  96. A gravidez na adolescencia e um assunto muito serio e motivo de muito debate hoje em dia, uma gravidez tao cedo na vida de uma adolescente pode ser muito prejudicial a sua vida tanto pessoal como escolar hoje em dia muitas adolescentes param de estudar por causa de uma gravidez pois ter que cuidar de um filho e algo muito dificil, principalmente para adolescentes de baixa renda que em vez de irem para escola tem que sair pra procurar emprego pra sustentar os filhos.
    vinicius campos/yago dos santos/bruno

    ResponderExcluir
  97. Roberta mineira;Kelly jordanna. 9º ano 'C'.

    A GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA
    Hoje vários adolescentes sofre com a gravidez.Isso ocorre quando pais e filhos nao tem dialogos, assim eles pensam que já são responsáveis,e nessa hora que eles correm o risco de contrair alguma doença e ate meninas adolescentes ficar grávidas.
    As vezes isso acontece e os pais nao querem aceitar,ai e hora de seus filhos falar para eles tambem tem culpa por que eles nao conversou com seus filhos quando eles mais precisavam.
    Por isso acho que entre pais e filhos tem que ter mais dialogos para isso nao se repetir.

    ResponderExcluir
  98. Colégio Estadual Pré-Vestibular.
    Itaberaí 28 de Outubro de 2010.
    Angela Maria Santana Gomes. 9:anoC

    Minha opinião sobre a gravidez na adolecencia e que eu acho que uma adolescente de 13 aos 18 anos não está preparada para assumir a responsábilidade de ter um filho.
    Apartir do momento que acontece de ela ter um filho na adolescencia ela perde toda sua liberdade pois se ela for uma mãe amorosa que não tem coragem de deixar se filho para sair e se divertir em festas e ela deixarar de ser uma adolescente e se tornar uma mulher para cuidar de seu filho.

    mas não e apenas isso além de seu corpo não está preparado para receber um feto.Sem o preparo necessário para receber um feto ela pode sofrer sérios problemas de saúde.

    ResponderExcluir
  99. alunos:Ana flavia,leandro e Max Vinicius
    serie:9¨c¨

    Achamos que a gravidez na adolencia e ocasionada pela falta de juizo de muitas adolescentes que nao pensam na hora de realizar os seus atos.
    Ou você acha que uma adolescente de 13 anos tem capacidade de criar uma crianca?
    Elas nao pensam como vai ficar a sua vida depois que terem um filho.Ate na hora de estudar um,filho nao hiria ajudar,porque ela teria que alimentar o seu filho em quanto ela esta na escola.

    ResponderExcluir
  100. "Podemos dizer que a gravidez de adolecentes e um assunto muito serio, porque na maioria das vezes eles tem vergonha de comentar com os proprios pais".Então devemos nos previnir para que nao aconteça algo inesperado tais como serias doença que é aids e o HIV, os pais tambem devem aconselhar seus filhos a usar camisinha.A gravidez de menores tambem tras varias outas consequencias iquais a falta de estudo apos a gravidez". SEJA UM RESPONSAVEL USE CAMISINHA...
    Andryelle e Mauricio lindos.....9°ano "C"

    ResponderExcluir
  101. Na Minha opinião dentre os vários fatores que causam uma gestação adolescente precoce o que mais choca é a falta de diálogo familiar, o que demonstra a total ausência de preparo de muitos pais em lidar com seus próprios filhos. Hoje grande parte das mulheres trabalha, os maridos estão cada vez mais fora de casa, seja trabalhando, seja porque o casal é separado e seus filhos ficam sob a responsabilidade alheia para tudo, inclusive para sua educação sexual.

    Vanessa e Myckaelle 9º ano C

    ResponderExcluir
  102. A gravidez na adolescência é muito frequente pois as garotas não tem um diálogo adequado com seus pais e famíliares.
    A vida de uma garota grávida muda totalmente porque ela não vai poder mais estudar,curtir a vida pois seu tempo tem que ser dedicado ao seu filho.Ou em outros casos as adolescentes deixam seus filhos á serem criados pelos seus pais.
    Se seus famíliares fossem mais perpectivos nesse asunto isso poderia não ter acontecido.

    ResponderExcluir
  103. WALLACY JONIMAR
    A maioria das adolecentes de hoje querem apenas saber de diversão e não se importam com o seu precioso, não percebem q o sexo não é a principal coisa que se tem a fazer e que pra conserguir amigos vc não precisa ter um hitorico de quem ja pegou, elas não se importam com a propria vida e não tem respnsabilidade pra perceber que se eles engravidarem a partir dai vão ter uma vida de adulto, e vão passar a criar uma familia e muitas delas ou quase todas não tem estrutura psicologica ou fisica pra ter uma familia e sem contar com os pais que nessa idade so querem saber de festas e não da responsabilidade , apenas da diversão do prazer no momento. Isso também é resultado da má criação em casa os pais não tem dialago com os filhos e não mostram, a eles a vida e suas dificuldades.


    WWAALLAACCYY
    JJOONNIIMMAARR

    ResponderExcluir
  104. A gravidez na adolescência hoje em dia já é normal, várias jovens engravidam por falta de cuidados. Jovens de 13 e 14 anos arrumam filhos e a maioria sem pai para cuidar do filho. E deixando a responsabilidade toda em cima da mãe, já na maioria da vezes a mãe deixa a criança com a vó para cuidar, sabendo que ele não ficara bem ao seu lado. E aí vem a questão do aborto ter ou não ter uma criança. Dai sai a questão do aborto clandestino nesse caso de aborto até a vida da jovem corre risco.

    ResponderExcluir
  105. A gravidez na adolecencia destroi a vida deles e acabam com seus sonhos!E cada dia q passa tem mais gravidez na adolecencia!
    ALUNAS
    SARAH KAROLYNE
    JEOVANNA CASSIA
    HELLEN KECIA
    9° B

    ResponderExcluir

Atenção...
Seu comentário será visto por várias pessoas, cuidado com o que escreve...