terça-feira, 19 de outubro de 2010

O Islamismo

Introdução ao Islamismo
Uma das quatro religiões monoteístas baseada nos ensinamentos de Maomé (570-632 d.C.), chamado “O Profeta”, contidos no livro sagrado islâmico, o Corão. A palavra islã significa submeter, e exprime a submissão à lei e à vontade de Alá. Seus seguidores são chamados de muçulmanos, que significa aquele que se submete a Deus.

História do Islamismo
Maomé nasceu na cidade de Meca, na Arábia Saudita, centro de animismo e idolatria. Como qualquer membro da tribo Quirache, Maomé viveu e cresceu entre mercadores. Seu pai, Abdulá, morreu por ocasião do seu nascimento, e sua mãe, Amina, quando ele tinha seis anos. Aos 40 anos, Maomé começou sua pregação, quando, segundo a tradição, teve uma visão do anjo Gabriel, que lhe revelou a existência de um Deus único. Khadija, uma viúva rica que se casou com Maomé, investiu toda sua fortuna na propagação da nova doutrina. Maomé passou a pregar publicamente sua mensagem, encontrando uma crescente oposição. Perseguido em Meca, foi obrigado a emigrar para Medina, no dia 20 de Junho de 622. Esse acontecimento, chamado Hégira (emigração), é o marco inicial do calendário muçulmano até hoje. Maomé faleceu no ano 632.
Segundo os muçulmanos, o Corão contém a mensagem de Deus a Maomé, as quais lhe foram reveladas entre os anos 610 a 632. Seus ensinamentos são considerados infalíveis. É dividido em 114 suras (capítulos), ordenadas por tamanho, tendo o maior 286 versos. A segunda fonte de doutrina do Islã, a Suna, é um conjunto de preceitos baseados nos ahadith (ditos e feitos do profeta).

Os muçulmanos estão divididos em dois grandes grupos: os Sunitas e os Xiitas. Os Sunitas subdividem-se em quatro grupos menores: Hanafitas, Malequitas, Chafeitas e Hambanitas. Os Sunitas são os seguidores da tradição do profeta, continuada por All-Abbas, seu tio. Os Xiitas são partidários de Ali, marido de Fátima, filha de Maomé. São os líderes da comunidade e continuadores da missão espiritual de Maomé.

O Islamismo é atualmente a segunda maior religião do mundo, dominando acima de 50% das nações em três continentes. O número de adeptos que professam a religião mundialmente já passa dos 935 milhões. O objetivo final do Islamismo é subjugar o mundo e regê-lo pelas leis islâmicas, mesmo que para isso necessite matar e destruir os “infiéis ou incrédulos” da religião. Segundo eles, Alá deixou dois mandamentos importantes: o de subjugar o mundo militarmente e matar os inimigos do Islamismo -- judeus e cristãos. Algumas provas dessa determinação foi o assassinato do presidente do Egito, Anwar Sadat, por ter feito um tratado de paz com Israel e o massacre nas Olimpíadas de Munique em 1972.

A guerra no Kuweit, nada mais foi do que uma convocação de Saddam Hussein aos muçulmanos para uma “guerra santa”, também chamada de Jihad, contra os países do Ocidente (U.S.A.) devido à proteção dada a Israel. Vinte e seis países entraram em uma guerra, gastaram bilhões de dólares, levaram o Estados Unidos a uma recessão que se sente até hoje, para combater um homem que estava lutando por razões religiosas. Eles aparentemente perderam a guerra, mas, como resultado, houve 100 atos terroristas cometidos contra a América e Europa no mesmo mês. O “espírito” da liga muçulmana em unificar os países islâmicos e a demonstração do que podem fazer ficou bem patente aos olhos do mundo.

O Islamismo crê que existe um só Deus verdadeiro, e seu nome é Alá
Alá não é um Deus pessoal, santo ou amoroso, pelo contrário, está distante e indiferente mesmo de seus adeptos. Suas ordens expressas no Corão são imperativas, injustas e cruéis. Segundo Maomé, ele é autor do bem e do mal. Num dos anais que descreve as mensagens de Alá para Maomé, ele diz: “Lutem contra os judeus e matem-nos”. Em outra parte diz: “Oh verdadeiros adoradores, não tenha os judeus ou cristãos como vossos amigos. Eles não podem ser confiados, eles são profanos e impuros”.

O Islamismo crê erroneamente em anjos
Segundo eles, Gabriel foi quem transmitiu as mensagens de Alá para Maomé. É ensinado que os anjos são inferiores aos homens, mas intercedem pelos homens.

O Islamismo crê que exista um só livro sagrado dado por Alá, o Corão, escrito em Árabe
Os muçulmanos creêm que Alá deu uma série de revelações, incluindo o Antigo e Novo Testamentos, que é chamado de Corão. Segundo eles, as antigas revelações de Alá na Bíblia foram corrompidas pelos cristãos, e, por isso, não são de confiança.

O Islamismo crê que Maomé é o último e o mais importante dos profetas
Conforme o Islamismo, Alá enviou 124,000 profetas ao mundo, apesar de unicamente trinta estarem relacionados no Corão. Os seis principais foram:
Profeta Adão, o escolhido de Alá
Profeta Noé, o pregador de Alá
Profeta Abraão, o amigo de Alá
Profeta Moisés, o porta-voz de Alá
Profeta Jesus, a palavra de Alá
Profeta Maomé, o apóstolo de Alá
Islamismo crê na predestinação do bem e do mal
Tudo o que acontece, seja bem ou mal, é predestinado por Alá através de seus decretos imutáveis.

O Islamismo crê que haverá o dia da ressurreição e julgamento do bem e do mal
Neste grande dia, todos os feitos do homem, seja bem ou mal, serão colocados na balança. Os muçulmanos que adquiriram suficientes méritos justos e pessoais em favor de Alá irão para o céu; todos os outros irão para o inferno.

Cinco Colunas do Islamismo

A vida religiosa do muçulmano tem práticas bastante rigorosas, as quais são chamadas de “Colunas da Religião”.

Recitação do credo islâmico: Não existe nenhum deus além de Alá e Maomé, o seu profeta.
Preces cotidianas: chamadas de slãts, feitas cinco vezes ao dia, cada vez em uma posição diferente (de pé, ajoelhado, rosto no chão, etc), e virados em direção à Meca. A chamada para a oração é feita por uma corneta, denominada de muezim, desde uma torre chamada de minarete, a qual faz parte de um santuário ou lugar público de adoração conhecido como mesquita.
Observação do mês de Ramadã: o qual comemora a primeira revelação do Corão recebida por Maomé. Durante um mês, as pessoas jejuam desde o nascer até o pôr do sol. Segundo eles, os portões do paraíso abrem, os do inferno fecham, e os que jejuam têm seus pecados perdoados.
Pagamento do zakat: imposto anual de 2.5% do lucro pessoal, como forma de purificação e ajuda aos pobres. Também ofertam para a riquíssima Liga Muçulmana.
Peregrinação para Meca: ou Hajj, ao lugar do nascimento de Maomé, na época de Eid el Adha (festa islâmica que rememora o dia em que o profeta Abraão aceitou a ordem de sacrificar um carneiro em lugar de seu filho), pelo menos uma vez na vida por todo muçulmano dotado de condições físicas e econômicas.
O Jihad, ou guerra santa: é a batalha por meio da qual se atinge um dos objetivos do islamismo, que é reformar o mundo. Qualquer muçulmano que morra numa guerra defendendo os direitos do islamismo ou de Alá, já tem sua vida eterna garantida. Por esta razão, todos que tomam parte dessa “guerra santa”, não têm medo de morrer ou de passar por nenhum risco.

Verdades Bíblicas

Deus: Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, Dt 6.24; Mt 28.19; Mc 12.29.

Jesus: Cremos no nascimento virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal de entre os mortos, e em sua ascensão gloriosa aos céus, Is 7.14; Lc 1.26-31; 24.4-7; At 1.9.

Espírito Santo: Cremos no Espírito Santo como terceira pessoa da Trindade, como Consolador e o que convence o homem do pecado, justiça e do juízo vindouro. Cremos no batismo no Espírito Santo, que nos é ministrado por Jesus, com a evidência de falar em outras línguas, e na atualidade dos nove dons espirituais, Jl 2.28; At 2.4; 1.8; Mt 3.11; I Co 12.1-12.
Homem: Cremos na na criação do ser humano, iguais em méritos e opostos em sexo; perfeitos na sua natureza física, psíquica e espiritual; que responde ao mundo em que vive e ao seu criador através dos seus atributos fisiológicos, naturais e morais, inerentes a sua própria pessoa; e que o pecado o destituiu da posição primática diante de Deus, tornando-o depravado moralmente, morto espiritualmente e condenado a perdição eterna, Gn 1.27; 2.20,24; 3.6; Is 59.2; Rm 5.12; Ef 2.1-3.

Bíblia: Cremos na inspiração verbal e divina da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé para a vida e o caráter do cristão, II Tm 3.14-17; II Pe 1.21.
Pecado: Cremos na pecaminosidade do homem, que o destituiu da glória de Deus, e que somente através do arrependimento dos seus pecados e a fé na obra expiatória de Jesus o pode restaurar a Deus, Rm 3.23; At 3.19; Rm 10.9.
Céu e Inferno: Cremos no juízo vindouro, que condenará os infiéis e terminará a dispensação física do ser humano. Cremos no novo céu, na nova terra, na vida eterna de gozo para os fiéis e na condenação eterna para os infiéis, Mt 25.46; II Pe 3.13; Ap 21.22; 19.20; Dn 12.2; Mc 9.43-48.
Salvação: Cremos no perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita, e na eterna justificação da alma, recebida gratutitamente, de Deus, através de Jesus, At 10.43; Rm 10.13; Hb 7.25; 5.9; Jo 3.16.

Profissão de Fé: Para uma mais ampla informação sobre a doutrina bíblica fundamental, acesse aqui a Profissão de Fé da Igreja Pentecostal Betânia e do Sepoangol World Ministries.




Após a leitura do texto sobre o Islamismo, faça um paralelo entre a sua religião e o que prega o Islamismo, o que você observa em comum?  
E o que mais diferencia entre elas?
Em sua opinião existe uma religião superior a outra? Justifique suas respostas.

Carla de Deus - Professora de História - 2º Período "A" e "B".  


35 comentários:

  1. 1- Temos alguma partes em comum como a ressurreiçao.
    O julgamento do bem e do mal
    Neste grande dia, todos os feitos do homem, seja bem ou mal, serão colocados na balança. Os muçulmanos que adquiriram suficientes méritos justos e pessoais em favor de Alá irão para o céu; todos os outros irão para o inferno.
    2-
    O Islamismo crê que Maomé é o último e o mais importante dos profetas. Ja o cristianismo acredita que Deus ainda esta por vim.
    3-Não pois todos adoram um mesmo Deus.
    Aluna: Amanda venâncio Ferreira. 2'B

    ResponderExcluir
  2. 1º-O Islamismo crê erroneamente em anjos
    Segundo eles, Gabriel foi quem transmitiu as mensagens de Alá para Maomé. É ensinado que os anjos são inferiores aos homens, mas intercedem pelos homens e aminha religião cre em um so deus.

    2º-que o islamismo e uma religião mais rigida do q as do nosso tempo pois para nos deus e um so .

    3ºnão para mim as religiões são todas iguais pois se eles crem em deus ,deus pra mim e um so.

    ResponderExcluir
  3. De acordo com o texto percebemos que o islamismo e muito diferente de nossa religiao ; para eles so existe um deus que e Alá e para eles Maomé foi um mensageiro de deus e tudo que ele pregava era obedecido.O livro sagrado deles e o Alcorão e para nos e a Biblia o livro mais pregado. Eles tambem acreditam que tudo que acontece de bem ou mal e culpa de Alá.E eles demonstram sua fé a todo momento e
    para fazer orações ja em nossa religiao e tudo diferente sao inumeras as diferenças.
    Observamos que o que temos em comum e que cremos em um so Deus.
    E o que mais diferencia e que tudo que ocorre e culpa de Alá.
    Em nossa opiniao nao existe religiao superior a outra cada pessoa cre na religiao e no Deus que ele quizer e um direito de todos .
    Jéssica Alves,Gláupia de Souza e Deyme Ferrelle 2°B

    ResponderExcluir
  4. ´´MATEUS GABRIEL ´´ o islamismo qre em um livvro ccriado por ala e sao bens fieis a ele

    q elas sao dua religios muitos diferentes da nossa religiao e a religioes deles ssao levadas bastante a serio

    e eu acho q todas as religioes sao iguasi


    ass. mateus gabriel

    ResponderExcluir
  5. nomes Lucas henrique joseane pinheiro thais gonçalves

    O islamismo e uma religião criado por maomé que tem o seu Deus chamado de Alá, que uma religiões monoteístas baseada nos ensinamentos de Maomé contidos no livro sagrado islâmico, o Corão. A palavra islã significa submeter, e nos nao sabemos o que e isso e os Os muçulmanos estão divididos em dois grandes grupos: os Sunitas e os Xiitas.
    a religião islamica e um pouco massa............professora a senhora e bonita de mas

    ResponderExcluir
  6. Maycon Douglas 2 periodo B
    O paralelo ixistente entre minha religião e o islamismo é que acreditamos em um Deus e que sobre este Deus a um enviado a terra por ele sendo Máome
    A maior diferença entre elas é que o islamismo cre em apenas em um Deus sendo Ala e Máome e minha religião mostra que a mais do que um Deus e um enviado por ele sendo entidades santificadas que tem o dever de nos ajudar a encontrar um caminho certo ou seja a maior diferença e a quantidades de seres santificados como Deus.

    Não creio que exista uma religião superior a outra e sim que exista caminhos diferentes mas que buscam um mesmo final sendo que por mais que diferente seja a religião ela buscará um único Deus.

    ResponderExcluir
  7. 1 e q todos nos obedecemos regras r da lorena
    1 q todos nos obdecemos regras r da brunna
    2 q em nossa religiao a gente segue a biblia e nao idolatra imagem resposta da lorena
    2 q em minha religiao nos seguimos a biblia e cremos em um so Deus resposta da brunna
    3 nao pois nao ha nenhuma melhor ou pior q a outra r da lorena
    3 nao pois nao ha nenhuma melhor ou pior q a outra r da brunna

    ResponderExcluir
  8. o islamismo é uma religião criada pelo maomé que adora o Deus alá e que seus servidores são chamados de muçulmanos, diz também que Maomé nasceu na cidade de meca na arabia saudita, viveu entra mercadores,
    Resposta 1°é que no islamismo a religião é muito certinha para eles e que maomé prega-va com jeito de que todos acreditavam nele, e seus discipulos tinham que acreditar em toda sua palavra;
    resposta 2° diferencia que na religião muçulmana a crença deles eram muito levada para o corão, e nessa religião se crẽ que o alá é o unico Deus deles;
    resposta 3° não existe pois todas as religiões que existem levam á um só Deus que por sua vez veio ao mundo para nos salvar;

    ResponderExcluir
  9. com a minha religião tem apenas uma parte em comum , que é a ressureição .
    E tambem alguns quesitos como crer que existe espirito santo , blibia , salvação entre outros .

    Profissão de Fé: Para uma mais ampla informação sobre a doutrina bíblica fundamental.


    2)-os islamistas creem em alá , minha religião cree em um só Deus .

    3)-Não existe a biblia pra ser seguida e um Deus pra ser louvado .

    aluna : Sara bueno dos santos 2'periodo B

    ResponderExcluir
  10. Respostas:
    1) O que eu vejo em comum entre minha religião entre o Islamismo é a crença monoteísta, ou seja, a crença em um único Deus.
    2) A diferença da minha religião para o Islamismo é que eles acreditam em um livro chamado "Corão" que foi deixado por Maomé, e a minha religião acredita em um livro chamado "Bíblia".
    3) Na minha opinião não existe uma religião superior a outra porque cada uma tem seus princípios e ensinamentos e cada um segue o que acha que deve seguir, o que acha certo seguir, pois cada um de nós temos livre arbítrio, ou seja o direto de fazermos as nossas proprias escolhas!!

    Gustavo F. Lima 2'B

    ResponderExcluir
  11. De acordo com o texto percebemos que o islamismo e muito diferente de nossa religiao ; para eles so existe um deus que e Alá e para eles Maomé foi um mensageiro de deus e tudo que ele pregava era obedecido.O livro sagrado deles e o Alcorão e para nos e a Biblia o livro mais pregado. Eles tambem acreditam que tudo que acontece de bem ou mal e culpa de Alá.E eles demonstram sua fé a todo momento e
    para fazer orações ja em nossa religiao e tudo diferente sao inumeras as diferenças.
    Observamos que o que temos em comum e que cremos em um so Deus.
    E o que mais diferencia e que tudo que ocorre e culpa de Alá.
    Em nossa opiniao nao existe religiao superior a outra cada pessoa cre na religiao e no Deus que ele quizer e um direito de todos .
    Jéssica Alves,Gláupia de Souza e Deyme Ferrelle 2°B

    ResponderExcluir
  12. De acordo com o texto percebemos que o islamismo e muito diferente de nossa religiao ; para eles so existe um deus que e Alá e para eles Maomé foi um mensageiro de deus e tudo que ele pregava era obedecido.O livro sagrado deles e o Alcorão e para nos e a Biblia o livro mais pregado. Eles tambem acreditam que tudo que acontece de bem ou mal e culpa de Alá.E eles demonstram sua fé a todo momento e
    para fazer orações ja em nossa religiao e tudo diferente sao inumeras as diferenças.
    Observamos que o que temos em comum e que cremos em um so Deus.
    E o que mais diferencia e que tudo que ocorre e culpa de Alá.
    Em nossa opiniao nao existe religiao superior a outra cada pessoa cre na religiao e no Deus que ele quizer e um direito de todos .
    Jéssica Alves,Gláupia de Souza e Deyme Ferrelle 2°B

    ResponderExcluir
  13. RESPOSTA DE DANIEL CARLOS 2° PERIODO B
    Eu conclui que o islamismo é uma religião monoteista que segue o livro "Corão",escrito pelo profeta Maomé.
    Maomé foi enviado pelo deus "alá".O islâmismo significa submisão, aquele que submete ao deus "Alá", os seguidores são chamados de mulçumanos.

    ResponderExcluir
  14. julio cesar 2 ano B
    O islamismo é uma religião.
    as diferenças leis e as roupas.

    ResponderExcluir
  15. Gideon Rosa 2° Periodo B

    Respostas:
    1- A minha religião é Envangélico eu acredito em só um Deus é aquele que está lá no ceu que um dia mandou o seu filho unico para morrer e nos salvar por isso eu acredito só em um Deus. Os Ilasmismo acreditaa em Deus, mas acredita que Maomé foi um eviado por Deus e eu não acredito por que na Biblia não fala do profeta Maomé.

    2- A diferença é que minha elegião só acredita na biblia e não em Maomé porque na biblia não fala de Maomé e nem de deus Alá eu acredito que Alá e do diabo

    3- Não mas te religião que e certa de seguir que é o envangélico porque o envangélico fala de Deus que nos criou fala de Jesus, da criação etc...

    ResponderExcluir
  16. Na minha religião tem apenas uma parte em comum , que é a ressureição .
    E também alguns quesitos como crer que existe espirito sato, biblía , salvação entre outros.

    Profissão de Fé: Para uma mais ampla informação sobre a doutrina bíblica fundamental.

    2)' Os islamistas creem em alá , é a minha religião cree em um so Deus .

    3)' Não existe a biblía pra ser seguida e um Deus pra ser louvado .

    Aluna : kelly Venâncio De Camargo

    ResponderExcluir
  17. Resposta 1° no islamismo a religião é muito rigida para eles e que maomé pregava o corão jeito de que todos acreditavam nele, e seus discipulos tinham que acreditar em toda sua palavra;
    resposta 2° diferencia que na religião muçulmana eles acreditão o que maome pregou seguindo o corão escrito por alá.
    resposta 3° não esxiste uma religião mais que a outratodas tem queser respeitadas.

    Daniel de almeida

    ResponderExcluir
  18. o que nos temos em comum e que nos acreditamos em um unico deus .
    a minha religiao e muito diferente do islamismo ,eles seguem regras muito severas e eles pregam que os judeus e os cristao sao inimigos deles e devem matar.nao existe uma religiao superior a outra ,crendo que existe um deus que tudo pode . aluna jessica de araujo silva

    ResponderExcluir
  19. A minha Religião agredida em Deus que está no céu o todo poderoso e eu acho que eles não tem nada em comum se eles acredidar em Deus pode até acreditar


    Deleon Rosa

    E o que mais diferencia entre elas é a roupa

    Em sua opinião existe uma religião superior a outra? Justifique suas respostas.Náo

    ResponderExcluir
  20. minha religiao e so de um deus;e o do islamismo e de varios deus

    a minha eso de um deus e a deles ecrer

    eu acho que todas sao todas iguais

    clesio batista2´b

    ResponderExcluir
  21. Ayrton Let :D

    O islamismo e uma religião criado por maomé que tem o
    seu Deus chamado de Alá, que uma religiões monoteístas baseada nos ensinamentos de Maomé contidos no livro sagrado islâmico, o Corão. A palavra islã significa submeter, e nos nao sabemos o que e isso e os Os muçulmanos estão divididos em dois grandes grupos:os Sunitas e os Xiitas.

    ResponderExcluir
  22. Itamar =P
    1-O que tem em comum entre minha religião e o Islamismo é a crença monoteísta, ou seja, a crença em um único Deus.
    2-A diferença da minha religião para o Islamismo é que eles acreditam em um livro chamado "Corão" que foi deixado por Maomé, e a minha religião acredita em um livro chamado "Bíblia".
    3-Eu acho que nao existe religioes superiores a outras pois todas creem em um deus e t5odos tem direito de escolher o que acha que e bom para ele.

    ResponderExcluir
  23. 1> O islamismo e uma religião mais rigida do q as do nosso tempo.A minha religiao tem em comum com o islamismo e quea creditamos em um unico deus.

    2> A diferença é que minha elegião só acredita na biblia e não em Maomé porque na biblia não fala de Maomé e nem de deus Alá eu acredito que Alá e do diabo

    3> Não mas te religião que e certa de seguir que é o envangélico porque o envangélico fala de Deus que nos criou fala de Jesus, da criação etc...

    ResponderExcluir
  24. Jéssica Caroliny : 2°A

    O Islamismo é atualmente a segunda maior religião do mundo, dominando acima de 50% das nações em três continentes. O número de adeptos que professam a religião mundialmente já passa dos 935 milhões. O objetivo final do Islamismo é subjugar o mundo e regê-lo pelas leis islâmicas, mesmo que para isso necessite matar e destruir os “infiéis ou incrédulos” da religião. Segundo eles, Alá deixou dois mandamentos importantes: o de subjugar o mundo militarmente e matar os inimigos do Islamismo -- judeus e cristãos.
    Bom pelo q vi no texto entendi q o islamismo e muito diferente de nossa religiao , para eles so existe um deus que e Alá e para eles Maomé foi um mensageiro de deus e tudo que ele pregava era obedecido.O livro sagrado deles e o Alcorão e para nos e a Biblia o livro mais pregado. Eles tambem acreditam que tudo que acontece de bem ou mal e culpa de Alá.E eles demonstram sua fé a todo momento e
    para fazer orações ja em nossa religiao e tudo diferente sao inumeras as diferenças.
    Observamos que o que temos em comum e que cremos em um so Deus.
    E o que mais diferencia e que tudo que ocorre e culpa de Alá.
    Em nossa opiniao nao existe religiao superior a outra cada pessoa cre na religiao e no Deus que ele quizer e um direito de todos .

    ResponderExcluir
  25. eu acho q na religião cada um tem a sua mais todos tem q acreditar num so Deus.
    entre a minha religião e a do islamismo é muito diferente eles seguem regras muito rigorosas matam gente sem motivo e q temos de incomum é q acreditamos em um so Deus

    ResponderExcluir
  26. Entre a minha religiao e a do islamismo a unica coisa que temos em comum é que acreditamos em DEUS porque a religiao que o islamismo segue é muito severa eles pregam que os judeus e os cristaos sao inimigos deles e devem mata-los.

    Na minha opiniao nao existe uma religiao superior a outra cada pessoa acredita na sua religiao e cada r5eligiao possui suas regras a minha religiao nao prega nada que fala no islamismo,acho que esta religiao que os islamitas seguem é pura bobeira voce nao precisa matar uma pessoa so por achar que ela é sua inimiga...

    Na minha opiniao nenhuma religiao é superior a outra cada um segue a religiao que quer e acredita no que quer...

    ResponderExcluir
  27. De acordo com o texto percebemos que o islamismo e muito diferente de nossa religiao ; para eles so existe um deus que e Alá e para eles Maomé foi um mensageiro de deus e tudo que ele pregava era obedecido.
    O Islamismo crê que haverá o dia da ressurreição e julgamento do bem e do mal.
    Neste grande dia, todos os feitos do homem, seja bem ou mal, serão colocados na balança.
    Maomé para eles era um sacerdote de um Deus, que ele ouvia oque esse deus dizia e passava para a população..
    Maomé começou sua pregação, quando, segundo a tradição, teve uma visão do anjo Gabriel, que lhe revelou a existência de um Deus único.
    O islamismo afirma que Maomé é o último e o mais importante dos profetas que ja existiu em toda religião Islã.O Islamismo afirma também que maomé e Ala são os unicos Deuses que ja existiram.A religião islã e muito diferente da minha pois ela prega um conteudo que todos nos devemos ser contra pelo meio que ela é pregada e ensinada pelos seus segdores.
    Creio que para a maioria de todos nós crê em um Deus que vive e reina hoje e sempre, e ele vai voltar para buscar o seu povo que serve e obedece a sua palavra. Isso não significa que a minha religião e a melhor superior a todas as outras, mas por segui-la creio que ela seja a mais adequada a ser seguida....

    ResponderExcluir
  28. A única coisa que eu observo em comum entre as religião e que elas seguem um livro "corão ou bíblia". A diferença entre eles são o modo de ver a religião o jeito de obedecer pregar a religião.Na minha opinião acho que nenhuma religião e melhor que oputra, cada um segue o que bem entender .

    Bruna Caroline de Oliveira. 2°P "A"

    ResponderExcluir
  29. 1°: Minha religião e uma religião mais liberal, ela tem as mulheres como pessoas e não objetos do homem como o islamismo
    2°: O islamismo tem as outras religiões como 'monstros' e que devem ser eliminados, tem as outras como um ser impuro e que no juízo final todos vão para o inferno.
    O livro sagrado do islamismo ( corão ) segundo o texto foi ditado por alá o Deus unico.
    3°: Não pra mim nao a uma religiao que e superior a outra. Todas as religioes acreditam na sua crenças e acho que por conta disso nao a uma melhor que a outra.

    lucas Araújo, 2°período A

    ResponderExcluir
  30. Acho muito interessante a cultura desse povo,e repeito a religião deles, só que as disputas entre os clãs por quererem ser os verdadeiros seguidores de Maomé é muito preocupante,principalmente quando se trata de terrorismo, homens e mulheres bombas,uma situação muito tensa, como o ser humano pode chegar há esse ponto,querer passar por cima de outros, para uma questão religiosa que deveria trazer a paz e não a destruição.
    Tem certas coisas que eu não concordo nos costumes, na cultura deles, que é o caso de uma mulher adultera ser apredeijada ate a morte, acho um absurdo, tantas outros crimes piores que não deixam de ser pecado, passam despercebidos.
    Eu os respeito, mais não concordo com seus costumes, acho que eles se precipitam muito em questões de religião e com a forma de governo.

    ResponderExcluir
  31. na minha religião tem só uma parte em comum a ressurreição....
    Para eles o Deus e Ala
    mas o unico Deus e o nosso salvador...
    O islamismo cree em Alá eu creio em Deus.
    Não existe uma biblia para ser seguida e sim umj Deus para ser louvado.

    ResponderExcluir
  32. O Islamismo atualmente e a segunda maior religiao no mundo perdendo apenas para o cristanismo!
    O Islamismo cre em um deus superior que se chama Ala!
    Que segundo o islamismo enviou Maome para espandir o islamismo pela cidade de Meca que fora considerado um louco pois ninguem acreditava nele!
    Entao Maome fora pra Yatreb que la casara com uma mulher rica e onde ele obteve condições para difundir divulgar e e expandir o Islamismo!


    Mas eu acho que cada um segue a religiao onde se sente mais a vontade!

    mais eu tenho a minha religiao sigo a que eu acho mais certo e nao critico a de niguem e nao acho nem um pouco bem eles criticarem a minha!
    e minha religiao com a deles nao tem nada em comum e nada de diferente.

    E acho que nenhume religiao e melhor que a outra!
    porque qualquer religiao que tem Deus e uma religiao digna!

    ResponderExcluir
  33. 1)
    Uma das quatro religiões monoteístas baseada nos ensinamentos de Maomé chamado “O Profeta”, contidos no livro sagrado islâmico, o Corão. A palavra islã significa submeter, e exprime a submissão à lei e à vontade de Alá. Seus seguidores são chamados de muçulmanos, que significa aquele que se submete a Deus.
    O Islamismo e muito diferente de nossa religiao, para eles so existe um deus que e Alá e para eles Maomé foi um mensageiro de deus.Maomé seguia um livro a qual ele julgava; o Corão contém a mensagem de Deus.

    2)
    O Islamismo e uma religio q segue o livro o Corão deixado por Alá e pregado por Maomé.
    Eu creio numa unica religao q segue a Biblia.

    3)
    Na minha opinião não existe uma religião superior a outra porque cada uma tem seus princípios e ensinamentos e cada um segue o que acha que deve seguir.

    Guilherme Alberto Paes
    2 A

    ResponderExcluir
  34. Giselle Simões
    A minha religião acredita em um só Deus,pois a propiá bíblia fala que temos que crer em só um Deus e temos que seguir a palavra de Deus,fazer as coisas que Deus nós manda fazer.
    e o islamismo fala da coisas contrarias de Deus por exemplo,no corão ou seja a bíblia deles fala que só tem dois mandamentos e são dez mandamentose um dos mandamentos dos islamismo e matar todos aqueles que não seguirem a sua religião...

    ResponderExcluir

Atenção...
Seu comentário será visto por várias pessoas, cuidado com o que escreve...