terça-feira, 19 de outubro de 2010

Guerra fria



Guerra Fria

Introdução
A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo.
A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.
A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coréia e no Vietnã.

Paz Armada
Na verdade, uma expressão explica muito bem este período: a existência da Paz Armada. As duas potências envolveram-se numa corrida armamentista, espalhando exércitos e armamentos em seus territórios e nos países aliados. Enquanto houvesse um equilíbrio bélico entre as duas potências, a paz estaria garantida, pois haveria o medo do ataque inimigo. 
Nesta época, formaram-se dois blocos militares, cujo objetivo era defender os interesses militares dos países membros. A OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (surgiu em abril de 1949) era liderada pelos Estados Unidos e tinha suas bases nos países membros, principalmente na Europa Ocidental. O Pacto de Varsóvia era comandado pela União Soviética e defendia militarmente os países socialistas.
Alguns países membros da OTAN : Estados Unidos, Canadá, Itália, Inglaterra, Alemanha Ocidental, França, Suécia, Espanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Áustria e Grécia.
Alguns países membros do Pacto de Varsóvia : URSS, Cuba, China, Coréia do Norte, Romênia, Alemanha Oriental, Albânia, Tchecoslováquia e Polônia.
Corrida Espacial
EUA e URSS travaram uma disputa muito grande no que se refere aos avanços espaciais. Ambos corriam para tentar atingir objetivos significativos nesta área. Isso ocorria, pois havia uma certa disputa entre as potências, com o objetivo de mostrar para o mundo qual era o sistema mais avançado. No ano de 1957, a URSS lança o foguete Sputnik com um cão dentro, o primeiro ser vivo a ir para o espaço. Doze anos depois, em 1969, o mundo todo pôde acompanhar pela televisão a chegada do homem a lua, com a missão espacial norte-americana.
Caça às Bruxas
Os EUA liderou uma forte política de combate ao comunismo em seu território e no mundo. Usando o cinema, a televisão, os jornais, as propagandas e até mesmo as histórias em quadrinhos, divulgou uma campanha valorizando o "american way of life". Vários cidadãos americanos foram presos ou marginalizados por defenderem idéias próximas ao socialismo. O Macartismo, comandado pelo senador republicano Joseph McCarthy, perseguiu muitas pessoas nos EUA. Essa ideologia também chegava aos países aliados dos EUA, como uma forma de identificar o socialismo com tudo que havia de ruim no planeta.
Na URSS não foi diferente, já que o Partido Comunista e seus integrantes perseguiam, prendiam e até matavam todos aqueles que não seguiam as regras estabelecidas pelo governo. Sair destes países, por exemplo, era praticamente impossível. Um sistema de investigação e espionagem foi muito usado de ambos os lados. Enquanto a espionagem norte-americana cabia aos integrantes da CIA, os funcionários da KGB faziam os serviços secretos soviéticos.
"Cortina de Ferro"
Após a Segunda Guerra, a Alemanha foi dividida em duas áreas de ocupação entre os países vencedores. A República Democrática da Alemanha, com capital em Berlim, ficou sendo zona de influência soviética e, portanto, socialista. A República Federal da Alemanha, com capital em Bonn (parte capitalista), ficou sob a influência dos países capitalistas. A cidade de Berlim foi dividida entre as quatro forças que venceram a guerra : URSS, EUA, França e Inglaterra. No final da década de 1940 é levantado Muro de Berlim, para dividir a cidade em duas partes : uma capitalista e outra socialista. É a vergonhosa "cortina de ferro". 
Plano Marshall e COMECON
As duas potências desenvolveram planos para desenvolver economicamente os países membros. No final da década de 1940, os EUA colocaram em prática o Plano Marshall, oferecendo ajuda econômica, principalmente através de empréstimos, para reconstruir os países capitalistas afetados pela Segunda Guerra Mundial. Já o COMECON foi criado pela URSS em 1949 com o objetivo de garantir auxílio mútuo entre os países socialistas.
Envolvimentos Indiretos
Guerra da Coréia : Entre os anos de 1951 e 1953 a Coréia foi palco de um conflito armado de grandes proporções. Após a Revolução Maoista ocorrida na China, a Coréia sofre pressões para adotar o sistema socialista em todo seu território. A região sul da Coréia resiste e, com o apoio militar dos Estados Unidos, defende seus interesses. A guerra dura dois anos e termina, em 1953, com a divisão da Coréia no paralelo 38. A Coréia do Norte ficou sob influência soviética e com um sistema socialista, enquanto a Coréia do Sul manteve o sistema capitalista.
Guerra do Vietnã: Este conflito ocorreu entre 1959 e 1975 e contou com a intervenção direta dos EUA e URSS. Os soldados norte-americanos, apesar de todo aparato tecnológico, tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongues (apoiados pelos soviéticos) nas florestas tropicais do país. Milhares de pessoas, entre civis e militares morreram nos combates. Os EUA saíram derrotados e tiveram que abandonar o território vietnamita de forma vergonhosa em 1975. O Vietnã passou a ser socialista. 
Fim da Guerra Fria
A falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980. Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas são reunificadas. No começo da década de 1990, o então presidente da União Soviética Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados. Com reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas.



         Bom dia, após a leitura do texto acima e a analise das imagens, justifique o termo "Guerra Fria".
         Em um breve texto responda a seguinte indagação:
"A guerra fria gerou pontos positivos para a sociedade?"
         Capriche em suas respostas!!!
Carla de Deus - Professora de História- 9º ano "A" e "B".


45 comentários:

  1. Ela teve inicio depois da Segunda Guerra Mundial quando os Estados Unidos e a união Soviética resolvem disputar a politica militar e econômica do mundo. A Guerra Fria não pode ser definida como uma guerra de armamento, bombas e mortes, mas sim como uma guerra politica envolvendo a economia.
    Eu acho que a Guerra Fria gerou pontos positivos para a sociedade.

    ResponderExcluir
  2. A Gurra Fria tem inicio logo depois a segunda guerra mundial a guerra fria vem de um conflito que aconteceu apenas no campo ideologica.
    a expancao explica muito bem este periodo a existencia da paz armada .
    eu acho que a guerra fria gerou muitos pontos positivos para a sociedade.

    ResponderExcluir
  3. Bárbara Wolpp
    o termo ''guerra fria'' é porque a foi uma guerra sem armamentos, sem uma guerra com mortes, foi uma guerra calma, que disputavam apenas quem era o melhor, mas é claro que els tinham armas guardadas para se um dos polos resolverem atacar.

    ResponderExcluir
  4. Esse periodo foi chamado de guerra fria porque foi uma guerra, mas não foi uma guerra como as outras, eles disputavam quem era o polo melhor ou mais avançado, foi uma guerra mas uma guerra calma, que não teve mortes ou destruição.

    ResponderExcluir
  5. Ana Flávia Bárbara Wolpp

    sim, porque com a guerra muitos paises correram atras do desenvolvimento para ficar na frente com a guerra.. mas oq eu naão estavam participando da guerra estavam aliados aos que estavam e mesmo assim se sairam bem.. mas os que perderam talvez tiveram dividas para pagar o valor de tanto desenvolvimento, os paises que ganharam concerteza estavam mais desenvolvidos.. mas os que não ganharam tambem pq mesmo assim correram atras do desenvolvimento'

    ResponderExcluir
  6. Guerra fria é o termo usado para significar uma guerra sem combate, sem combate armado. Porém, é conhecido também como Guerra Ideológica, onde havia somente a disputa do capitalismo (EUA) e o socialismo (Antiga URSS).

    Nathália G.

    ResponderExcluir
  7. A Guerra Fria teve inicio depois a segunda guerra mundial,pois os EUA e a Uniao sovietica disputaram.Entao a guerra fria foi um dos pontos positivos mais importantes..

    ResponderExcluir
  8. igor

    A guerra fria foi uma guerra do capitalismo contra o socialismo que tinha como principais aliados os EUA(com o capitalismo) e a Uniao Sovietica(com o socialismo) foi uma guerra sem armas pois os dois paises estavam carregados de armamentos nucleares entao se tivesse uma batalha armada iria destruir os dois paises podendo ate acabar com a populaçao do mundo e tambem por que els tinham feito um acordo da paz armada

    ResponderExcluir
  9. A Guerra Fria teve ínicio logo depois da segunda Guerra Mundial , onde a união soviética foi disputar uma política econômica e militar com o mundo. A Guerra Fria foi apenas uma expressão de conflito em um campo ideológico.
    Eu acredito que a guerra fria fez com que gerasse muitos pontos positivos.

    ResponderExcluir
  10. A guerra fria teve inicio depois a segunda guerra mundial, depois os EUA e a Uni'ao sovietica disputava. Ent'ao a guerra fria foi um dois pontos positivos mais importantes.A segunda guerra mundial vem com um conflito que aconteceu apenas no campo ideologica..a guerra fria gerol inumeros pontos legais pra nos.

    ResponderExcluir
  11. A guerra fria é a designação dada ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos (EUA), defensores do capitalismo, e a União Soviética (URSS), defensora de uma forma de socialismo, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética.
    Samara R

    ResponderExcluir
  12. A GUERRA TEVE INICIO QUANDO O ESTADOS UNIDOS E A UNIÃO SOVIÉTICA RESOLVERÃO DISPUTAR A ECONOMIA E A POLÍTICA MILITAR DO MUNDO,UM QUERENDO PREGAR O SOCIALISMO E O OUTRO O CAPITALISMO ASSIM GEROU A GUERRA FRIA QUE VEM DE UM CONFLITO QUE ACONTECEU APENAS NO CAMPO IDEOLÓGICA.

    ResponderExcluir
  13. Gabriella

    A guerra fria foi uma guerra bem difernte das outras pois nao tiveram armas e foi silenciosa e teve inicio apos a segunda guerra mundial. Uma guerra capitalista e socialista uma guerra no campo ideologico.

    ResponderExcluir
  14. Bom, na minha opinião o termo guerra fria pode se dizer como: Ela teve inicio depois da Segunda Guerra Mundial quando os Estados Unidos e a união Soviética resolvem disputar a politica militar e econômica do mundo. A Guerra Fria não pode ser definida como uma guerra de armamento, bombas e mortes, mas sim como uma guerra politica envolvendo a economia.

    <<< N@t@n C@rlo$ D@ $!lv@ >>>

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. A guerra fria teve inicio logo apos a segunda guerra mundial os EUA e a UNIÃO SOVIETICA vão desputar politica e economia. Sua definição aconteceu apenas no campo ideologico.

    ResponderExcluir
  17. a guerra fria é indentificada como uma guerra sem armas , e sim como guerra econômica entre o capitalismo e sosialismo. os principais países que participaram desta guerra foram: EUA e URSS . Eu acho que a guerra fria foi melhor do que a primeira e a segunda guerra mundial. também acho que foi bom por que não teve destruição de territorio, não teve morte, não teve pessoas feridas...
    dayanne.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Gabriella e Igor

    sim porque ajuodu muitos países a se desenvolverem e tambem espandiu o comercio entre paises a unica coisa ruim foi que mesmo com a paz armada tiveram guerras com armamentos no vietinã, matando pessoas inocemtes.

    ResponderExcluir
  20. A Guerra Fria teve início logo após a segunda Guerra Mundial, onde a união soviética teve que disputar a hegemonia politica e militar.A guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico.
    Eu acho que a guerra fria gerou muitos pontos positivos.

    ResponderExcluir
  21. A guerra fria teve inicio apos a segunda guerra mundial
    os estado unidos e aniao suvieicaa hemogenia politica e economia guerra fria tem esse nome porque foi uma guerra sem armas bombas e coisas do tipo...
    a guerra fria teve pontos positivos

    ResponderExcluir
  22. O termo guerra fria não foi uma guerra de armas de fogo mais foi com politica e o governo: e também foi um conflito militar onde aconteceu em um campo ideológico.

    A Guerra Fria fez com que gerasse muitos pontos possitivos.

    ResponderExcluir
  23. Ponto Positivo: Desenvolvimento tecnologico (o capitalismo venceu pois transformava a inovação militar em Civil pra quem não sabe GPS era dispositivo militar pra teleguiar misseis), Evidencia da ineficiencia de um Socialismo "unico" ou seja de uma só nação ou uma pequena parcela somente do mundo.
    Samara R e Nathália Gonçalves!

    ResponderExcluir
  24. A guerra fria teve inicio após a segunda guerra mudial,e o seu fim foi afalta de democracia, acrise nas republicas sovieticas aceleraram a crise do socialismo,e em 1989 o muro de berlim cai.

    ResponderExcluir
  25. A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo. aluna:Valéria

    ResponderExcluir
  26. Eu acho que a Guerra fria tem inicio bem longo depois a segunda guerra mundial.Com reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas.
    com que tudo que aconteceu eu ainda acho que teve muitos pontos positivo.

    ResponderExcluir
  27. A GUERRA FRIA TEVE INICIO LOGO APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL QUANDO FOI O CONFLITO POLÍTICO QUE ACONTECEU ENTRE OS ESTADOS UNIDOS (DEFENSORES DO CAPITALISMO)E A UNIÃO SOVIÉTICA (DEFENSORES DO SOCIALISMO). QUE RESOLVERÃO DISPUTAR A ECONOMIA E A POLÍTICA MILITAR ESSA DEFINIÇÃO ACONTECEU NO CAMPO IDEOLÓGICO ASSIM GEROU A GUERRA FRIA!!!!

    ResponderExcluir
  28. As imagens representa a guerra fria com seus mascote,E ai que começa a falar da guerra fria que começou depois da segunda guerra mundial e foi um conflito no campo edeológico.
    A guerra fria não foi uma guerra de armas,bombas e etc.E sim uma guerra de politica econômica.

    ResponderExcluir
  29. a guerra fria nao foi uma guerra de fato, ela foi uma guerra armamentista e de ideologia onde tinha como arma a tecnologia. quem apoiava o socialimos era aliado da uniao suvietica e quem apoiava o capitalimo era aliado dos EUA. a guerra fria teve como final a vitoria do capitalimo.

    sim a guerra fria gerou sim pontos positivos para a sociedades ela trouxe avancos na tecnologia, e emplatou melhor a ecomonia do mundo .
    alunas isabela e ana jessica 9ano b

    ResponderExcluir
  30. Lorraynne Samara 9'a'

    A guerra fria teve inicio depois da 2 guerra mundial pelos conflitos da alemanha e a uniao sovietica, a alemanha foi derrotada entao foi governada pela uniao sovietica.com o comando da uniao sovietica eles construiram um muro chamado 'muro de Berlim' com esse muro dividiu estados unidos em dois socialista e capitalista.foi dai que teve o inicio da guerra fria e com essa guerra teve varios pontos possitivos como :fabricaçao de armas,troxe mais avanço atecnologia e etc ...
    mais tambem teve pontos negativos como :distruiçao na cidade ,mortes e feridos
    no final o socialista acabou vencendo.

    ResponderExcluir
  31. Os pontos positivos da Guerra Fria foi devido ao Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coréia e no Vietnã,estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.E os Negativos causarão varias mortes,destruições em varios lugares e atráves disso tudo troce os SOCIALISTAs que acabaram ganhando.

    Jeovanna Cássia e Hellen Kecia

    ResponderExcluir
  32. A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, com os Estados Unidos e a União Soviética, com a disputa por Politica e Economia. Os EUA é um país Capitalismo e URSS um país Socialista.Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coréia e no Vietnã.

    Jeovanna Cássia 9°"B"

    ResponderExcluir
  33. A guerra fria nao foi uma guerra de fato, ela foi uma guerra armamentista e de ideologia onde tinha como arma a tecnologia. quem apoiava o socialimos era aliado da uniao suvietica e quem apoiava o capitalimo era aliado dos EUA. a guerra fria teve como final a vitoria do capitalismo.
    A Guerra Fria fez com que gerasse muitos pontos possitivos.

    ResponderExcluir
  34. A Guerra Fria foi um conflito ideológico entre o capitalismo (Estados Unidos) e o Socialismo (União Soviética). A Guerra teve início logo após a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria teve vários efeitos negativos, como também positivos, como: com a competição entre os dois blocos (capitalismo e socialismo) para obter mais aliados, eles queriam ter mais tecnologia, com isso, os blocos e por consequência o mundo, teve grande aumento tecnológico e esportivo.
    E no final de tudo o capitalismo teve a vitória.

    José Carlos 9º "A".

    ResponderExcluir
  35. A "Guerra Fria" é a designação dada ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos (EUA), defensores do capitalismo, e a União Soviética (URSS), defensora do socialismo, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética.

    É chamada "fria" porque não houve qualquer combate físico, embora o mundo todo temesse a vinda de um novo combate mundial por se tratar de duas potências com grande arsenal de armas nucleares. Norte-americanos e soviéticos travaram uma luta ideológica, política e econômica durante esse período. Se um governo socialista fosse implantado em algúm país do Terceiro Mundo, o governo norte-americano via aí logo uma ameaça aos seus interesses; se um movimento popular combatesse um governo alinhado aos EUA, logo receberia apoio soviético.

    Brunno henryque 9° "A"

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. A Guerra Fria foi um conflito ideológico entre o capitalismo (Estados Unidos) e o Socialismo (União Soviética). A Guerra teve início logo após a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria teve vários efeitos negativos, como também positivos, como: com a competição entre os dois blocos (capitalismo e socialismo) para obter mais aliados, eles queriam ter mais tecnologia, com isso, os blocos e por consequência o mundo, teve grande aumento tecnológico e esportivo.
    E no final de tudo o capitalismo teve a vitória.

    Matheus Santos 9º"A"

    ResponderExcluir
  38. A Guerra Fria foi um conflito que aconteceu depois da Segunda Guerra Mundial entre os Estados Unidos defensores do capitalismo e a União Soviética defensores do socialismo.
    E a Guerra Fria teve varios pontos positivos como um deles o avanço a tecnologia e também teve pontos negativos como destruição das cidades e etc...
    Mas quem teve a vitória foi o capitalismo.

    Patrícia 9"A"

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS ou seja foi uma guerra sem armamentos e destruiçoes,pois eles estavam disputando quem tinha o maior polo,ate por que se eles fizesem uma guerra com todos os armamentos que eles tinham,seria o fim dos dois paises e provavelmente da vida no planeta Terra.
    A guerra fria teve varios pontos negativos,mas tambem teve muitos pontos positivos como um deles os avaços tecnologicos.
    Mas quem obteve a vitória foi o capitalismo!!!

    SAmara Fernanda 9°"A"

    ResponderExcluir
  41. A Guerra Fria foi um conflito ideológico entre os (Capitalismo E.U.A e Socialismo URSS).A Guerra teve início logo após a Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria teve vários efeitos negativos, como também positivos, como: com a competição entre os dois blocos (capitalismo e socialismo) para obter mais aliados, eles queriam ter mais tecnologia, com isso, os blocos e por consequência o mundo, teve grande aumento tecnológico e esportivo.
    E no final de tudo o capitalismo teve a vitória.
    É chamada "fria" porque não houve qualquer combate físico, embora o mundo todo temesse a vinda de um novo combate mundial por se tratar de duas potências com grande arsenal de armas nucleares.
    Jhonattan.O 9°

    ResponderExcluir
  42. É chamada "fria" porque não houve qualquer combate físico, embora o mundo todo temesse a vinda de um novo combate mundial por se tratar de duas potências com grande arsenal de armas nucleares. Norte-americanos e soviéticos travaram uma luta ideológica, política e econômica durante esse período. Se um governo socialista fosse implantado em algúm país do Terceiro Mundo, o governo norte-americano via aí logo uma ameaça aos seus interesses; se um movimento popular combatesse um governo alinhado aos EUA, logo receberia apoio soviético.
    Bruny Kellen

    ResponderExcluir
  43. Ela teve inicio depois da Segunda Guerra Mundial quando os Estados Unidos e a união Soviética resolvem disputar a politica militar e econômica do mundo. A Guerra Fria não pode ser definida como uma guerra de armamento, bombas e mortes, mas sim como uma guerra politica envolvendo a economia.
    Eu acho que a Guerra Fria gerou pontos positivos para a sociedade.


    Amanda Costa 9º B

    ResponderExcluir
  44. Guerra fria é o termo usado para significar um guerra sem combate, sem combate armado. Porém, é conhecido também como Guerra Ideológica, onde havia somente a disputa do capitalismo (EUA) e o socialismo (Antiga URSS).

    Os pontos positivos foram que não foi uma guerra declarada, pois os EUA e a URSS não chegaram a se enfrentar diretamente, portanto não houve mortes nem ataques violentos,além de que, essa guerra ajudou a unificar os países da AMÉRICA, pois muitos países americanos(inclusive o Brasil) passaram a apoiar os EUA nessa guerra.

    Os pontos negativos foram que os países capitalistas tiveram de cortar as relações ecônomicas com os países socialistas e isso fez que cidades fossem divididas entre parte oriental(socialista) e ocidental(capitalista), que foi o caso da cidade de Berlim, e isso fez que parentes e amigos fossem separados durante muitos anos.

    Rafaela de Oliveira 9°B

    ResponderExcluir
  45. foi um conflito contra o capitalismo e o socialismo ela foi caracterizada com uma guerra sem armas.
    Ela aconteceu depois da segunda guerra mundial. ela envolveu a economia.

    ResponderExcluir

Atenção...
Seu comentário será visto por várias pessoas, cuidado com o que escreve...