quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A Industrialização em Itaberaí


OS REFLEXOS DA INDUSTRIALIZAÇÃO NA CIDADE DE ITABERAÍ.

 

O Brasil tem deixado de ser um país de economia agrária e de população predominantemente rural para tornar-se um país urbano e industrial. Atualmente, de cada 100 brasileiros, 80 vivem em áreas urbanas e apenas 20 moram no campo. A urbanização brasileira foi estimulada pela expansão da atividade industrial iniciada entre o final do século XIX e início do século XX. Porém, essa industrialização não ocorreu de forma uniforme por todo país e a concentração industrial se deu, sobretudo em SP e Rio de Janeiro (sudeste) devido; - presença, nessas áreas, de mão-de-obra mais qualificada e apta a operar as máquinas. - existência de mercado consumidor mais amplo, onde os produtos fabricados seriam mais facilmente comercializados. - proximidade com as fontes de matérias-primas, como ferro e carvão. - melhor infra-estrutura para implantação e funcionamento das atividades industriais como energia elétrica, vias de acesso e circulação das mercadorias produzidas.
A industrialização provocou o deslocamento de um enorme contingente populacional do campo para a cidade fenômeno este que ficou conhecido como êxodo rural. Porém, outros fatores contribuíram para que isso ocorresse, dentre eles podemos citar: - com a modernização do campo, as máquinas substituíram boa parte da mão-de-obra do campo. Com isso, os trabalhadores rurais foram dispensados e partiram para as cidades em busca de empregos. - a falta de apoio técnico e financeiro levou pequenos proprietários rurais a venderem ou perderem suas terras para pagar dívidas bancárias. Essas pessoas foram para as cidades em busca de melhores condições de vida. - a expansão dos direitos trabalhistas dos trabalhadores do campo, com a criação do Estatuto do Trabalhador Rural , em 1963, fez com que muitos proprietários rurais dispensassem parte dos funcionários como forma de reduzir os gastos com pagamento dos benefícios trabalhistas (salário mínimo, décimo terceiro e férias remuneradas). O processo de crescimento acelerado da população urbana fez com que muitas cidades crescessem e se tornassem grandes centros urbanos.
Portanto há dois conjuntos básicos de fatores que condicionam a urbanização: os atrativos, que atraem populações para cidades; e os repulsivos que as repelem do campo.
 A exemplo de outras cidades, Itaberaí vem crescendo, nos últimos vinte anos, impulsionada pelo desenvolvimento industrial. Os fatores atrativos da urbanização, da cidade de Itaberaí, estão ligados basicamente ao processo de industrialização, as transformações provocadas na cidade pela indústria, favorecida pelas transformações no campo e pela falta de estrutura de outras regiões do país. Com isso torna-se freqüente a vinda de pessoas de municípios vizinhos e de outros estados brasileiros, sobretudo das regiões Norte e Nordeste, em busca de trabalho. Essas famílias que chegam à cidade passam a fazer parte da população que precisa ser atendida pelos sistemas de saúde e educação, mas passam também a contribuir com o crescimento do comércio da cidade.
 A urbanização que vinha ocorrendo aqui em Itaberaí acontecia de forma gradativa. A cidade vinha se estruturando lentamente para absorver os migrantes, havendo melhorias na infra-estrutura urbana e aumento da geração de empregos. Mas é fato que  nos recentes últimos anos essas migrações aumentaram consideravelmente. O ritmo acelerado do crescimento urbano coloca a cidade numa situação difícil, pois quase que da noite para o dia os serviços públicos sofrem um significativo aumento de demanda que nem sempre é possível de ser atendida.
O crescimento urbano e a necessidade de novas moradias para a população que chega promovem mudanças também no mercado imobiliário. Como não há moradias próprias para todos, sobem os preços dos aluguéis e dos imóveis. Esse mesmo crescimento urbano, se ocorrer de forma desordenada, pode trazer problemas graves para a cidade, relacionados à infra-estrutura. Cria-se, assim, um meio social extremamente favorável a proliferação de outros problemas: a violência urbana, roubos, assaltos, assassinatos, atingem as pessoas todo o ano fazendo muitas vitimas fatais. É por essas razões que o estresse é o “mal do século”, atingindo principalmente os habitantes das grandes metrópoles.
Itaberaí é hoje uma cidade pólo para a região onde está localizada, mas é fato que a mesma tem dificuldades de absorver tamanha quantidade de migrantes, e isso logo pode transformar-se num outro grave problema: o aumento do numero de pessoas desempregadas.

Há que se considerar, então que a industrialização é a grande responsável pelo crescimento urbano, mas que esse crescimento tem aspectos positivos e negativos que a cidade precisa assimilar e conviver com eles.

 QUESTÃO: 
 VOCÊ CONCORDA QUE A INDUSTRIALIZAÇÃO TEM PROVOCADO O CRESCIMENTO URBANO DA CIDADE DE ITABERAÍ? QUAIS SÃO OS ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DESSA URBANIZAÇÃO PROVOCADA PELO PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO DA CIDADE DE ITABERAÍ?
 

32 comentários:

  1. sim.porque alguns pessoas faltavam apoio técnico e financeiro por isso que levou pequenos proprietários rurais a venderem ou perderem suas terras para pagar dívidas bancárias.

    ResponderExcluir
  2. Sim acredito que ele seja responsavel pelo desenvolvimento da cidade de itaberai.Os aspectos positivos seria o crescimento da economia e da importancia da produçao da cidade para com o pais.Ja os pontos negativos seria como dito no texto mas tambem acredito que aja outro problema o esquecimento dos problemas sociais pelo governo e com isso gera falta de economia para o investimento na infra-estrutura da cidade pois o governo gastara o dinheiro somente na produçao;Gleison Flavio segundo periodo c.

    ResponderExcluir
  3. sim. Porque varias pessoas passa muita dificuldade como; alguns precisa de apoio tecnico e financeiro ,varias pessoas precisa de vender ou perder para paga suas dividas bancarias.

    ResponderExcluir
  4. sim, existem aspectos positivos e negativos que contribuem para esse crescimento. Os positivos e que em Itaberaí o espaço para as pessoas se abrigrem bom mais pode melhorar,e com esse crescimento nossa cidade abriga pessoas de todo lugar e isso faz com que Itaberaí cresce cada vez mais.Hoje Itaberaí e uma cidade que pode crescer mais pois temos capacidade de gerar novas fontes de emprego e com isso melhorar a vida de cada um de nos.

    ResponderExcluir
  5. Sim,por que aumentou o numero de pessoas em itaberai,
    aumentou o numero de desempregados de crianças de mortes etc
    Os aspectos positivos e que aumentou o numero de emprego e o salario minimo;Os aspectos negativos sao :que aumentou o numero de violencia na cidade de itaberai.


    Alunas= juliana cristina e glaucia cristina
    2º periodo "C".

    ResponderExcluir
  6. joao tomaz 2 periodo c e um fato de suma importancia que a cidade de itaberai esta crescendo junto vem a falta de vaga nos hospitais nas escolas . as empresas estao crescendo gerando mais empregos para os moradores da nossa cidade esse numero de empregos gerados estao chamando a atencao dos moradores de outras regioes do brasil e ate da america latina como e o caso do samuel nosso professor de espanhol isso e muito importante porque a nossa cidade esta ganhando com isso um exemplo disso e a rede de esgoto que ja esta na maioria de nossos bairros a cidade de itaberai esta caminhando para um futuro de gloria.

    ResponderExcluir
  7. Sim eu concordo,a indústrialização na cidade de itaberaí se evoluiu bastante durante os últimos anos e ainda continua se evoluindo com o grande desenvolvimento industrial.Ponto negativo : A cidade de itaberaí ainda não exige um suporte para agregar grande quantidades de imigrantes por que aumenta o número de pessoas desempregadas.Ponto positivo: Mas com a cidade se evoluindo cada vez mais háveria mais estabilidade para se tornar uma verdadeira cidade estabelizada que emprega muitos habitantes .


    Karla Cristina
    2 período "C" .

    ResponderExcluir
  8. Larah Geovanna

    Sim, eu concordo por que Itaberai tem tornada uma cidade economica e indrustrializada. Os aspectos positivos porque gerou mais empregos para os moradores da cidade e o crescimento economico da cidade.
    Aspectos negativos falta de vagas nos hospitais nas escolas e infra-estrutura na cidade.

    ResponderExcluir
  9. com a chegada das industrias as pessoas do campo começaram a vir para a cidade de itaberai que está crescendo cada vez mais e com isso as pessoas de outras regiões começaram a trazer lojas,laticinios,etc.e com a chegada de lojas e mercados foi gerando mais empregos para as pessoas do campo.

    ResponderExcluir
  10. O campo está sendo colocado para escanteio por causa das maquinas,as pessoas que moram no campo estão indo para a um
    onde podem trabalha,ou seja no meio da "URBANISAÇÂO".
    Um exemplo de uma cidade que esta crescendo cada vez mais e "ITABERAI", ela esta crescendo por causa das grandes "INDÙSTRIAS".
    As imigrações seta sendo um grande problema para as pessoas que moram na cidade, os imigrantes vem para trabalhar ,mas quem mora aqui acham que estão tentando roubar os seus enpregos.
    MAS não as industrias querem a mão de obra barata.



    NAZARENO.

    ResponderExcluir
  11. José Elias Rodrigues Vieira
    Sim eu concordo pois a industrialização é muito importante por que sem ela nos não teriamos a Super Frango, o Abatetor,os Bancos.Estes são os pontos positivos. Já os pontos negativos são, A falta de saneamento de basicos, desempregos,etc.

    ResponderExcluir
  12. Eu Gleibson, concordo com a afirmacao acima, porque foi gracas a industria que Itabera[i cresceu tanto.
    Pontos positivos; gerou emprego para a populacao e fortaleceu a economia.
    pontos negativos;com o crescimento da populacao, aumentou o numero de homicideos, o numero de usuarios de droga e a poluicao que a industria traz para o meio ambiemte.
    fim...
    gleibson 2 d

    ResponderExcluir
  13. nome:ivan
    Eu acho muito bom a industrialização muiyobom para a nossa cidadde e que ela com o passar do tempo isso vai ajudar muito nossa cidade a crescer com essas industrias mais tambem outra coisa que aicho muito iimportante com esses acontecimentos e o seneamento basico e com essa grande industria que é a super frango nossa cidade não teria uma boa area de trabalho e teriaamos muitos desenpregos e mais outras concequencias
    Mais tambem tem seus lados ruim porque a carniça que fica com essa industria muito perto de cidade porque a cidade que foi crescendo com o tempo e foi chegando mais perto da industria de frango

    ResponderExcluir
  14. janekellen
    2°periodo "D"

    concordo pois a industrialização tem feito crescer muito Itaberaí nos uĺtimos anos. E os pontos positivos foi a cidade do jeito que está crescendo e os pontos negativos e com o crescimento vem pessoas de varios lugares e com isso vem tambem a violencia , os roubos aumentam , e todas as crianças tambem correm risco de sserem abusadas sexualmente ate dentro de suas proprias casas.

    ResponderExcluir
  15. sim eu concordo ,pois a cidade vai crescendo e se desenvolvendo a cada dia,e o ruim e que vai vindo pessoas para imigrar e a caba ficando desempregado sem o melhoramento de vida .... 2D

    ResponderExcluir
  16. sim eu concordo que a industrializaçao e um ponto positivo em itaberai concordo que e um beneficio pq tenho visto as mudanças em itaberai os comercios em itaberai esta crescendo itaberai esta evoluindo a vida das pessoas as sociedades estao tendo uma vida maius facil por meio da evoluçao em itaberai como o seguro desemprego as ferias e etc.....

    ResponderExcluir
  17. Elienay Aparecida de Oliveira 2° Periodo "D"
    Sim a industrialização tem provocado um enorme crescimento na cidade de Itaberai,um bom exemplo é a super frngo, que contratou muitas pessoas. Mas a medida que as empresas vão gerando novos empregos, as pessoas de outras cidades que, provavelmente estão desempregadas ou recebem pouco vem a procura de um salario melhor ou um novo emprego, as vezes elas encontram um bom emprego mais as vezes não e com isso gera algumas confusões pois as dispesas podem ser mais que o salario que elas recebem.

    ResponderExcluir
  18. Eu concordo que a cidade cresceu por meio da industria, pois antes da industria chegar a cidade perdia muita populacao porque nao tinha emprego suficiente e a economia era estavel.
    Com a industrializacao, a cidade recebeu muitos migrantes e destaque no estado. Embora tenha contribuido para o crescimento dos crimes e da violencia,esta gerando muitos empregos e fortalecendo a economia.
    pronto.
    Andrielle 2 d

    ResponderExcluir
  19. nome janayna: sim.porque muitas pessoas que tem dificuldade e precisa de trabalho entao onde tem industrias as pessoas vão pra la pra trabalhar com objetivo de ganhar dinheiro e melhorar a sua vida e de filhos como itaberai era uma cidade bem pequena quando fez a industrialização a cidade aumento.
    a unica coisa ruim e que a cidade vai aumentando e vão chegando pessoas direfentes na nossa cidade...

    ResponderExcluir
  20. Eu Lucas Mendanha acho este texto muito bom pois nos trazem a nosção da industrialização ocorrida na nossa cidade.
    O aspecto positivo e que a cidade vai se desenvonvendo em grande escala proporcionando capital investidora na aréa do emprego,economia.Já o aspecto negativo e a questão ambiental, pois aumeta a poluição.E tambem aumenta aglomeração de pessoas pois eles migram atras de emprego.

    ResponderExcluir
  21. sim, eu concordo porque e importante para o desenvolvimento de Itaberai.Ponto positivo:e que gerou muitos empregos e a cidade creceu ecomonicamente.Ponto negativo:Itaberai nao tem um suporte para suporta todo este desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  22. O desenvolvimento imdustrial na cidade de itaberai almentou bastate depois que a industri de frango veio para a cidade. A cidade almentou e o setor do fernanda parque, que era so um monte de mato e o setor que há maior quantidade de pessoas que trabalha na industria que foi contruida nas procimidade do setor.Obrigado pela atenção....

    ResponderExcluir
  23. Fernanda e Daniela dizem:
    Sim, nós concordamos, pois a industrialização traz muitos benefícios para a sociedade, assim como também traz muitas coisas ruins.
    PONTOS POSITIVOS: O emprego,o crescimento da cidade, o aumento populacional,o reconhecimento da indústria e da cidade em todo o mundo.
    PONTOS NEGATIVOS: O mau atendimento hospitalar, o crescimento desordenado da cidade, o fato de a indústria ser dentro da cidade, causa odores, irritando os moradores.

    ResponderExcluir
  24. Sim, concordo que a industrialização de Itaberai contribuiu em seu crescimento e trouxe diversos benefícios a cidade. como o aumento extraordinario da população ,diversos comercios ,e aréas de lazer.
    pontos negativos:trás a cidade muita poluição (as empresas).
    com o aumento da população mau atendimento nos hospitais , crescimento desordenado de casas e comercios onde a cidade é obrigada a oferecer terreno as pessoas.
    Pontos positivos:crescimento da cidade ,mas desenvolvimento nas aréas de lazer,saúde,comercio.

    ResponderExcluir
  25. Eu acho este texto muito importante por que nos informa sobre a industrialização de nossa cidade.O aspecto positivo foi que aumenta o número de empregos e também o desenvolvimento da cidade. O aspecto negativo é quanto a questão ambiental com a poluição.
    Aluno; JEAN PIRES.

    ResponderExcluir
  26. achei otexto muinto interessante porque nos mosta um pouco da nossa historia podemos cocluir que:
    por tanto a dois cojuntos basicos de fatores que condicionam a urbanizaçao como atrativos que atraem populaçoes para cidade e os repulsivos que as repelem do campo.
    paulo sergio e Rodrigo borges 2º D

    ResponderExcluir
  27. 1.B
    2.C
    3.E
    4.B
    5.E
    6.C
    7.B
    8.B
    9.B
    10.C
    11.E



    Quézia de oliveira alves
    Karolainy guimarães

    ResponderExcluir
  28. eu concordo sim por que com a cidade se desenvolvendo industrialmente os imigrantes vao aparecendo para ter um movimento na industria e a ter o melhoramento de vida melhor
    o aspecto positivo e que a cidade vai crescendo e se desenvolvendo o aspecto negativo e que vai enchendo de imigrante que pode ate gerar desemprego.

    ResponderExcluir
  29. EU VIVIANE DO 2 PERIODO "D"
    PONTO:NEGATIVO , itaberai é hoje uma cidade muito pólo a região onde está localizada, mas fato a mesma dificudade e tamanha quantidade de migrantes que pode transformar cada vez mais um grande pro blema para a cidade.
    PONTO; POSITIVO, COM o crescimento urbano e a necessidade de novas moradias, para a população que chega promovem muitas mudanças no mercado imobiliário.

    ResponderExcluir
  30. Sim e muito,pois,a industrialização causa o crescimento urbano de praticamente quase todos os lugares.Aspectos positivos:crescimento da cidade,necessidade de novas moradias,aumento do número de empregos,pessoas mais qualificadas e etc...
    Aspectos negativos:aumento da violência,pois,consequentemente não há empresa que ofereça emprego para todas as pessoas,aumento da poluição e etc...
    A industrialização num todo gera aspectos positivos e negativos tendo como principal alvo a população.

    ResponderExcluir
  31. EDNA-2°"C"
    Sim,eu concordo,pois temos como exemplo a empresa Super Frango e os lotes que estão saindo como o Alto da Bela Vista.
    Pontos positivos:empregos,novas moradias,crescimento da população e mais.
    Pontos negativos:desemprego,saneamento básico e mais.

    ResponderExcluir

Atenção...
Seu comentário será visto por várias pessoas, cuidado com o que escreve...