domingo, 21 de novembro de 2010

Digestão Humana- Atividades de Biologia

O sistema digestivo tem a função de manter o suprimento de água, eletrólitos e nutrientes do organismo, num fluxo contínuo. Ele é a porta de entrada de substância nutritivas ao organismo. Por todo o trato digestivo os alimentos são digeridos, de acordo com suas propriedades químicas.
A digestão envolve processos químicos e físicos. Dentre os químicos podemos citar a ação das enzimas que quebram as moléculas para serem absorvidas, e os processos físicos envolvem deglutição, mastigação e as contrações dos órgãos.
A digestão humana
Ingestão do alimento
Os dentes são preparados para mastigar o alimento, e o formato deles atende às dietas de cada tipo de animal. Humanos têm dentes preparados para cortar e mastigar o alimento. Quanto mais mastigado o alimento, melhor para o processo digestivo, pois aumenta a superfície exposta às secreções das glândulas, pois as enzimas atuam somente sobre a superfície das partículas do alimento, a mastigação também ajuda na quebra da membrana de celulose de vegetais e frutas, pois ela é indigerível.
Na boca há secreção das enzimas ptialina ou amilase salivar, maltase e catalase.
A ptialina participa da hidrólise dos polissacarídeos como amido e glicogênio, e a maltase participa da hidrólise da maltose em glicose. A maltose é um dissacarídeo e a glicose um monossacarídeo. A quebra de uma molécula de maltose forma duas moléculas de glicose.
Digestão no estômago
O estômago  possui a função de armazenar o alimento logo após a refeição, fazer a mistura com as secreções gástricas e enviar o alimento para o intestino.
Em quase toda a parede do estômago há glândulas gástricas que secretam o suco gástrico. A principal enzima do suco gástrico é a pepsina. Ela só é ativa em um meio ácido (pH = 2,0), portanto precisa da presença do ácido clorídrico, que é secretado pelas células parietais e tem importantes funções como auxiliar no pH para a ativação da digestão pela pepsina e facilita a absorção do ferro. Essas secreções são reguladas por hormônios como gastrina e enterogastrona.
Secreções pancreáticas
O pâncreas secreta o suco pancreático. Quando o alimento chega ao estômago, as enzimas deste suco são estimuladas e secretadas.
O suco pancreático possui enzimas que digerem as proteínas, os carboidratos e as gorduras.
A tripsina e a quimotripsina digerem proteínas grandes e parcialmente digeridas.
A amilase pancreática digere os carboidratos, hidrolisando o amido, glicogênio e outros polissacarídeos, formando dissacarídeos.
A lípase pancreática hidrolisa gorduras neutras em glicerol e ácidos graxos.
As ribonucleases degradam os ácidos ribonucléicos e as desoxirribonucleases degradam os ácidos desoxirribonucléicos.
Toda secreção destas enzimas é estimulada pelo mecanismo nervoso e hormonal.
Secreção da bile
A bile é secretada pelo fígado e não possui enzimas digestivas. A sua importância na digestão consiste na presença dos sais biliares, que emulsionam as gorduras para serem digeridas pelas lipases, e ajudam a solubilizar os produtos desta digestão, facilitando a absorção pela mucosa.
O fígado secreta bile de forma contínua, mas ela fica armazenada na vesícula biliar até ser solicitada para a digestão.
Secreções do intestino delgado
As secreções intestinais são produzidas pelas criptas de Lieberkiihn que se localizam por toda a superfície do intestino delgado. As principais enzimas deste suco são: enteroquinase, erepsina, lipase, amilase, maltase, lactase e sucrase.
- A enteroquinase ativa o tripsinogênio e hidrolisa peptídeos a aminoácidos.
- A erepsina é um grupo de peptidases que hidrolisa peptídeos a aminoácidos.
- A maltase tem a função de hidrolisar a maltose à glicose.
- A lactase quebra a lactose em glicose e galactose,
- A sucrase hidrolisa a sacarose em glicose e frutose.
- As glândulas de Brunner estão localizadas no duodeno e secretam um muco que protege as paredes dos órgãos contra o suco gástrico.
Quando há uma irritação no intestino, como uma infecção, a mucosa secreta muita água e eletrólitos para tentar diminuir a irritação e expulsa rapidamente as fezes, tendo como resultado a diarréia.
Digestão em ruminantes
O estômago de ruminantes possui quatro câmaras: rúmen ou pança, reticulo ou barrete, omaso ou folhoso e abomaso ou coagulador.
O alimento ingerido é deglutido sem ser mastigado. No rúmen existem microorganismos simbiontes que ajudam na digestão da celulose, pois os mamíferos não possuem enzimas que a digere. No rúmen o alimento também é amassado pela ação pela ação dos músculos, dele vai até o retículo onde também forma o bolo alimentar pela ação muscular e o alimento é enviado de volta à boca, onde será bem mastigado e novamente deglutido.
O alimento passa pelo esôfago e vai para o folhoso, onde é amassado e vai para o coagulador.
O obomasso secreta ácido clorídrico e pepsina, portanto neste local ocorre a digestão química do alimento e dos microorganismos que vieram junto com o alimento.
Responda as questões;
01-Quais os processos envolvem a digestão? Dê exemplos
02-Explique o que é ingestão.
03-Aponte a função dos dentes.
04-Aponte a função do estômago e do pâncreas.
05-Qual a função da bile?
06-O que significa o termo ruminante?
Professor:Jean Carlos
Bom trabalho!!!

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. 1-b
    2-a
    3-c
    4-a=44, b=96
    5-142 u
    6-c
    7-Na2CO3 + 2HCl ---- 2NaCl + CO2 + H2C
    8- e
    9-b
    Pedro Henrique e Julio Cesar

    ResponderExcluir
  3. 01. A digestão envolve processos químicos e físicos. Dentre os químicos podemos citar a ação das enzimas que quebram as moléculas para serem absorvidas, e os processos físicos envolvem deglutição, mastigação e as contrações dos órgãos.

    02. E o processo de Ingerir os alimentos.

    03. Os dentes são preparados para mastigar o alimento, e o formato deles atende às dietas de cada tipo de animal. Humanos têm dentes preparados para cortar e mastigar o alimento. Quanto mais mastigado o alimento, melhor para o processo digestivo, pois aumenta a superfície exposta às secreções das glândulas, pois as enzimas atuam somente sobre a superfície das partículas do alimento, a mastigação também ajuda na quebra da membrana de celulose de vegetais e frutas, pois ela é indigerível.

    04. O estômago possui a função de armazenar o alimento logo após a refeição, fazer a mistura com as secreções gástricas e enviar o alimento para o intestino. O pâncreas secreta o suco pancreático. Quando o alimento chega ao estômago, as enzimas deste suco são estimuladas e secretadas.

    05. A bile é secretada pelo fígado e não possui enzimas digestivas. A sua importância na digestão consiste na presença dos sais biliares, que emulsionam as gorduras para serem digeridas pelas lipases, e ajudam a solubilizar os produtos desta digestão, facilitando a absorção pela mucosa.

    06. O estômago de ruminantes possui quatro câmaras: rúmen ou pança, reticulo ou barrete, omaso ou folhoso e abomaso ou coagulador.

    Alunos: Brenno Rios, Michael Douglas

    ResponderExcluir
  4. 1 - A digestão envolve processos químicos e físicos. Dentre os químicos podemos citar a ação das enzimas que quebram as moléculas para serem absorvidas, e os processos físicos envolvem deglutição, mastigação e as contrações dos órgãos.

    2 - a ingestão é o processo de consumo do alimento, feito com o objetivo de prover as nossas necessidades nutricionais,ou melhor dizendo as necessidades energéticas.

    3 -
    - Incisivos: dentes situados na parte da frente da boca e que servem para cortar os alimentos.
    - Caninos: possuem formato agudo e pontiagudo e servem para rasgar os alimentos.
    - Pré-molares e molares: possuem a função de triturar os alimentos e localizam-se no fundo da boca.

    4 - O estômago possui a função de armazenar o alimento logo após a refeição, fazer a mistura com as secreções gástricas e enviar o alimento para o intestino.

    O pâncreas secreta o suco pancreático. Quando o alimento chega ao estômago, as enzimas deste suco são estimuladas e secretadas.

    5 - A bile é secretada pelo fígado e não possui enzimas digestivas. A sua importância na digestão consiste na presença dos sais biliares, que emulsionam as gorduras para serem digeridas pelas lipases, e ajudam a solubilizar os produtos desta digestão, facilitando a absorção pela mucosa.

    6 - Os ruminantes são uma subordem de mamíferos artiodátilos, que inclui os veados, girafas, bovídeos e por vezes incluídos até mesmo os camelos, caracterizados pela presença de um estômago complexo, com três ou quatro câmaras, adaptado à ruminação.


    Alunos: Augusto Castilho, Bruna Stephany, Bruno Állef e Francisco Wellington.

    4° Período "A".

    ResponderExcluir
  5. Respostas

    1: Os processos que envolvem a digestão são químicos e físicos. Dentre os químicos podemos citar a ação das enzimas que quebram as moléculas para serem absorvidas, e os processos físicos envolvem deglutição, mastigação e as contrações dos órgãos.

    2:Ingestão é o processo de consumo do alimento, feito com o objetivo de prover as necessidades nutricionais de um animal ou outro ser vivo, particularmente as necessidades energéticas.

    3:A principal função dos dentes é realizar a mastigação dos alimentos.

    Os dentes são classificados de acordo com a posição e a função. Desta forma, temos:

    - Incisivos: dentes situados na parte da frente da boca e que servem para cortar os alimentos.
    - Caninos: possuem formato agudo e pontiagudo e servem para rasgar os alimentos.
    - Pré-molares e molares: possuem a função de triturar os alimentos e localizam-se no fundo da boca.

    4:O estômago possui a função de armazenar o alimento logo após a refeição, fazer a mistura com as secreções gástricas e enviar o alimento para o intestino.O pâncreas possui a função de secretar o suco pancreático. Quando o alimento chega ao estômago, as enzimas deste suco são estimuladas e secretadas.

    5:A bile é secretada pelo fígado e não possui enzimas digestivas. A sua importância na digestão consiste na presença dos sais biliares, que emulsionam as gorduras para serem digeridas pelas lipases, e ajudam a solubilizar os produtos desta digestão, facilitando a absorção pela mucosa.
    O fígado secreta bile de forma contínua, mas ela fica armazenada na vesícula biliar até ser solicitada para a digestão.

    6:Ruminantes possui quatro câmaras: rúmen ou pança, reticulo ou barrete, omaso ou folhoso e abomaso ou coagulador.

    Alunas: Renata Priscila e Damiana Batista
    4° período "A"

    ResponderExcluir
  6. 1).O sistema digestivo tem a função de manter o suprimento de água, eletrólitos e nutrientes do organismo, num fluxo contínuo. Ele é a porta de entrada de substância nutritivas ao organismo. Por todo o trato digestivo os alimentos são digeridos, de acordo com suas propriedades químicas.
    A digestão envolve processos químicos e físicos.

    2).Em termos gerais, a ingestão é o processo de consumo do alimento, feito com o objetivo de prover as necessidades nutricionais de um animal ou outro ser vivo, particularmente as necessidades energéticas.

    3).- A Raiz é coberta por uma camada diferente destas três que é o cemento, no qual fibras se inserem e seguram o dente dentro do osso.
    Os dentes são importantes órgãos do nosso corpo, pois os mesmos têm as seguintes funções:
    - Servem para cortar, triturar e amassar os alimentos preparando-os para as próximas fases da digestão.
    - Auxiliam a fonação, tornando a articulação das palavras mais fáceis
    - Participam e compõem um papel importantíssimo da estética facial.
    - Evitam a reabsorção dos ossos maxilares, dentre outras.

    4).O estômago tem sobretudo uma função mecânica. Faz o armazenamento dos alimentos e, através de movimentos de vaivém, mistura-os e transforma-os em pequenas partículas que irão facilitar a digestão. A digestão é a transformação dos alimentos, de maneira a poderem ser absorvidos.
    O pâncreas é um órgão que contém dois tipos básicos de tecido: os ácinos, produtores de enzimas digestivas, e as ilhotas, produtoras de hormônios.
    O pâncreas secreta enzimas digestivas ao duodeno e hormônios à corrente sangüínea.

    5).O fígado produz a bile, que passa pelos canais hepáticos e chega à vesícula biliar onde é armazenada. Quando o alimento, especialmente o alimento gorduroso, alcança o duodeno, gera a produção de alguns hormônios que estimulam a contração da vesícula, fazendo-a lançar seu conteúdo dentro do duodeno para ajudar na emulsificação das gorduras.

    6).Os ruminantes (latim científico: Ruminantia) são uma subordem de mamíferos artiodátilos, que inclui os veados, girafas, bovídeos e por vezes incluídos até mesmo os camelos, caracterizados pela presença de um estômago complexo, com três ou quatro câmaras, adaptado à ruminação.

    ResponderExcluir
  7. 1-A digestão envolve processos químicos e físicos. Dentre os químicos podemos citar a ação das enzimas que quebram as moléculas para serem absorvidas, e os processos físicos envolvem deglutição, mastigação e as contrações dos órgãos.

    2-Em termos gerais, a ingestão é o processo de consumo do alimento, feito com o objetivo de prover as necessidades nutricionais de um animal ou outro ser vivo, particularmente as necessidades energéticas.

    3-Os dentes são preparados para mastigar o alimento, e o formato deles atende às dietas de cada tipo de animal. Humanos têm dentes preparados para cortar e mastigar o alimento. Quanto mais mastigado o alimento, melhor para o processo digestivo, pois aumenta a superfície exposta às secreções das glândulas, pois as enzimas atuam somente sobre a superfície das partículas do alimento, a mastigação também ajuda na quebra da membrana de celulose de vegetais e frutas, pois ela é indigerível.

    4-O estômago possui a função de armazenar o alimento logo após a refeição, fazer a mistura com as secreções gástricas e enviar o alimento para o intestino.
    O pâncreas secreta o suco pancreático. Quando o alimento chega ao estômago, as enzimas deste suco são estimuladas e secretadas.

    5-A bile é secretada pelo fígado e não possui enzimas digestivas. A sua importância na digestão consiste na presença dos sais biliares, que emulsionam as gorduras para serem digeridas pelas lipases, e ajudam a solubilizar os produtos desta digestão, facilitando a absorção pela mucosa.

    6-O estômago de ruminantes possui quatro câmaras: rúmen ou pança, reticulo ou barrete, omaso ou folhoso e abomaso ou coagulador.
    O alimento ingerido é deglutido sem ser mastigado. No rúmen existem microorganismos simbiontes que ajudam na digestão da celulose, pois os mamíferos não possuem enzimas que a digere.

    ResponderExcluir
  8. Flávia Luzia- 4°período
    1-A digestão envolve processos químicos e físicos. Dentre os químicos podemos citar a ação das enzimas que quebram as moléculas para serem absorvidas, e os processos físicos envolvem deglutição, mastigação e as contrações dos órgãos.

    2-Em termos gerais, a ingestão é o processo de consumo do alimento, feito com o objetivo de prover as necessidades nutricionais de um animal ou outro ser vivo, particularmente as necessidades energéticas.

    3-Os dentes são preparados para mastigar o alimento, e o formato deles atende às dietas de cada tipo de animal. Humanos têm dentes preparados para cortar e mastigar o alimento.

    4-O estômago possui a função de armazenar o alimento logo após a refeição, fazer a mistura com as secreções gástricas e enviar o alimento para o intestino.O pâncreas secreta o suco pancreático. Quando o alimento chega ao estômago, as enzimas deste suco são estimuladas e secretadas.

    5-A bile é secretada pelo fígado e não possui enzimas digestivas. A sua importância na digestão consiste na presença dos sais biliares, que emulsionam as gorduras para serem digeridas pelas lipases, e ajudam a solubilizar os produtos desta digestão, facilitando a absorção pela mucosa.

    6-O estômago de ruminantes possui quatro câmaras: rúmen ou pança, reticulo ou barrete, omaso ou folhoso e abomaso ou coagulador.
    O alimento ingerido é deglutido sem ser mastigado.

    ResponderExcluir
  9. 1).O sistema digestivo tem a função de manter o suprimento de água, eletrólitos e nutrientes do organismo, num fluxo contínuo. Ele é a porta de entrada de substância nutritivas ao organismo. Por todo o trato digestivo os alimentos são digeridos, de acordo com suas propriedades químicas.
    A digestão envolve processos químicos e físicos.

    2).Em termos gerais, a ingestão é o processo de consumo do alimento, feito com o objetivo de prover as necessidades nutricionais de um animal ou outro ser vivo, particularmente as necessidades energéticas.

    3).- A Raiz é coberta por uma camada diferente destas três que é o cemento, no qual fibras se inserem e seguram o dente dentro do osso.
    Os dentes são importantes órgãos do nosso corpo, pois os mesmos têm as seguintes funções:
    - Servem para cortar, triturar e amassar os alimentos preparando-os para as próximas fases da digestão.
    - Auxiliam a fonação, tornando a articulação das palavras mais fáceis
    - Participam e compõem um papel importantíssimo da estética facial.
    - Evitam a reabsorção dos ossos maxilares, dentre outras.

    4).O estômago tem sobretudo uma função mecânica. Faz o armazenamento dos alimentos e, através de movimentos de vaivém, mistura-os e transforma-os em pequenas partículas que irão facilitar a digestão. A digestão é a transformação dos alimentos, de maneira a poderem ser absorvidos.
    O pâncreas é um órgão que contém dois tipos básicos de tecido: os ácinos, produtores de enzimas digestivas, e as ilhotas, produtoras de hormônios.
    O pâncreas secreta enzimas digestivas ao duodeno e hormônios à corrente sangüínea.

    5).O fígado produz a bile, que passa pelos canais hepáticos e chega à vesícula biliar onde é armazenada. Quando o alimento, especialmente o alimento gorduroso, alcança o duodeno, gera a produção de alguns hormônios que estimulam a contração da vesícula, fazendo-a lançar seu conteúdo dentro do duodeno para ajudar na emulsificação das gorduras.

    6).Os ruminantes (latim científico: Ruminantia) são uma subordem de mamíferos artiodátilos, que inclui os veados, girafas, bovídeos e por vezes incluídos até mesmo os camelos, caracterizados pela presença de um estômago complexo, com três ou quatro câmaras, adaptado à ruminação.

    Welison , Dionisi e Hellen

    ResponderExcluir
  10. 1-A digestão envolve processos químicos e físicos. Dentre os químicos podemos citar a ação das enzimas que quebram as moléculas para serem absorvidas, e os processos físicos envolvem deglutição, mastigação e as contrações dos órgãos.

    2-Em termos gerais, a ingestão é o processo de consumo do alimento, feito com o objetivo de prover as necessidades nutricionais de um animal ou outro ser vivo, particularmente as necessidades energéticas.

    3-Os dentes são preparados para mastigar o alimento, e o formato deles atende às dietas de cada tipo de animal. Humanos têm dentes preparados para cortar e mastigar o alimento. Quanto mais mastigado o alimento, melhor para o processo digestivo, pois aumenta a superfície exposta às secreções das glândulas, pois as enzimas atuam somente sobre a superfície das partículas do alimento, a mastigação também ajuda na quebra da membrana de celulose de vegetais e frutas, pois ela é indigerível.

    4-O estômago possui a função de armazenar o alimento logo após a refeição, fazer a mistura com as secreções gástricas e enviar o alimento para o intestino.
    O pâncreas secreta o suco pancreático. Quando o alimento chega ao estômago, as enzimas deste suco são estimuladas e secretadas.

    5-A bile é secretada pelo fígado e não possui enzimas digestivas. A sua importância na digestão consiste na presença dos sais biliares, que emulsionam as gorduras para serem digeridas pelas lipases, e ajudam a solubilizar os produtos desta digestão, facilitando a absorção pela mucosa.

    6-O estômago de ruminantes possui quatro câmaras: rúmen ou pança, reticulo ou barrete, omaso ou folhoso e abomaso ou coagulador.
    O alimento ingerido é deglutido sem ser mastigado. No rúmen existem microorganismos simbiontes que ajudam na digestão da celulose, pois os mamíferos não possuem enzimas que a digere.

    Alunas: Apolyana, Meirielly e Claudia 4º periodo "A"

    ResponderExcluir
  11. 1 - A digestão envolve processos químicos e físicos. Dentre os químicos podemos citar a ação das enzimas que quebram as moléculas para serem absorvidas, e os processos físicos envolvem deglutição, mastigação e as contrações dos órgãos.

    2 - a ingestão é o processo de consumo do alimento, feito com o objetivo de prover as nossas necessidades nutricionais,ou melhor dizendo as necessidades energéticas.

    3 -
    - Incisivos: dentes situados na parte da frente da boca e que servem para cortar os alimentos.
    - Caninos: possuem formato agudo e pontiagudo e servem para rasgar os alimentos.
    - Pré-molares e molares: possuem a função de triturar os alimentos e localizam-se no fundo da boca.

    4 - O estômago possui a função de armazenar o alimento logo após a refeição, fazer a mistura com as secreções gástricas e enviar o alimento para o intestino.

    O pâncreas secreta o suco pancreático. Quando o alimento chega ao estômago, as enzimas deste suco são estimuladas e secretadas.

    5 - A bile é secretada pelo fígado e não possui enzimas digestivas. A sua importância na digestão consiste na presença dos sais biliares, que emulsionam as gorduras para serem digeridas pelas lipases, e ajudam a solubilizar os produtos desta digestão, facilitando a absorção pela mucosa.

    6 - Os ruminantes são uma subordem de mamíferos artiodátilos, que inclui os veados, girafas, bovídeos e por vezes incluídos até mesmo os camelos, caracterizados pela presença de um estômago complexo, com três ou quatro câmaras, adaptado à ruminação.


    Fernando Augusto

    ResponderExcluir
  12. respostas
    1- a digestão envove processos quimicos e fisicos ex: dentre os quimicos podemos citar:a ação das enzimas que quebram as moleculas. e os processos físicos envolvem deglutição, mastigação e as contrações dos órgãos.
    2-e a introdução de substâncias no organismo.
    3--a injestão e quando os
    dentes são preparados para mastigar o alimento, e o formato deles atende às dietas de cada tipo de animal. Humanos têm dentes preparados para cortar e mastigar o alimento.
    4-O estômago possui a função de armazenar o alimento logo após a refeição, fazer a mistura com as secreções gástricas e enviar o alimento para o intestino.O pâncreas secreta o suco pancreático. Quando o alimento chega ao estômago, as enzimas deste suco são estimuladas e secretadas.
    O suco pancreático possui enzimas que digerem as proteínas, os carboidratos e as gorduras
    5-A bile é secretada pelo fígado e não possui enzimas digestivas. A sua importância na digestão consiste na presença dos sais biliares, que emulsionam as gorduras para serem digeridas pelas lipases, e ajudam a solubilizar os produtos desta digestão, facilitando a absorção pela mucosa.
    O fígado secreta bile de forma contínua, mas ela fica armazenada na vesícula biliar até ser solicitada para a digestão.
    6-O estômago de ruminantes possui quatro câmaras: rúmen ou pança, reticulo ou barrete, omaso ou folhoso e abomaso ou coagulador.

    Nomes: jéssika inácia, jéssica brito, sthefany lorrany

    ResponderExcluir
  13. 01. A digestão envolve processos químicos e físicos. Dentre os químicos podemos citar a ação das enzimas que quebram as moléculas para serem absorvidas, e os processos físicos envolvem deglutição, mastigação e as contrações dos órgãos.

    02. E o processo de Ingerir os alimentos.

    03. Os dentes são preparados para mastigar o alimento, e o formato deles atende às dietas de cada tipo de animal. Humanos têm dentes preparados para cortar e mastigar o alimento. Quanto mais mastigado o alimento, melhor para o processo digestivo, pois aumenta a superfície exposta às secreções das glândulas, pois as enzimas atuam somente sobre a superfície das partículas do alimento, a mastigação também ajuda na quebra da membrana de celulose de vegetais e frutas, pois ela é indigerível.

    04. O estômago possui a função de armazenar o alimento logo após a refeição, fazer a mistura com as secreções gástricas e enviar o alimento para o intestino. O pâncreas secreta o suco pancreático. Quando o alimento chega ao estômago, as enzimas deste suco são estimuladas e secretadas.

    05. A bile é secretada pelo fígado e não possui enzimas digestivas. A sua importância na digestão consiste na presença dos sais biliares, que emulsionam as gorduras para serem digeridas pelas lipases, e ajudam a solubilizar os produtos desta digestão, facilitando a absorção pela mucosa.

    06. O estômago de ruminantes possui quatro câmaras: rúmen ou pança, reticulo ou barrete, omaso ou folhoso e abomaso ou coagulador.



    Alunas: Sarah Helbingen & Laís Cristina.

    ResponderExcluir
  14. 1).O sistema digestivo tem a função de manter o suprimento de água, eletrólitos e nutrientes do organismo, num fluxo contínuo. Ele é a porta de entrada de substância nutritivas ao organismo. Por todo o trato digestivo os alimentos são digeridos, de acordo com suas propriedades químicas.
    A digestão envolve processos químicos e físicos.

    2).Em termos gerais, a ingestão é o processo de consumo do alimento, feito com o objetivo de prover as necessidades nutricionais de um animal ou outro ser vivo, particularmente as necessidades energéticas.

    3).- A Raiz é coberta por uma camada diferente destas três que é o cemento, no qual fibras se inserem e seguram o dente dentro do osso.
    Os dentes são importantes órgãos do nosso corpo, pois os mesmos têm as seguintes funções:
    - Servem para cortar, triturar e amassar os alimentos preparando-os para as próximas fases da digestão.
    - Auxiliam a fonação, tornando a articulação das palavras mais fáceis
    - Participam e compõem um papel importantíssimo da estética facial.
    - Evitam a reabsorção dos ossos maxilares, dentre outras.

    4).O estômago tem sobretudo uma função mecânica. Faz o armazenamento dos alimentos e, através de movimentos de vaivém, mistura-os e transforma-os em pequenas partículas que irão facilitar a digestão. A digestão é a transformação dos alimentos, de maneira a poderem ser absorvidos.
    O pâncreas é um órgão que contém dois tipos básicos de tecido: os ácinos, produtores de enzimas digestivas, e as ilhotas, produtoras de hormônios.
    O pâncreas secreta enzimas digestivas ao duodeno e hormônios à corrente sangüínea.

    5).O fígado produz a bile, que passa pelos canais hepáticos e chega à vesícula biliar onde é armazenada. Quando o alimento, especialmente o alimento gorduroso, alcança o duodeno, gera a produção de alguns hormônios que estimulam a contração da vesícula, fazendo-a lançar seu conteúdo dentro do duodeno para ajudar na emulsificação das gorduras.

    6).Os ruminantes (latim científico: Ruminantia) são uma subordem de mamíferos artiodátilos, que inclui os veados, girafas, bovídeos e por vezes incluídos até mesmo os camelos, caracterizados pela presença de um estômago complexo, com três ou quatro câmaras, adaptado à ruminação.

    ResponderExcluir

Atenção...
Seu comentário será visto por várias pessoas, cuidado com o que escreve...