terça-feira, 30 de novembro de 2010

Projeto DST/AIDS

Aids no Brasil

Boletim Epidemiológico 2008 Sobrevida
Adultos
- Melhoria na sobrevida das pessoas que vivem com aids. Estudo de sobrevida nos adultos indica que a mediana de sobrevida (tempo em que 50% dos pacientes estão vivos) dobrou de 58 meses em pacientes diagnosticados em 1995 e 1996 para mais de 108 meses naqueles diagnosticados em 1998 e 1999. Os dados fazem parte de estudos de sobrevida de pacientes de Aids no Brasil. O mais recente foi realizado em 23 cidades do Sul e do Sudeste, regiões que, na época do diagnóstico, concentravam 82,4% da epidemia brasileira.
Crianças
- Em crianças, a chance de sobreviver 60 meses após o diagnóstico subiu cerca de 3,5 vezes entre a década de 1980 e 2007. Antes de 1988 (antes da introdução da Terapia Anti-retroviral de Alta Potência – TARV), uma criança com aids tinha cerca de 25% de chance de estar viva após 60 meses. As diagnosticadas no período 1999-2002 (depois da introdução de TARV) tinham cerca de 86%.
- Acompanhamento realizado com outro grupo diagnosticado entre 1997 e 1998 (fase inicial da TARV) apontou que as crianças tinham cerca de 61% de probabilidade de estarem vivas após 60 meses. 
- Os estudos acompanharam crianças dos 26 estados e do Distrito Federal.
Sexo e formas de transmissão
Taxas de incidência de aids (por 100 mil hab.) em homens segundo faixa etária e ano de diagnóstico. Brasil, 1996 e 2006
  1996 2006*
30 a 34 70,5 52,3
35 a 39 59,5 60,4
40 a 49 39,0 54,0
50 a 59 18,2 31,8
60 e mais 5,8 10,3
Fonte: MS/SVS/PN-DST/AIDS
* dados preliminares

Taxas de incidência de aids (por 100 mil hab.) em mulheres segundo faixa etária e ano de diagnóstico. Brasil, 1996 e 2006
  1996 2006*
30 a 34 24,3 35,2
35 a 39 19,4 33,4
40 a 49 12,3 30,0
50 a 59 6,1 18,6
60 e mais 1,7 5,5
Fonte: MS/SVS/PN-DST/AIDS
* dados preliminares
Estabilização e redução da taxa de incidência
- Estabilização no Brasil e na região Sul (em patamares elevados).
- Discreta redução no Sudeste e Centro-Oeste (a partir de 2003).
- Centro-Oeste: Redução a partir de 2003.
Casos de aids (número e taxa de incidência por 100.000 mil hab.) por ano de diagnóstico e região. Brasil, 2000 a 2006*.
  Brasil Sudeste Centro-
Oeste
Sul
2000 nº – 30.032
tx – 17,7
nº – 17.640
tx – 24,4
nº – 1.620
tx – 13,9
nº – 6.604
tx – 26,3
2001 nº – 31.224
tx – 18,1
nº – 17.817
tx – 24,3
nº – 1.766
tx – 14,9
nº – 6.839
tx – 26,9
2002 nº – 38.156
tx – 21,8
nº – 21.136
tx – 28,4
nº – 2.469
tx – 20,4
nº – 8.525
tx – 33,1
2003 nº – 38.131
tx – 21,6
nº – 20.814
tx – 27,6
nº – 2.626
tx – 21,3
nº – 8.423
tx – 31,7
2004 nº – 37.621
tx – 21,0
nº – 20.018
tx – 26,2
nº – 2.527
tx – 20,2
nº – 7.729
tx – 29,4
2005 nº – 37.071
tx – 20,1
nº – 19.282
tx – 24,6
nº – 2.390
tx – 18,4
nº – 7.588
tx – 28,1
2006 nº – 35.459
tx – 19,0
nº – 17.866
tx – 22,5
nº – 2.273
tx – 17,1
nº – 7.737
tx – 28,3
Pessoas acima de 50 anos de idade
- Primeiro caso notificado em 1982.
- Apesar de a maioria dos casos de aids estarem na faixa etária de 25 a 49 anos, percebe-se, ao longo da série histórica, aumento proporcional de casos de aids em indivíduos com 50 ou mais anos de idade (de 7% em 1996 para 13% em 2006).
- Número de casos crescentes desde o início da epidemia. Casos acumulados de 1982 até junho de 2008: 47.437 (9,4% do total de casos), sendo 15.966 (34%) entre mulheres e 31.469 (66%) entre homens.
- 62% dos casos foram diagnosticados entre 2001 e junho de 2008.
-  Entre 1996 e 2006, a taxa de incidência nessa população dobrou entre 1996 e 2006. Passou de 7,5 casos por 100 mil hab. para 15,7. O aumento foi verificado em todas as regiões (veja tabela).
Taxas de incidência de aids (por 100 mil hab.) segundo região de residência e ano de diagnóstico em pessoas com 50 anos e mais. Brasil, 1996 e 2006

1996
2006*
Brasil
7,5
15,7
Sul
7,1
22,9
Norte
3,0
13,0
Centro-Oeste
6,8
14,1
Sudeste
10,9
18,3
Nordeste
2,8
7,6
Fonte: MS/SVS/PN-DST/AIDS
* dados preliminares


Questões propostas:

01-Faça um comentário do texto após a leitura.

02-Construa gráficos de  barras e setores para representar as tabelas  mencionadas no texto.

Bom Trabalho

Professora:Neusa

Série: 8º ano 
 

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ENERGIA E MEIO AMBIENTE

Prós e Contras das energias


- É impossível, hoje, para a maioria das pessoas, pensar a vida sem energia elétrica e de combustíveis líquidos. Mas para produzir o conforto necessário, agride-se a natureza. E, como todas as riquezas produzidas pelo homem, a energia é desigualmente consumida. Cerca de 2 bilhões de pessoas, no planeta, não têm acesso à energia elétrica. Só no Brasil são aproximadamente 15 milhões. Enquanto isso, os EUA consomem cerca de um terço de toda a energia produzida no mundo. O planeta não sobreviveria se toda a humanidade consumisse energia como os norte-americanos.
- O consumo de energia está diretamente associado ao modelo de desenvolvimento. Enquanto cerca de 10% da população brasileira não têm acesso à energia elétrica, aproximadamente 8% da que é produzida no Brasil é consumida pela indústria de alumínio. Esta indústria é, em grande parte, co ntrolada por grupos estrangeiros (como os japoneses) que produzem aqui para atender as necessidades de seus países.
- São poucas as fontes de energia usadas em grande escala e todas as fontes, sem exceção, causam algum tipo de dano ambiental.
- O carvão e o petróleo, as duas fontes energéticas mais usadas, são muito agressivas à natureza. As agressões começam na mineração e seguem com os riscos de derramamento e o despejo de efluentes dos processos industriais de preparação (moagem e refino) e terminam na utilização, onde a combustão produz resíduos sólidos e gases poluentes.
- O gás natural é menos poluente porque os processos para seu beneficiamento geram poucos resíduos. No entanto, sua combustão também gera gases que contribuem para o efeito estufa.
- A energia hidrelétrica pode ser considerada limpa por não produzir poluentes. No entanto, a construção de barragens para sua geração costuma causar enormes impactos ambientais. Pode provocar deslocame nto de populações (existem vários exemplos, como a hidrelétrica de Sobradinho), inundações de florestas (Tucurui, inaugurada em 1984, inundou uma floresta com área correspondente a duas vezes a Baia de Guanabara) ou destruição de patrimônios históricos e belezas naturais de valor incalculável (como Itaipu, que encobriu as Sete Quedas). Além disso, nos lagos das barragens, a taxa de evaporação de água é maior que nos rios, provocando impactos climáticos locais e eventual carência de água no curso do rio, abaixo da barragem.
- A energia nuclear é muito cara e traz riscos incalculáveis de vazamentos. Além disso, a humanidade ainda não resolveu o que fazer com os resíduos radioativos, que podem ameaçar a natureza durante centenas de anos. As usinas nucleares têm vida útil entre 30 e 40 anos e estão sendo desativadas em algum países, como na Alemanha.
- As fontes de biomassa são consideradas renováveis e não provocam efeito estufa. No entanto, na prática, florestas nativ as são destruídas e transformadas em lenha. As monoculturas de cana para a produção de álcool também agridem bastante o meio ambiente.
- A energia solar e a energia eólica (dos ventos) são as mais limpas. Seu aproveitamento em grande escala, no entanto, ainda é muito caro e depende de condições naturais especiais.
Alternativas energéticas
- As fontes de biomassa, se o cultivo for feito de maneira adequada, são alternativas energéticas possíveis para um desenvolvimento sustentável.
- As tecnologias já conhecidas de coletores de energia solar e de cata-ventos (eólica) podem ser amplamente utilizadas para atender demandas de propriedades rurais e populações periféricas, hoje ainda não atendidas pela rede elétrica. Devem ser estimuladas pesquisas para tornar as fontes limpas e permanentes acessíveis em escala mundial.
- Outra forma barata de aumentar a oferta de energia é a utilização de pequenas centrais elétricas. Ou seja, o aproveita mento de pequenas quedas d'água para produção de eletricidade. A oferta também pode ser ampliada com a modernização das hidrelétricas já existentes.
- Mas o mais saudável para o meio ambiente é economizar energia, em vez de produzir mais.
- O Brasil é um dos países que mais utiliza energia hidráulica. Embora a hidrelétrica cause impactos no momento da construção, é uma fonte que funciona de forma pouco agressiva.
- Ultimamente, no entanto, apesar do país possuir grande potencial hidrelétrico não explorado, o governo prioriza a utilização de termelétrica a gás e usinas nucleares, para atender ao crescimento da demanda de energia.
- Além dos problemas ambientais, as termelétricas a gás exigem equipamentos fabricados no exterior. Isto significa maior endividamento externo e dependência do país neste setor estratégico.
- Para as usinas nucleares funcionarem, o país também precisa comprar equipamentos de instalação e tecnologia de enriquecimento do urânio no exterior. Seu funcionamento tem significado um grande custo para os cofres públicos e um baixo retorno social. Somando a isso os riscos para as gerações presentes e futuras, torna-se altamente questionável a ampliação e mesmo a manutenção deste programa. 

 Questões propostas:
Faça um texto argumentativo  apontando a importância da energia para a produção e o trabalho,bem como,as formas de energia  que mais agridem o ambiente e menos agridem o ambiente.Seu texto deverá ter no mínimo 15 linhas.
BOM TRABALHO!!!!
PROFESSOR: JEAN CARLOS









 
Fonte: Jornal O Povo

AIDS E O MUNDO

Dia Mundial da Aids

Dia 01 de dezembro – Dia Mundial da Aids



Para quem pensa que a Aids está sob controle e que não é preciso mais falar sobre o assunto está muito enganada. Segundo o Boletim epidemiológico Aids/DST 2008 do Ministério da Saúde a realidade é que de 1980 a junho de 2008 foram registrados 506.499 de casos de Aids no Brasil.
A região Sudeste é a que apresenta maior incidência de casos: cerca de 60%.

A informação ainda é o preventivo mais eficaz e a escola não pode ficar alheia a este tema.
Segundo o mesmo Boletim a incidência da Aids entre os que têm mais de 12 anos reduziu de 14% em 1990 para 8,7% em 2006. Porém, na população que tem entre 8 e 11 anos o índice passou de 13,9% para 24,5%. Esta é uma prova concreta de que quando o tema é abordado nas escolas a prevenção acontece com maior eficácia. Dificilmente se fala sobre sexo, sobre doenças sexualmente transmissíveis e sobre drogas para crianças entre 8 e 11 anos, porém estes números deixam claro o quanto eles são ativos sexualmente e usuários de drogas.

Informações básicas sobre a Aids e o sistema imunológico, o uso correto de preservativos, formas de contágio e a importância das medidas preventivas

A escola é um lugar de informação e o assunto Aids deve integrar o currículo, mesmo porque, somente o conhecimento não gera atitudes permanentes de prevenção. É necessário que o tema esteja sempre presente através de pesquisas, projetos, análises de experiências.

Hoje se comemora o dia internacional da Aids. Ocasião oportuna para tecer sobre o assunto, mesmo porque, as férias estão chegando e nada mais prudente do que avivar as informações. são fundamentais para que estes percentuais sejam cada vez menores.
Questões propostas:
01-Segundo o texto a aids está sobre controle.Justifique sua resposta
02-Você concorda que o assunto sexo deve ser abordado na escola? Como?
03-Explique como as escolas vem trabalho o tema sexo e dst.È suficiente? Em que precisa melhorar?
04-Você pensa que as campanhas públicas surtem efeito no controle das epidemias?Em relação a aids o que é feito na sua cidade?
05-No dia mundial de combate a aids há o que se comemorar? O que pode ser feito de verdade pelas secretarias de saúde a nível municipal,estadual e também pelo ministério da saúde? Existe uma programação para esse dia? Como ela acontece?
06-Você pensa que os jovens possuem informações suficientes para lidar com a questão da aids? Justifique sua resposta.

BOM TRABALHO!!!
PROFESSOR: JEAN CARLOS



domingo, 28 de novembro de 2010

Aids e os Jovens: Uma questão de lutar em prol da vida

Aids
 
Detectada no final da década de 1970, a AIDS se configurou rapidamente como uma das maiores ameaças à saúde pública no século XX.
A grande capacidade de contágio, a elevada taxa de mortalidade e um quadro clínico arrasador fizeram desse mal um dos mais graves problemas sanitários e sociais que o homem moderno tem a enfrentar.
A AIDS (sigla de acquired immune deficiency syndrome, ou síndrome da imunodeficiência adquirida) é provocada por uma infecção virótica que danifica o sistema imunológico humano. Em conseqüência, todo o organismo fica exposto a outras infecções, como pneumonia, tuberculose, diarréia etc...
A infecção inicial é provocada pela contaminação direta do sangue por fluidos corpóreos que contenham o retrovírus HIV (sigla inglesa de "vírus da imunodeficiência humana"). Os retrovírus se reproduzem com a ajuda de uma enzima chamada transcriptase, que torna o vírus capaz de copiar (transcrever) suas informações genéticas em uma forma que possa ser integrada no próprio código genético da célula hospedeira. Assim, cada vez que a célula hospedeira se divide, produzem-se também cópias do vírus, cada uma das quais contém o código virótico.
A moléstia desenvolve-se em três fases. Inicialmente, o HIV entra na corrente sangüínea e provoca o desenvolvimento de anticorpos. Os sintomas aparecem na segunda fase: suores noturnos, febre, diarréia, perda de peso, cansaço e infecções incomuns. A AIDS é, a rigor, a terceira fase do processo, em que surgem as chamadas infecções oportunistas e, finalmente, sobrevém a morte. Os anticorpos do HIV podem ser detectados no organismo duas a oito semanas após a inoculação, mas o vírus fica incubado entre um ano e meio e cinco anos antes que surjam sintomas.
O vírus se transmite pelos fluidos corpóreos, particularmente o sangue e o sêmen. Assim, o contato social com o soropositivo não configura risco de contágio. Por outro lado, a pessoa que ignora estar contaminada pode transmitir a doença. A situação de risco mais importante é a relação sexual, especialmente a anal, pois a mucosa do reto é mais frágil que a da vagina e se rompe facilmente durante o coito, abrindo caminho à entrada do vírus na corrente sangüínea. Outro fator de risco são as transfusões de sangue. A terceira é a aplicação de injeções com agulhas contaminadas. E a quarta é a gestação; a mulher infectada muitas vezes contamina o feto.
A doença foi detectada pela primeira vez em 1979, entre homossexuais masculinos americanos. Por apresentar sintomas parecidos com os de outras moléstias, pôde a princípio passar despercebida e assim expandir-se rapidamente. O primeiro diagnóstico foi feito em 1981, e em 1983 o vírus foi identificado na França, por uma equipe do Instituto Pasteur. Em 1985, criou-se o primeiro método para descobrir no sangue anticorpos do vírus da AIDS.
No início da década de 1990 foi testada uma série de medicamentos contra o HIV. Nenhum deles, porém, mostrou-se capaz de curar a doença. O único que efetivamente conseguia retardar a evolução do mal -- embora ao custo de pesados efeitos colaterais, sobretudo a anemia -- era o AZT (azidovidina). Outro campo de pesquisa eram os remédios contra as infecções oportunistas. Nenhum deles, porém, apresentava resultados comprovadamente eficazes. Apesar dos esforços, a AIDS espalhava-se rapidamente e se previa que no ano 2000 o número de infectados pelo HIV poderia chegar a quarenta milhões em todo o mundo.
A grande arma contra a AIDS é a prevenção. As campanhas sanitárias recomendam, em primeiro lugar, relações sexuais estáveis, com um mínimo de parceiros. Em segundo, o uso de preservativos (camisinhas). Em terceiro, para injeções usar exclusivamente seringas e agulhas descartáveis ou esterilizadas e, nas transfusões, sangue testado. E, finalmente, que as mulheres infectadas evitem ter filho.
Atividades propostas:
01- Faça um comentário  sobre o texto,apontando sua opinião sobre o tema aids.
02- Explique o que as políticas públicas vem fazendo para combater esse vírus.
03- Na sua opinião as campanhas feitas em torno do tema aids surtem efeito ou não? Justifique sua resposta.
04-Os nossos jovens estão preparados para enfrentar o vírus? De que maneira?
05-Já se 40 anos que a aids foi descoberta e ainda não se chegou a uma cura definitiva.Por que isso acontece? Quais medidas profiláticas são importantes para garantir  a nossa saúde e segurança contra o vírus?
06 -" A prevenção é a maior aliada do prazer.Cuide do seu maior patrimôno:SEU CORPO E SUA VIDA.
A aids é um caminho sem volta em que se perde os sonhos,entristece o sorriso e emudece a alma."Comente a frase destacando a sua importância para a preservação da vida humana.
BOM  TRABALHO!!!
PROFESSOR: JEAN CARLOS

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Pré-Vestibular em Goiás

                                   Palácio Conde dos Arcos
                                    Palestra animada.
                                  Só na escuta...
                                    Que povo Bonito!!!!
                                     Turma animada.....
                                   Delicia.......... Água...
                                

                                   A pose do Kleomar. 
                                    Que amores...
                                   
                                     Hora do almoço...........
                                     Que delicia..........
                                           

                                     Olha o pratinho delas.....kkkkkkkk

domingo, 21 de novembro de 2010

Questões de Química


















































































01- Leia o texto:          

“O nome sal hidratado indica um composto sólido que possui quantidades bem definidas de moléculas
de H2O associadas aos íons. Por isso, a massa molecular de um sal hidratado deve sempre englobar
moléculas de H2O”.
Com base nas informações desse texto, qual deverá ser a massa molecular do sal hidratado
FeCl3.H2O?
Dados: H = 1u; O = 16 u; Cl = 35,5 u; Fe = 56 u
a) 270,5 u.
b) 180,5 u.
c) 109,5 u.
d) 312,5 u.
e) 415,5 u.
02- A massa molecular do composto Na2SO4 . 3 H2O é igual a:
Dados: H = 1u.; O = 16 u.; Na = 23 u.; S = 32 u.
a) 142 u.
b) 196 u.
c) 426 u.
d) 444 u.
e) 668 u. 04-
03-A massa molecular da espécie H4P2OX vale 178 u. Podemos afirmar que o valor de “x” é:
Dados: H = 1 u.; O = 16 u.; P = 31 u.
a) 5.
b) 6.
c) 7.
d) 8.
e) 16.

04-Calcular a massa molecular dos seguintes compostos:
a) Gás carbônico (CO2) b) Ácido sulfúrico (H2SO4)
Dados: C = 12; O = 16; H = 1; S = 32.



05- A massa molecular do composto:
Na2SO4 . 3 H2O é:
Dados: H = 1u.;Na = 23u.; S = 32u.; O = 16u.
a) 142 u.
b) 196 u.
c) 426 u.
d) 444 u.
e) 668 u.

06- (UFAC) A massa molecular do composto Na2SO4 . 3 H2O é: (Dados: H = I u, O =  u, Na = 23 u e S = 32 u.)
a) 142 u      b) 196 u         c) 426 u        d)444u     e) 668 u

07-(F. Dom Bosco-DF) Dada a equação química não-balanceada: Equilibre a equação
  Na2CO3 + HCI  à NaCI + CO2 + H2O



08- (Ufc) A escassez mundial de água potável é uma dura realidade em alguns países ricos, que já reciclam quimicamente a água utilizada. Tal procedimento tem causado surpresas nas populações humanas, resultando dificuldades na aceitação de consumo. Contudo, a quase totalidade da água disponível no planeta Terra tem sido naturalmente reciclada, desde a formação do planeta, há bilhões de anos. Você não deve espantar-se caso o seu próximo copo de água contenha algumas moléculas que já foram ingeridas por Dom Pedro I ou mesmo por Aristóteles.
Assinale a alternativa correta.
Dados
Massas molares: H = 1,00; O = 16,00
a) O processo de reciclagem natural da água (chuvas) é representativo exclusivamente de um fenômeno químico.
b) A água é uma substância química de difícil purificação, pois entra em ebulição a 0°C, a 1atm de pressão.
c) A água proveniente das chuvas e de processos artificiais de purificação é sempre considerada uma mistura heterogênea de hidrogênio e oxigênio.
d) A água é considerada um líquido não volátil, pois, a 25°C, não experimenta o processo de evaporação.
e) A água pura é constituída, quanto à massa, de 11,11% de hidrogênio e 88,89% de oxigênio.


09- (FEI-SP) A massa atômica de determinado elemento X é igual a 5/6 da massa do carbono (cuja massa
atômica é 12). A massa atômica do elemento X é:
a) 6.
b) 10.
c) 60.
d) 5.            



H2O
NH3
C2H4O2
K2Cr2O7
H2O
NH3
C2H4O2
K2Cr2O7
H2O
NH3
C2H4O2
K2Cr2O7
H2O
NH3
C2H4O2
K2Cr2O7

Professor: Jean Carlos


Bom Trabalho!!!











Digestão Humana- Atividades de Biologia

O sistema digestivo tem a função de manter o suprimento de água, eletrólitos e nutrientes do organismo, num fluxo contínuo. Ele é a porta de entrada de substância nutritivas ao organismo. Por todo o trato digestivo os alimentos são digeridos, de acordo com suas propriedades químicas.
A digestão envolve processos químicos e físicos. Dentre os químicos podemos citar a ação das enzimas que quebram as moléculas para serem absorvidas, e os processos físicos envolvem deglutição, mastigação e as contrações dos órgãos.
A digestão humana
Ingestão do alimento
Os dentes são preparados para mastigar o alimento, e o formato deles atende às dietas de cada tipo de animal. Humanos têm dentes preparados para cortar e mastigar o alimento. Quanto mais mastigado o alimento, melhor para o processo digestivo, pois aumenta a superfície exposta às secreções das glândulas, pois as enzimas atuam somente sobre a superfície das partículas do alimento, a mastigação também ajuda na quebra da membrana de celulose de vegetais e frutas, pois ela é indigerível.
Na boca há secreção das enzimas ptialina ou amilase salivar, maltase e catalase.
A ptialina participa da hidrólise dos polissacarídeos como amido e glicogênio, e a maltase participa da hidrólise da maltose em glicose. A maltose é um dissacarídeo e a glicose um monossacarídeo. A quebra de uma molécula de maltose forma duas moléculas de glicose.
Digestão no estômago
O estômago  possui a função de armazenar o alimento logo após a refeição, fazer a mistura com as secreções gástricas e enviar o alimento para o intestino.
Em quase toda a parede do estômago há glândulas gástricas que secretam o suco gástrico. A principal enzima do suco gástrico é a pepsina. Ela só é ativa em um meio ácido (pH = 2,0), portanto precisa da presença do ácido clorídrico, que é secretado pelas células parietais e tem importantes funções como auxiliar no pH para a ativação da digestão pela pepsina e facilita a absorção do ferro. Essas secreções são reguladas por hormônios como gastrina e enterogastrona.
Secreções pancreáticas
O pâncreas secreta o suco pancreático. Quando o alimento chega ao estômago, as enzimas deste suco são estimuladas e secretadas.
O suco pancreático possui enzimas que digerem as proteínas, os carboidratos e as gorduras.
A tripsina e a quimotripsina digerem proteínas grandes e parcialmente digeridas.
A amilase pancreática digere os carboidratos, hidrolisando o amido, glicogênio e outros polissacarídeos, formando dissacarídeos.
A lípase pancreática hidrolisa gorduras neutras em glicerol e ácidos graxos.
As ribonucleases degradam os ácidos ribonucléicos e as desoxirribonucleases degradam os ácidos desoxirribonucléicos.
Toda secreção destas enzimas é estimulada pelo mecanismo nervoso e hormonal.
Secreção da bile
A bile é secretada pelo fígado e não possui enzimas digestivas. A sua importância na digestão consiste na presença dos sais biliares, que emulsionam as gorduras para serem digeridas pelas lipases, e ajudam a solubilizar os produtos desta digestão, facilitando a absorção pela mucosa.
O fígado secreta bile de forma contínua, mas ela fica armazenada na vesícula biliar até ser solicitada para a digestão.
Secreções do intestino delgado
As secreções intestinais são produzidas pelas criptas de Lieberkiihn que se localizam por toda a superfície do intestino delgado. As principais enzimas deste suco são: enteroquinase, erepsina, lipase, amilase, maltase, lactase e sucrase.
- A enteroquinase ativa o tripsinogênio e hidrolisa peptídeos a aminoácidos.
- A erepsina é um grupo de peptidases que hidrolisa peptídeos a aminoácidos.
- A maltase tem a função de hidrolisar a maltose à glicose.
- A lactase quebra a lactose em glicose e galactose,
- A sucrase hidrolisa a sacarose em glicose e frutose.
- As glândulas de Brunner estão localizadas no duodeno e secretam um muco que protege as paredes dos órgãos contra o suco gástrico.
Quando há uma irritação no intestino, como uma infecção, a mucosa secreta muita água e eletrólitos para tentar diminuir a irritação e expulsa rapidamente as fezes, tendo como resultado a diarréia.
Digestão em ruminantes
O estômago de ruminantes possui quatro câmaras: rúmen ou pança, reticulo ou barrete, omaso ou folhoso e abomaso ou coagulador.
O alimento ingerido é deglutido sem ser mastigado. No rúmen existem microorganismos simbiontes que ajudam na digestão da celulose, pois os mamíferos não possuem enzimas que a digere. No rúmen o alimento também é amassado pela ação pela ação dos músculos, dele vai até o retículo onde também forma o bolo alimentar pela ação muscular e o alimento é enviado de volta à boca, onde será bem mastigado e novamente deglutido.
O alimento passa pelo esôfago e vai para o folhoso, onde é amassado e vai para o coagulador.
O obomasso secreta ácido clorídrico e pepsina, portanto neste local ocorre a digestão química do alimento e dos microorganismos que vieram junto com o alimento.
Responda as questões;
01-Quais os processos envolvem a digestão? Dê exemplos
02-Explique o que é ingestão.
03-Aponte a função dos dentes.
04-Aponte a função do estômago e do pâncreas.
05-Qual a função da bile?
06-O que significa o termo ruminante?
Professor:Jean Carlos
Bom trabalho!!!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Questôes de Biologia -Professor Jean Carlos

  01-A síndrome de Turner está relacionada a indivíduos:
a) X0
b) XXX
c) XXY
d) XYY
02-Há cinqüenta anos, os pesquisadores Watson e Crick estabeleceram a estrutura em dupla hélice da molécula de DNA, compostas por seqüências lineares de nucleotídeos, invertidas entre si. Observando a seqüência abaixo, que apresenta uma parte da molécula de DNA, complete a segunda seqüência, permitindo o exato pareamento das bases nitrogenadas, e assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta. - G - A - C - A - G - T - G - - 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 -
a) 1–Guanina 2 – Adenina 3 – Citosina 4 – Adenina 5 – Guanina 6 – Timina 7 – Guanina.
b) 1–Timina 2 – Citosina 3 – Guanina 4 – Citosina 5 – Timina 6 – Adenina 7 – Timina.
c) 1– Timina 2 – Citosina 3 – Adenina 4 – Citosina 5 – Timina 6 – Guanina 7 – Timina.
d) 1– Citosina 2 – Timina 3 – Guanina 4 – Timina 5 – Citosina 6 – Adenina 7 – Citosina.
e) 1–Adenina 2 – Guanina 3 – Citosina 4 – Guanina 5 – Adenina 6 – Timina 7 – Adenina.

03-Aponte as carateristicas da trissomia 21
04-Se o cromosso Y aparecer em uma trissomia,qual o nome da síndrome e quem ela ataca?
05-Se aparecer a monosomia do cromossomo X,qual o nome da síndrome e quem ela ataca?





06-Destaque as caracteristicas da síndrome da imunodeficência.Por que tem esse nome?Quais as medidas profiláticas contra esse síndrome?Por que se chama síndrome? 






































    

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Exercicios sobre comsumo de energia elétrica

01 - A "chave" de um chuveiro elétrico pode ser colocada nas posições "fria", "morna" e "quente".
Quando se muda a chave de posição, modifica-se o valor da resistência elétrica do chuveiro.
Indique a correspondência VERDADEIRA.
a) Água morna - resistência média.
b) Água morna - resistência baixa.
c) Água fria - resistência média.
d) Água quente - resistência alta.


02- - Uma tensão de 12 volts aplicada a uma resistência de 3 Ω produzirá uma corrente de:
a) 36 A
b) 24 A
c) 4 A
d) 0,25 A

03-PUC RS 98) Se a resistência elétrica de um chuveiro é reduzida à metade, mantendo-se constante a vazão, a temperatura da água
  1. aumenta, porque aumenta a corrente.
  2. aumenta, porque diminui a corrente.
  3. diminui, porque diminui a corrente.
04-( UFMG 98) A conta de luz de uma residência indica o consumo em unidades de kWh (quilowatt-hora). kWh é uma unidade de
  1. energia.
  2. corrente elétrica.
  3. potência.
  4. força.
05- (PUC) A Usina de Itaipu é um empreendimento conjunto:

 a) Brasil – Paraguai;
 b) Brasil – Argentina;
 c) Brasil – Paraguai – Argentina;
 d) Argentina – Paraguai;
 e) Brasil – Uruguai.

06- A energia elétrica, no Brasil, contribui de maneira significativa para atender às necessidades do país em fontes de energia.
O setor que mais utiliza ou consome energia elétrica no Brasil é:

      a) a indústria
      b) os domicílios
      c) o comércio
      d) a iluminação pública
      e) os transportes

07- (CEFET-PR) dentre as citadas assinale a alternativa que contenha apenas as fontes de energia renováveis mais utilizadas no Brasil:
a)Petróleo, solar e lenha
b)Solar, hidrelétrica e eólica
c)Hidráulica, lenha e biomassa
d)Hidráulica, xisto e solar
e)Álcool, eólica e solar


08-(FGV) Sobre o consumo de energia no Brasil é correto afirmar que:
a)nesta década, devido às sucessivas crises econômicas, não tem havido aumento do consumo de energia
b)o petróleo e o carvão mineral representam mais de 70% de energia produzida para consumo no país
c)mais da metade da energia consumida no país provém de fontes renováveis, como a hidráulica e a biomassa
d)o setor residencial e de comércio representam 80% do consumo total de energia
e)a Região Sudeste não consegue consumir toda a energia que produz
.

09-A potência de um chveiro é de 4000 W. Tensão necessária de 220 V. Calcule:
  • A corrente R  do chuveiro
  • O consumo em 15 dias,0,5 h por dia
  • O preço pago se cada Kwh é igual a R$ 0,12
10- A potência de uma máquina de lavar é de 2000 W. A tensão 110 V. Calcule:
  • O consumo em 18 dias,1,5 por dia
  • A resistência  sendo a I= 0,6 A
  • O preço pago sendo cada Kwh igual a R$ 0,28
Resolva as questões propostas
Professor: jean Carlos
Bom Trabalho!!!

Questões de Potências e Raizes quadradas

1) Efetue, observando as definições e propriedades:
a) (-2)³
i)
b)
j) (0,5)³
c) 500¹
l) 15¹
d) 100º
m)
e) 0³
n)
f) 0º
o)
g)
p)
h)
q)
2) (Fuvest) O valor de , é:
(a) 0,0264
(b) 0,0336
(c) 0,1056
(d) 0,2568
(e) 0,6256

3) (Fei) O valor da expressão é:
(a) -5/6
(b) 5/6
(c) 1
(d) -5/3
(e) -5/2

4) (UECE) O valor de é
(a) -15/17
(b) -16/17
(c) -15/16
(d) -17/16


05- Existem Duas Maneiras Diferentes de escrever uma expressão:
"Um Produto de Cinco Números iguais a 3. Quais São ESTAS Maneiras? Ex.: 3x3x3x3x3 OU "Um Produto de Três Números iguais a 2 ......................................... .................. OU ............................... ..............."Um Produto de sete Números iguais a 4 ......................................... UO ................. ................................ .............."Um Produto de Dois Números iguais a 5 ......................................... OU ................... .............................. .............."Um Produto de Quatro Números iguais a ......................................... 9 .............. OU ................................... ........
06- Qual e uma base de Qual É o expoente de:
a) 72=b) 26=c) 34=d) 174=


  07-Escreva uma Potencia, representada pela expressão seguinte, calculando o valor Seu:
a) Nove Elevado AO quadrado:
b) Seis Elevado Ao Cubo:
c) Dez Elevado a quarta Potência:
d) Cinco Elevado um zero:

08-Luciana calculou o cubo de 6, o quadrado de 6, o triplo de 6 EO dobro de 6. Qual o NÚMERO Que ELA AO encontrou Adicionar TODOS OS resultados?

09- Carol calculou o quadrado do numero 10 enquanto Daniela calculou o dobro do numero 10. Elas chegaram AO Mesmo resultado?

10-Escreva Por extenso:a) 142 =b) 210 =c) 64 =d) 105 =e) 252=

11-USF) Dadas as expressões A = -a2 – 2a + 5 e B = b2 + 2b + 5:

a) Se a = 2 e b = -2, então A = B;
b) Se a = 2 e b = 2, então A = B;
c) Se a = -2 e b = -2, então A = B;
d) Se a = -2 e b = 2, então A = B;
e) Se a = -2 e b = 2, então A = B.

12-(FUVEST) O valor de (0,2)3 + (0,16)2 é:

a) 0,0264
b) 0,0336
c) 0,1056
d) 0,2568
e) 0,6256

Resolva as atividades propostas
professora:Neusa
Bom trabalho!!!!

domingo, 7 de novembro de 2010

Exercícios de equilíbrio químico e reações

01- (UFAL) Sobre reações químicas assinale a alternativa correta:
a) CaO + CO2 → CaCO3 é uma reação de análise
b) S + O2 → SO2 é uma reação de síntese.
c) 2AgBr → 2Ag + Br2 é uma reação de composição.
d) Fe + 2HCl → FeCl2 + H2↑ é uma reação de dupla troca.
e) NaCl + AgNO3 → AgCl↓ + NaNO3 é uma reação de deslocamento



02-(UFAL) A seqüência que representa, respectivamente, reações de síntese, análise, simples troca e dupla troca são:
I. Zn + Pb(NO3)2 → Zn(NO3)2 + Pb
II. Fe + 2 HCl → FeCl2 + H2S
III. 2NaNO3 → 2NaNO2 + O2
IV. N2 + 3H2 → 2 NH3
a) I, II, III e IV.
b) III, IV, I e II.
c) IV, III, I e II.
d) I, III, II e IV.
e) II, I, IV e III


03- Considere a equação química, não balanceada, que representa a reação do sulfeto de cádmio em solução aquosa de ácido nítrico:
CdS + HNO3 Cd(NO3)2 + NO + Y + H2O
Pode-se afirmar que, na equação química não balanceada, a espécie Y é
a) Cd(HSO4)2
b) CdSO4
c) SO3
d) SO2
e) S 

04- O efeito estufa ajuda a manter a vida no planeta, ocorre devido uma capa protetora de gases atmosféricos que diminui as variações da temperatura da Terra, mesmo durante a noite. Esta camada de gases retém o calor e evita que ele se disperse totalmente durante a noite. Sem o efeito estufa a temperatura média do planeta seria cerca de 34 ºC menor. Qualquer alteração na composição dessa camada protetora afeta o equilíbrio térmico da Terra. Qual é o gás que está influenciando mais no equilíbrio térmico da Terra devido ao aumento da sua concentração na atmosfera?

a) O2 b) CO2
c) H2
d) H2O
e) He 

05- Considere as equações:
 
I  . Zn + 2 HCl à ZnCl2 + H2
II . P2O5 + 3 H2O à 2 H3PO4
III. AgNO3 + NaCl à AgCl + NaNO3
IV.CaO + CO2 à CaCO3
V. 2 H2O à 2 H2 + O2
 
    É considerada uma reação de decomposição:
 
a)  I.
b)  II.
c)  III.
d)  IV.
e)  V.

06-Colocando-se fragmentos de cobre em solução aquosa de ácido sulfúrico ocorre a formação de gás hidrogênio e sulfato de cobre. Esta reação tem sua equação representada abaixo. Podemos classificar esta reação como:
 
                          Cu + H2SO4 à CuSO4 + H2
 
a)    Análise total.
b)    Síntese.
c)    Simples troca.
d)    Dupla substituição.
e)    Decomposição.

07-(UFPA) Observe as reações I e II abaixo:
I- NH3 + HCl → NH4Cl
II- 2HgO → 2Hg + O2
Podemos afirmar que I e II são, respectivamente, reações de:
a) síntese e análise;
b) dupla troca e análise;
c) dupla troca e simples troca;
d) simples troca e síntese;
e) análise e síntese.


08-(UFPA) A reação CaCl2 + Na2SO4 → 2NaCl + CaSO4 é do tipo:
a) deslocamento;        d) fotólise;
b) dupla troca;           e) troca simples.
c) eletrólise;


09- (UFPA) As equações químicas:
I- Combustão do Mg: 2Mg + O2 → 2 MgO
II- Formação de amônia: N2 + 3H2 → 2NH3
III- Calcinação de calcário: CaCO3 → CaO + CO2
São respectivamente, exemplos de reações de:
(I) (II) (III)
a) síntese _____ análise _____ análise;
b) síntese _____ síntese _____ análise;
c) análise _____ análise _____ síntese;
d)análise____ deslocamento __deslocamento;
e) deslocamento __ síntese ___ análise



10- O menor coeficiente inteiro do cloreto de sódio
(NaCl) na equação a seguir é:
...Al2(SO4)3 + ...NaCl → ...AlCl3 + ...Na2SO4
a) 2
b) 4
c) 6
d) 8
e) 1


11- O fósforo branco (P4) é uma substância muito
empregada para finalidades bélicas, na confecção de
bombas incendiárias e granadas luminosas. Ele é
obtido pelo aquecimento, em forno elétrico, de fosfato
de cálcio, areia e coque. A equação química (nãobalanceada)
é:
Ca3(PO4)2 + SiO2 + C ⎯⎯Δ → CaSiO3 + CO + P4
Os coeficientes estequiométricos da equação,
respectivamente, são:
a) 1, 3, 2, 3, 2 e 1.
b) 2, 6, 10, 6, 8 e 1.
c) 1, 3, 5, 3, 5 e 1.
d) 2, 6, 10, 6, 10 e 1.
e) 4, 12, 20, 12, 10 e 1.